Foto: Divulgação

O Procon RN iniciou uma série de fiscalizações em postos de combustíveis na cidade de Mossoró, como parte de uma operação que se estendeu até esta quarta-feira (29). Até o momento, 15 estabelecimentos foram fiscalizados, 3 estavam regularizados, 1 foi notificado e o restante foi autuado por práticas de preços abusivos.

A ação, que visa proteger os direitos dos consumidores e garantir a transparência nos preços praticados, identificou irregularidades significativas em todos os postos visitados. “Estamos atuando de forma rigorosa para combater as práticas abusivas e garantir que os consumidores não sejam lesados”, afirmou Obede Jácome, coordenador do Procon RN.

Os fiscais constataram que os preços cobrados pelo litro de gasolina, etanol e diesel estavam muito acima da média praticada na região. Além dos valores elevados, algumas das infrações incluíram a falta de clareza na composição dos preços, o que dificulta ao consumidor entender o porquê das variações nos valores.

A operação continuará pelos próximos dias, com a expectativa de fiscalizar todos os postos de combustíveis da cidade. Os proprietários dos estabelecimentos autuados terão um prazo para apresentar defesa, mas poderão enfrentar multas e outras penalidades, caso as irregularidades sejam confirmadas.

O PROCON-RN também orienta os consumidores a denunciarem qualquer suspeita de irregularidade através do canal de atendimento: +55 84 8147-3498.

Foto: Brenno Carvalho

Após novas derrotas, o governo ainda tem pela frente uma lista extensa de projetos que são de seu interesse no Congresso. Além de matérias vetadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como na Lei Geral dos Esportes, parlamentares devem ainda analisar projetos fundamentais da pauta econômica, como a regulamentação da reforma tributária.

A última sessão do Congresso expôs mais uma vez os problemas da articulação política e elevou a pressão por mudanças na estratégia de relação com os parlamentares. Aliados defendem uma postura mais incisiva e que alcance um número maior de pautas, já que há uma crítica de que os esforços hoje estão concentrados somente na agenda econômica, onde ainda tem desafios pela frente.

O principal deles será avançar antes das eleições municipais com a aprovação da regulamentação da reforma tributária do consumo, que cria o Imposto de Valor Agregado (IVA) dual, com uma parte federal, a CBS (que reúne PIS, Cofins e IPI), e outra de Estados e municípios, o IBS, que une ICMS e ISS.

O projeto de regulamentação define os regimes diferenciados, os produtos que vão fazer parte da cesta básica, com alíquota zerada, o funcionamento do “cashback” para as famílias mais pobres e os produtos que serão tributados com o “Imposto do Pecado” devido os malefícios à saúde e ao meio-ambiente, entre muitos outros tópicos.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, inovou ao indicar um grupo para analisar a matéria, em vez de apenas um relator. Ainda que Lira tenha interesse na aprovação, o Executivo terá de trabalhar para evitar mudanças, para manter a alíquota de referência. No projeto entregue pelo Ministério da Fazenda, a alíquota média é de 26,5%.

Além disso, o governo terá de trabalhar para evitar manobras no orçamento de 2025. Já está no Congresso, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) do ano que vem, que, em tese, tem de ser aprovado antes do recesso parlamentar do meio do ano. Na área econômica, também são de interesse do governo projetos que tratam do devedor contumaz, da regulamentação do mercado de carbono e de inteligência artificial.

Outras medidas:

Veto à gratuidade do despacho de bagagens: de junho de 2022, quando Bolsonaro decidiu barrar a volta do transporte gratuito da bagagem nos voos domésticos e internacionais. O benefício tinha sido incluído na votação da medida provisória (MP) que flexibiliza as regras da aviação civil, batizada de Voo Simples. O Ministério de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, quer manter o veto de Bolsonaro. O entendimento é que o despacho gratuito encarece o preço das passagens e faz com que muitos passageiros que não usam a franquia paguem por isso de forma desnecessária.

Prorrogação da cota de minorias em serviços públicos: O projeto, que é prioridade da pauta social, renova por mais 25 anos a reserva de vagas para negros em concursos públicos. Além de aumentar a cota de 20% para 30%, o texto também inclui outras minorias, como quilombolas e indígenas. A matéria já foi aprovada pelo Senado, mas ainda tem de passar pela Câmara. A principal preocupação é o prazo, já que a lei atual perde vigência no início de junho, em um ano em que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva promove uma série de concursos públicos.

Vetos à Lei Geral do Esporte: A lei que consolida a regulamentação da prática desportiva no país foi sancionada com vetos em junho. Entre os itens que serão analisados pelos parlamentares estão trechos que tratam da compensação de atletas em contratos de trabalho e da criação de uma Autoridade Nacional para Prevenção e Combate à Violência e à Discriminação no Esporte.

Política nacional do Ensino Médio: a Câmara aprovou o texto de autoria do Executivo em março deste ano e, agora, a proposta tramita no Senado. O projeto de lei que estabelece mudanças para o Novo Ensino Médio foi aprovado pelos deputados após um acordo entre o ministro Camilo Santana e o relator da matéria, o deputado Mendonça Filho (União-PE).

PEC do “quinquênio”: A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê um novo benefício salarial para juízes e promotores preocupa o governo. Estudos sobre o texto de autoria do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apontam que o impacto para os cofres públicos pode ser de R$ 1,8 bilhão, nos levantamentos mais conservadores, a até R$ 42 bilhões por ano.

Vetos à lei que recriou o programa Minha Casa Minha Vida: de julho de 2023, a lei foi sancionada com 11 vetos, entre eles o que prevê a contratação do seguro de danos estruturais pelas construtoras e o que obriga as distribuidoras a comprar o excedente de energia produzida pelos paineis solares instalados nas casas populares

Vetos à lei dos agrotóxicos: Sancionada em dezembro do ano passado, a lei estabelece prazos para a autorização dos defensivos agrícolas. O governo sofre forte pressão da bancada ruralista, uma das principais forças do parlamento, pela derrubada dos vetos. Os parlamentares já derrubaram o trecho que centralizava no Ministério da Agricultura a coordenação de reanálises de riscos e alterações nos produtos já registrados, o que excluía a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Mas há ainda outros pontos a serem apreciados, como os que tratam sobre as embalagens dos produtos.

O Globo

Foto: R7 / Divulgação / CP

A bandeira tarifária de energia elétrica seguirá verde para o mês de junho. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), nesta quarta-feira (29/5). A justificativa para a decisão são as condições de geração de energia favoráveis em todo o país.

De acordo com a ANEEL, no próximo mês, o consumidor vai conseguir ter o efeito real da geração de energia elétrica dentro dos custos que compõe a conta, sem que seja necessário esperar os reajustes anuais reivindicados pelas distribuidoras.

Trata-se do 26º mês consecutivo de bandeira verde. O sistema atual foi implantado pela agência reguladora em 2015 e pode oscilar segundo as condições dos reservatórios de usinas hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN).

30
Maio

Vem aí o PINGO DA MEI DIA …

Postado às 10:19 Hs

Preparem-se !

Na sua 27ª edição, o Mossoró Cidade Junina já está consagrado como uma das maiores festas juninas do Brasil. Como diz o slogan do evento, o Cidade Junina é “ OLHA QUEM A GENTE VAI ENCONTRAR  ”.  Vai sim Sinhô !   A super megaestrutura promete tornar o MCJ inesquecível e mais grandioso ainda. Aguardemos…

A cada ano, a programação junina da Prefeitura Municipal traz novas atrações para o público. E esse ano está top.

Uma das principais novidades do Cidade Junina 2023 poderá ser visto pelo público já na abertura do evento neste sábado(01/06) durante o Pingo da Mei-Dia no Corredor Cultural da Avenida Rio Branco ampliadissimo. Serão seis elétricos e gente de todo Brasil, no maior bloco junino do BRASIL. Sem falar nos inúmeros espaços vip (camarotes) espalhados pelo corredor da Rio Branco ampliadissimo.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – “Pingo da Mei Dia” /  Horários
Trio 1 – GUTO FORTUNATO – 12h às 14h30
Trio 2 – DAVSON DAVIS – 12h30 às 15h
Trio 3 – NATALY VOX – 13h às 15h30
Trio 4 – ALINE REIS – 13h30 às 16h
Trio 5 – TARCÍSIO DO ACORDEON – 14h às 16h30
Trio 1 – CAROLINE MELO – 15h às 17h30
Trio 2- FORRÓ DOS 3 – 15h30 às 18h
Trio 6 – BELL MARQUES – 16h às 19h30
Trio 3 – NILSON VIANNA – 17h às 20h
Trio 4 – BANDA INALA – 17h30 às 20h30
Trio 5 – ZÉ VAQUEIRO – 18h às 21h
Trio 1 – ANDRÉ LUVÍ – 19h às 22h
Trio 2 – DARLAN DIAS – 19h30 às 22h30
Trio 3 – DAN VENTURA – 20h às 23h

Entre as atrações musicais vão estar nos Trios:  BELL MARQUES, ZÉ VAQUEIRO E TARCISIO DO ACORDEON  e várias atrações locais . A festa terá outros grupos de forró. No Memorial da Resistência e na Praça da Convivência espaços vips. A programação ainda conta com  forró pé-de-serra ao longo do Corredor Cultural. Eita tá Meidinha !!!

A festa

O Pingo da Mei-Dia  vão abrir a programação do oficial do  Mossoró Cidade Junina, arraiá que este ano acontecerá de 1 a 29 de junho no Corredor Cultural. A festa todo o trecho que vai da Praça de Skate à Praça de Esportes, onde se apresentarão  projetos e mais de 200 atrações musicais.

Começa ao meio dia ! Mossoró te Espera para comemorar sua 27ª edição… Cidade hospitaleira e quente. O MAIOR EVENTO DO ESTADO está só começando .

 

Curta imagens do MCJ EDIÇÕES ANTERIORES MAIS FOTOS NA NOSSA GALERIA DE IMAGENS. Vai ser Top… A Terra recebe você de braços abertos para o  Mais Cultural do Brasil .

Veja percurso ampliado :

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Os senadores e deputados de partidos que têm ministérios na gestão Lula (PT) deram, em conjunto, mais votos contra do que a favor ao posicionamento do governo em 3 das 4 votações nominais ocorridas no Congresso Nacional nesta terça-feira (28).

Ao todo, 12 partidos têm representantes em ministérios.

Veja os números:

  • Derrubada do veto de Lula à lei que proíbe as saidinhas de presos: os partidos com ministério deram 173 votos contra o governo, e 123 a favor;
  • Manutenção do veto de Bolsonaro à criminalização das fake news eleitorais: 197 votos contra o governo Lula (manutenção do veto), e 125 a favor;
  • Derrubada do veto de Lula a trecho da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que tenta restringir gastos do governo que poderiam ofender valores conservadores: 124 votos a favor e 242 contra;
  • Manutenção do veto de Lula ao trecho da LDO que impunha um calendário para pagamento de emendas parlamentares: 220 votos a favor e 79 contra, em única vitória do governo nas votações nominais.

Total por partido

Os 12 partidos que comandam ministérios somaram o seguinte placar de votos contrários ao governo nas quatro votações nominais:

  • PP: 151
  • PSD: 143
  • UNIÃO: 139
  • Republicanos: 121
  • MDB: 85
  • PDT: 27
  • PRD: 16
  • PSB:7
  • PT:2
  • PCdoB: 0
  • PSOL:0
  • Rede:0

O PP foi o partido que mais deu votos contrários na maioria das votações: 151. Já o PSOL e o PCdoB foram os únicos a dar todos os votos a favor nas quatro votações. Mesmo o PT, partido de Lula, teve dois votos contrários ao governo.

Votações simbólicas

Além das três derrotas em votações nominais no Congresso, o governo federal também perdeu outras duas votações simbólicas na Câmara. Nas votações simbólicas, não são computados os votos individuais.

A Câmara aprovou um projeto que suspende trechos de decreto de Lula sobre armas e permite clubes de tiro a menos de 1 km de escolas; Os deputados também aprovaram um projeto de lei que taxa em 20% compras de até US$ 50 em sites internacionais – Lula era contra, mas disse que aceitava negociar;

G1

30
Maio

Significado do Corpus Christi…

Postado às 8:39 Hs

A comemoração de Corpus Christi é um dos dez feriados nacionais brasileiros. É nele que os católicos celebram o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, um dos sacramentos da Eucaristia. A comemoração ocorre após a Festa da Santíssima Trindade, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. A data também pode ser calculada pelo domingo de Páscoa, já que é realizada 60 dias depois. A celebração do Corpus Christi teve origem no século 13, mais precisamente em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Jesus Cristo que apontava não haver festas para honrar esse sacramento. A Bíblia diz que que durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele teria mandado que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em seu corpo e em seu sangue. “Através da Santíssima Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós”, lembra Dom Orani João Tempesta, arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, em comunicado oficial da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil aos fiéis.
30
Maio

O porque do Feriado ?

Postado às 6:20 Hs

Corpus Christi é uma festa ao Corpo de Cristo. É uma data adotada na Igreja Católica, para comemorar a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, pela mudança da substância do pão e do vinho na de seu corpo e de seu sangue (O Catolicismo declara que a hóstia, torna-se literalmente em Carne e Sangue do Senhor Jesus).

A seguir, veja como se iniciou esta comemoração:

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XII. A Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado. Esta necessidade se aliava ao desejo do homem medieval de “contemplar” as coisas. Surgiu nesta época o costume de elevar a hóstia depois da consagração. Disseminava-se uma controvertida piedade eucarística, chegando ao ponto das pessoas irem à igreja mais “verem” a hóstia do que para participarem efetivamente da eucaristia.

A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.

 

O Senado aprovou, hoje, um projeto que reajusta os salários de carreiras da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Penal Federal. O texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A proposta segue os termos de acordos firmados pelo governo federal junto às categorias entre dezembro de 2023 e janeiro deste ano.

Pelo texto, os reajustes serão concedidos de forma gradual, em três parcelas. A primeira deverá ser paga em agosto de 2024. As seguintes, nos meses de maio de 2025 e 2026.

O topo da carreira na PF – delegados e peritos criminais federais – sairá dos atuais R$ 33.721 para R$ 41.350. Na PRF, o topo das chamadas categorias especiais chegará a R$ 23 mil em 2026.

Os servidores da Polícia Penal Federal, que atuam em unidades prisionais, terão um aumento médio de cerca de 60%, com o salário da principal categoria chegando a R$ 20 mil.

Segundo cálculos do Planalto, ao final das parcelas dos reajustes, em 2026, o impacto orçamentário será de cerca de R$ 2,24 bilhões.

Líder do governo no Senado e relator da proposta, o senador Jaques Wagner (PT-BA) afirmou que a atualização dos vencimentos estabelece um “quadro sólido para fundamentar a atuação do Poder Público”.

“Na área da segurança pública, que sempre é alvo de grande atenção do governo, os reajustes salariais dos policiais federais e policiais rodoviários federais, e a estruturação das carreiras, com aumento salarial, da Polícia Penal Federal, estabelecem um quadro sólido para fundamentar a atuação do Poder Público”, disse.

A política de tributação do etanol no RN (que ainda é baseada no Preço Médio Ponderado Final, ou seja, no efetivamente cobrado nas bombas) trouxe, desde o dia 25 de maio, um impacto de R$ 0,075 por litro (sete centavos e meio de real) no preço final ao consumidor.

Isso porque o Governo do Estado elevou o valor de referência sobre o qual incide o ICMS cobrado no combustível. Foi o maior aumento do país, provocado sobretudo pela entressafra da cana-de-açúcar, que tem feito subir vertiginosamente o preço do etanol no estado já que a maior parte do produto que abastece o mercado potiguar precisa vir de Goiás, gerando um aumento brutal sobretudo no custo do frete.

Vale ressaltar que, entre janeiro e o último dia 25 de maio, o valor médio do etanol cobrado nas usinas teve alta, no RN, de 25,9%. No mesmo período, os postos só repassaram para as bombas um incremento de pouco mais de 19%. Os dados são da Agência Nacional de Petróleo.

“É importante destacar os números, que são públicos, porque não sabemos até que ponto os postos conseguirão segurar preços. Fatalmente esta alta em virtude da entressafra e, consequentemente, o aumento do valor de referência para a tributação, irão chegar aos consumidores”, afirma o presidente do Sindipostos RN, Maxwell Flor.

Outro combustível que teve o valor do ICMS cobrado no RN majorado desde o dia 25 de maio foi o GNV. Neste caso, o impacto no preço final foi de R$ 0,067 (quase sete centavos) por metro de novo o maior do país. No caso do GNV a cobrança também é pelo PMPF.

O pré-candidato a prefeito de Natal, o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), registrou um crescimento significativo na corrida pela Prefeitura de Natal. De acordo com a pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Seta, em parceria com o Blog do BG, Paulinho registrou 17% na preferência dos entrevistados, consolidando-se na disputa.

Paulinho Freire cresceu cerca de 10% em relação à pesquisa divulgada pelo insitituto Agora Sei em 30 de abril. Em relação à última pesquisa do Instituto Seta ele apresentou um aumento de 4%. Os dados refletem a crescente aceitação, popularidade e confiança do eleitorado natalense em Paulinho, que tem se mostrado um articulador habilidoso que continua a consolidar alianças e a trabalhar intensamente para apresentar propostas que atendam às necessidades da população de Natal.

O levantamento foi divulgado na manhã desta quarta-feira (29), e entrevistou 800 eleitores das quatro regiões da capital potiguar e possui intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 4%. O estudo foi devidamente registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN 04926/2024.

A PESQUISA SETA/ BG/ NATAL também perguntou aos entrevistados em quem não votariam de jeito nenhum. A deputada Natalia Bonavides é a mais rejeitada para 15,4%, Carlos Eduardo tem 6,8%, Paulinho Freire 4,8%, Rafael Motta 4%. Já 46,8% votariam branco ou nulo e 22,4% não sabem.

 

 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Mossoró, Hermeson Pinheiro, foi afastado de suas funções após a divulgação de vídeos na imprensa que mostraram uma briga entre ele e sua esposa motivada por um suposto relacionamento extraconjugal.

A entidade, em nota oficial, comunicou que a Vice-Presidente, Dra. Diana Paula Bessa Maia Fernandes, assumirá interinamente a presidência da OAB Mossoró a partir desta data.

A medida foi tomada para preservar a integridade da instituição enquanto as questões pessoais de Pinheiro são resolvidas.

NOTA OFICIAL

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Mossoró vem a público esclarecer que, em virtude de notícias recentemente divulgadas envolvendo o presidente dessa Subseção, relacionadas a uma situação de natureza pessoal, o mesmo encontra-se afastado de suas funções.

Informamos que, a partir dessa data, a Vice-Presidente, Dra. Diana Paula Bessa Maia Fernandes, assume interinamente a presidência da OAB Mossoró. Reiteramos o nosso compromisso com a ética, a transparência e a integridade, e asseguramos que todos os fatos serão minuciosamente apurados, com o respeito às garantias constitucionais do contraditório e da ampla defesa, e com a seriedade que o caso exige.

A OAB Mossoró reafirma seu compromisso com a advocacia e com a sociedade, zelando pela justiça e pelo respeito aos direitos fundamentais.

Atenciosamente,

Diretoria e Conselho Subseccional

OAB Subseção de Mossoró

Foto: Reprodução/TV Senado

O Congresso Nacional derrubou os vetos do presidente Lula (PT) e voltou a proibir a “saidinha” de presos. Com isso, o benefício não será mais concedido em feriados e datas comemorativas, como Dia das Mães e Natal.

O veto foi derrubado nesta terça-feira (28) pelos deputados por 314 votos a 126 votos, com 2 abstenções. Na votação dos senadores, o veto foi derrubado por 52 votos a 11 votos, com 1 abstenção.

Para que o veto fosse derrubado, era necessário que tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado Federal votassem.

Veja como votaram os parlamentares do RN:

SIM: votou pela derrubada do veto;
NÃO: votou pela manutenção do veto

Senadores:

Rogério Marinho e Styvenson Valentim votaram pela derrubada do veto. Não há registro do voto da senadora Zenaide Maia.

A decisão dos parlamentares proíbe que o detento saia em duas circunstâncias:

O Congresso Nacional manteve, hoje, o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à Lei de Segurança Nacional. Entre os trechos vetados, estão o que criminalizava a comunicação enganosa em massa (fake news) e aumentava a punição de militares por crimes contra o Estado de Direito.

Os vetos foram mantidos por 317 votos a 139, com 4 abstenções. A votação ocorreu nesta tarde, em sessão conjunta do Congresso Nacional, reunindo senadores e deputados federais. Parlamentares da oposição comemoraram bastante o resultado, aos gritos de “Lula ladrão, seu lugar é na prisão”, “vitória da democracia” e “liberdade”.

Os vetos de Bolsonaro estão na pauta do Congresso desde 2021 por falta de acordo sobre os temas, e a oposição tentava manter a decisão do ex-presidente. Na semana passada, o próprio Bolsonaro entrou em campo para evitar a derrubada dos trechos e pediu que os parlamentares da bancada ruralista trabalhassem pela manutenção do veto.

O texto aprovado pelo Congresso em 2021 revoga a Lei de Segurança Nacional da época da ditadura militar. Após a aprovação dos parlamentares, Bolsonaro vetou trechos da proposta que poderiam prejudicar apoiadores do então governo e militares.

Saiba quem foram os deputados que votaram a favor da internet:

Benes Leocádio (União) , General Girão (PL) , João Maia (PP) , Paulinho Freire (União) , Robinson Faria (PL) e Sargento Gonçalves (PL). E dois contrários: Fernando Mineiro (PT) e Natália Bonavides (PT).

 

 

A Prefeitura de Mossoró ampliou o número de portões de entrada e saída para o “Pingo da Mei Dia”, que acontece neste sábado, 1º de junho. Serão 10 locais para a entrada do público espalhadas no Corredor Cultural, o que facilitará o acesso ao evento. A iniciativa permite que o público adentre ao perímetro dos festejos com mais tranquilidade.

Os portões foram distribuídos no entorno da avenida Rio Branco, na área do evento. Serão 4 entradas na área leste do Corredor Cultural e 6 na área oeste. Pelo segundo ano consecutivo o “Pingo da Mei Dia” ganha mais segurança com o isolamento total da festa, além das revistas e monitoramento em tempo real.

“A nossa expectativa é bater recorde de público. Pensando nisso, ampliamos os portões de acesso para dar ao folião mais alternativa de entrar no evento. Serão 10 pontos de acesso que foram pensados de forma estratégica para melhorar a condição de entrada e saída do público”, destacou Frank Felisardo, secretário interino de Cultura.

Os portões de entrada e saída foram distribuídos nas seguintes localidades:

Portão 1: AV. AUGUSTO SEVERO/R. MELO FRANCO

Portão 2: R. FREI MIGUELINHO/R. PRINCESA ISABEL

Portão 3: R. NÍSIA FLORESTA/R. PRINCESA ISABEL

Portão 4: R. NÍSIA FLORESTA/R. RUI BARBOSA

Portão 5: R. FELIPE CAMARÃO/R. RUI BARBOSA

Portão 6: R. FREI MIGUELINHO/R. RUI BARBOSA

Portão 7: AV. ALBERTO MARANHÃO/R. ALFREDO FERNANDES

Portão 8: AV. ALBERTO MARANHÃO/AV. AUGUSTO SEVERO

Portão 9: AV. RIO BRANCO/R. DUODÉCIMO ROSADO

Portão 10: AV. RIO BRANCO. R. RODERICK GRANDALL

O ‘Pingo da Mei Dia’ abre de forma oficial a programação do ‘Mossoró Cidade Junina’ no dia 1º de junho, a partir do meio-dia. O evento contará com shows de Bell Marques, Zé Vaqueiro, Tarcísio do Acordeon, além de artistas locais e regionais.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), informou a aliados que o nome que ele irá apoiar para sucedê-lo na Casa será anunciado antes das eleições municipais de 2024.

De acordo com a coluna Igor Gadelha, do Metrópoles, Lira vai revelar o candidato em agosto. A ideia do presidente é formalizar seu apoio a um dos pré-candidatos quando a discussão sobre a regulamentação da reforma tributária já estiver mais avançada.

A eleição interna na Câmara está marcada para fevereiro de 2025. No páreo estão os deputados Antonio Brito (PSB), Elmar Nascimento (União) e Marcos Pereira (Republicanos).

Segundo auxiliares, Lira e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) firmaram um acordo sobre a sucessão na Câmara. O mandatário poderá vetar um dos nomes levantados por Lira para presidir a Casa.

28
Maio

Novo Senador potiguar

Postado às 19:25 Hs

O senador e líder da oposição no Senado Rogério Marinho, anunciou que tirará uma licença de seu mandato até o fim de junho. Durante sua ausência, a cadeira será ocupada pelo suplente Flávio Azevedo (PL). Azevedo é ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern).

28
Maio

@@@ O dia de Hoje na História … @@@

Postado às 6:45 Hs

28 de maio:

Dia do Gráfico.

Dia do Ceramista

Dia Mundial do  Educador

Dia Mundial do Desafio.

Dia de São Germano

Nesta data em:

 1358 – Tem início a Jacquerie, uma revolta popular em França.

1588 – A Invencível Armada, com 130 navios e 30 000 homens, começa a levantar âncora de Lisboa rumo ao Canal da Mancha.

1926 – Em Portugal, um golpe de Estado leva à queda da I República e abre caminho à implantação do Estado Novo.

Nasceram neste dia…

1908 – Ian Fleming, escritor britânico (m. 1964).

1923 – György Ligeti, compositor húngaro (m. 2006).

1959 – Bernardinho, na imagem treinador e ex-jogador brasileiro de voleibol.

Morreram neste dia…

1357 – D. Afonso IV de Portugal, (n. 1291).

1787 – Leopold Mozart, compositor e violinista austríaco (n. 1719).

1972 – Eduardo VIII do Reino Unido (n. 1894).

1988 – Alfredo Volpi, pintor ítalo-brasileiro (n. 1896).

1998 – Mário de Melo Saraiva, médico, historiador, escritor e político português (n. 1910).

2010 – Gary Coleman, ator norte-americano, conhecido pelo papel no seriado “Arnold” (n. 1968).

2014 – Malcolm Glazer, empresário norte-americano, dono do Manchester United e do Tampa Bay Buccaneers (n. 1928).

A quatro dias do fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, pouco mais de 10 milhões de brasileiros ainda não acertaram as contas com o Leão. Até as 17h46 de hoje, a Receita Federal recebeu 33.241.079 declarações. Isso equivale a 77,3% das 43 milhões dos documentos esperados para este ano. As informações são da Agência Brasil.

O prazo de entrega da declaração começou às 8h de 15 de março e vai até as 23h59min59s de 31 de maio. O novo intervalo, segundo a Receita, foi necessário para que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida, que é enviada duas semanas após a entrega dos informes de rendimentos pelos empregadores, pelos planos de saúde e pelas instituições financeiras.

Segundo a Receita Federal, 65,1% das declarações entregues até agora terão direito a receber restituição, enquanto 19% terão que pagar Imposto de Renda e 15,8% não têm imposto a pagar, nem a receber. A maioria dos documentos foi preenchida a partir do programa de computador (81,7%), mas 10,7% dos contribuintes recorrem ao preenchimento on-line, que deixa o rascunho da declaração salvo nos computadores do Fisco (nuvem da Receita), e 7,6% declaram pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.

Um total de 40,3% dos contribuintes que entregaram o documento à Receita Federal usaram a declaração pré-preenchida, por meio da qual o declarante baixa uma versão preliminar do documento, bastando confirmar as informações ou retificar os dados. A opção de desconto simplificado representa 57,1% dos envios.

Quem declarou mais cedo e entrou na lista de prioridades está perto de receber o primeiro lote de restituição. No próximo dia 31, o Fisco pagará R$ 9,5 bilhões a 5.562.065 contribuintes. A consulta pode ser feita desde as 10h da última quinta-feira.

Neste ano, a declaração teve algumas mudanças, das quais a principal é o aumento do limite de rendimentos que obriga o envio do documento por causa da mudança na faixa de isenção. O limite de rendimentos tributáveis que obriga o contribuinte a declarar subiu de R$ 28.559,70 para R$ 30.639,90.

Em maio do ano passado, o governo elevou a faixa de isenção para R$ 2.640, o equivalente a dois salários mínimos na época. A mudança não corrigiu as demais faixas da tabela, apenas elevou o limite até o qual o contribuinte é isento.

Mesmo com as faixas superiores da tabela não sendo corrigidas, a mudança ocasionou uma sequência de efeitos em cascata que se refletirão sobre a obrigatoriedade da declaração e os valores de dedução. Além disso, a Lei 14.663/2023 elevou o limite de rendimentos isentos e não tributáveis e de patrimônio mínimo para declarar Imposto de Renda.

Maio 31
sexta-feira
02 34
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
11 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5.960.095 VISITAS