13
dez

Apoio

Postado às 13:20 Hs

Janeiro chegando…

A maioria da bancada do RN deve apoiar o presidente eleito Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados. São previstos como membros da base o General Girão (PSL), João Maia (PR), Fábio Faria (PSD), Walter Alves (MDB) e Benes Leocádio (PTC).

Já na oposição deverão ficar Natália Bonavides (PT) e Rafael Motta (PSB). Se o oitavo for Mineiro (PT), vai para a oposição. Caso seja Beto Rosado (PP), a tendência é se unir à bancada governista.

Via Congresso em Foco

O governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) deverá tentar aprovar não uma, mas duas reformas da Previdência no ano que vem. A equipe econômica planeja ver uma medida paliativa em vigor no primeiro semestre, apenas para alterar o sistema que vigora hoje e, logo em seguida, no segundo semestre, apresentar a proposta integral da equipe de Paulo Guedes, futuro ministro da Economia.

Esta segunda reforma propõe um novo modelo com a criação de contas individuais de capitalização e é projetada pelo governo Bolsonaro para criar a “Previdência do Futuro”. O objetivo, segundo o novo governo, é fazer o sistema se sustentar por ao menos 30 anos.

“Esse modelo [a Previdência atual] claramente está sem a mínima condição de continuar. A bomba fiscal existe, o déficit é crescente, então nesses seis primeiros meses vai se trabalhar nisso”, afirmou ao Congresso em Foco o deputado federal Rogério Marinho (PSDB), indicado por Guedes na última terça-feira (11) para assumir a Secretaria da Previdência.

Ainda não se definiu como será a reforma provisória, do primeiro semestre. Bolsonaro tem dito que poderia se propor apenas a redução da idade mínima de aposentadorias, mas a questão não está fechada. “Estamos definindo uma estratégia”, diz Marinho. O futuro secretário espera que o plano esteja pronto no prazo de 10 a 15 dias, antes da posse do presidente eleito.

No Congresso

Para Marinho, enfrentar o problema fiscal é uma questão “inadiável” e tem de ser tratado como prioridade. “Se essa bomba não for desarmada, e essa bomba está no modelo atual de Previdência e Seguridade, nós não teremos condição de trazer qualquer outra pauta com tranquilidade”, defende o tucano.

A aprovação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) exige o apoio de, ao menos 308, deputados e 49 senadores em dois turnos de votação em cada casa legislativa. A reforma da Previdência foi tratada como prioridade pelo presidente Michel Temer desde o início de sua gestão, ainda temporária, em maio de 2016.

De lá para cá, o presidente teve de recuar nas mudanças, a fim de amenizar a resistência dos parlamentares, preocupados, sobretudo, com o desgaste eleitoral e a impopularidade das medidas. Mesmo assim, o emedebista não conseguiu apoio suficiente para levar a proposta ao plenário, onde está parada desde maio de 2017, quando passou por comissão especial.

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (13) em relação ao trabalho do presidente eleito Jair Bolsonaro e sua equipe indica que:

75% consideram eles estão “no caminho certo”;

14% que eles estão no “caminho errado”

11% não sabem ou não responderam.

O levantamento, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), é o primeiro desde a eleição presidencial de outubro. Ao todo, foram ouvidas 2 mil pessoas em 127 municípios entre 29 de novembro e 2 de dezembro.

Governo Temer

A pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira também aborda a avaliação dos entrevistados sobre o governo do presidente Michel Temer (MDB). O levantamento indica os seguintes percentuais:

Ótimo/bom: 5%

Regular: 18%

Ruim/péssimo: 74%

Não sabe/não respondeu: 5%

Na pesquisa anterior do Ibope, divulgada em setembro, 78% consideravam o governo “ruim/péssimo”; 16%, “regular”; e 4% avaliavam como “bom/ótimo”.

Esperança

Para 66% dos brasileiros, segundo pesquisa CNI/Ibope, a situação econômica do Brasil vai melhorar ou melhorar muito a partir do ano que vem. Já 69% acreditam que a própria vida vai melhorar ou melhorar muito com o governo de Jair Bolsonaro. Os problemas que mais vão melhorar, segundo os entrevistados, são a segurança pública (43%), a corrupção (37%) e o desemprego (36%).

13
dez

@@@ O dia de hoje na História… @@@

Postado às 7:10 Hs

13 de dezembro:
Dia do Marinheiro.
Dia do Deficiente Visual.
Dia do Pedreiro
Dia do Lapidador
Dia Nacional do Forró 
Nesta data em:

1545 – Inicia-se o Concílio de Trento.

1865 – O Paraguai declara guerra ao Brasil, dando início à Guerra do Paraguai, na imagem.
2003 – Saddam Hussein é capturado por tropas norte-americanas.
Nasceram neste dia…
1553 – Henrique IV de França (m. 1610).
1816 – Ernst Werner von Siemens, inventor e empresário alemão (m. 1892).
1839 – Pedro Luís Pereira de Sousa, poeta, escritor, advogado e político brasileiro (m. 1884).
1912 – Luiz Gonzaga – O Rei do Baião

Morreram neste dia…

1521 – D. Manuel I de Portugal (n. 1469).
1930 – Fritz Pregl, químico austríaco (n. 1869).
1944 – Wassily Kandinsky, pintor russo (n. 1866).

1994 – Olga Rubtsova, enxadrista russa, ex-campeã mundial (n. 1909.

2001 – Chuck Schuldiner, músico, guitarrista e vocalista da banda Death (n. 1967)

2004 – José Montes Paixão, político brasileiro

2006 — Lamar Hunt, promotor esportivo norte-americano (n. 1932).

2008 — Horst Tappert, ator alemão (n. 1923).

2009 — Paul Samuelson, economista norte-americano (n. 1915).

2017 — Warrel Dane, músico estado-unidense (n. 1961).

Em Mossoró acontece a procissão de encerramento em honra a SANTA LUZIA, Padroeira da Diocese.

13
dez

Mossoró com Alegria Saúda Santa Luzia

Postado às 6:00 Hs

Ó Santa Luzia, que preferistes que vossos olhos fossem vazados e arrancados

 

antes de renegar a sua fé e compuscar vossa alma; e Deus com um milagre

 

extraordinário, vos devolveu dois olhos perfeitos para recompensar vossa virtude e

 

vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos.

 

Eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença de meus olhos.

 

Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos para que possa ver as belezas da criação

 

o brilho do sol, o colorido das florestas e o sorrido das crianças.

 

Conservai também os olhos de minha alma, a fé , pela qual eu possa compreender seus

 

ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me

 

conduzirá onde vós Santa Luzia, vos encontrais , em companhia dos Anjos e Santos.

 

Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém

A economia brasileira crescerá 2,7% no próximo ano, de acordo com estimativa da edição especial do Informe Conjuntural – Economia Brasileira, que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou hoje (12). Segundo a CNI, essa expansão será impulsionada pelo crescimento de 3% da indústria e de 6,5% do investimento. O consumo das famílias aumentará 2,9% em 2019.

No entanto, diz a confederação, esse cenário só se confirmará se o governo eleito fizer o ajuste duradouro nas contas públicas, avançar nas reformas estruturantes, como a previdenciária e a tributária, e adotar medidas para melhorar o ambiente de negócios, entre as quais estão a desburocratização.

Desemprego e inflação – A previsão da CNI indica que a taxa de desemprego do país cairá para 11,4%, a inflação ficará em 4,1%, a taxa básica de juros, a Selic, alcançará 7,5% ao ano no fim de 2019 e a cotação média do dólar será de R$ 3,78.  A balança comercial fechará 2019 com um saldo positivo de US$ 45 bilhões. A dívida pública continuará subindo e alcançará 79,5% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país).

Fonte: Agência Brasil

12
dez

Captação

Postado às 21:55 Hs

AAPCMR lança projeto para captação de recursos

Aliar beleza à solidariedade e ainda criar mecanismos de captação de recursos. Essa é a proposta do La Belle Salão de Beleza, iniciativa da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) em funcionamento na Unidade Adulto da instituição.

O salão funciona no mesmo espaço de atuação do projeto Ateliê Amor em Fios e oferece serviços voltados ao público em geral semelhantes aos demais estabelecimentos do segmento, como lavagem, escova, hidratação e pintura, além de manicure e pedicuro, entre outros. O diferencial é que o valor arrecadado com os serviços é direcionado à Associação.

Para agendar atendimento e saber mais sobre procedimentos e valores, os interessados podem entrar em contato através do telefone (84) 3316-0871 ou do WhatsApp (84) 98899-5064.

Como chegar

O La Belle Salão de Beleza fica localizado na Rua Miguel Antônio da Silva Neto, 5, no bairro Aeroporto, no cruzamento com a Rua Antônio Vieira de Sá.

CLAYTON / charge

12
dez

Formação

Postado às 19:58 Hs

Detran inicia aula prática de formação de Agente de Autoridade de Trânsito.
A Escola Pública de Trânsito do Detran (Eptran) iniciou nessa segunda-feira (10), as aulas práticas do curso de formação de Agente da Autoridade de Trânsito. A primeira intervenção tratou da realização de uma blitz pedagógica realizada no bairro de Cidade da Esperança, em Natal, onde os instrutores apontaram as normas e os procedimentos de abordagem e de fiscalização de condutores e veículos.
Durante a instrução, os alunos que estão sendo capacitados abordaram motocicletas, automóveis de passeio e caminhões. Os veículos passaram pela análise da documentação legal do condutor e do automóvel, como também a verificação de placas, targetas, chassi, entre outros. O procedimento envolveu agentes da Guarda Municipal de São Gonçalo do Amarante, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Agentes de trânsito do município de Parnamirim, policiais da Lei Seca e servidores do Detran. Todos esses agentes estão sendo capacitados pela Eptran de maneira gratuita.
O curso de Formação de Agente da Autoridade de Trânsito foi iniciado pelo Detran no início do mês de novembro e segue até o final deste mês. A capacitação conta com carga horária de 200h/aulas e ocorre conforme as resoluções, portarias e atualizações normativas expedidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A grade curricular contempla nove módulos abordando as temáticas de “Legislação de Trânsito”; “Noções de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito”; “Legislação de Trânsito Aplicada”; “Ética e Cidadania”; “Psicologia Aplicada”; “O Papel Educador do Agente”; “Língua Portuguesa”; “Operação e Fiscalização de Trânsito”; e “Prática Operacional”.
O diretor-geral do Detran, Eduardo Machado, ressaltou a importância do curso de agente de autoridade de trânsito e a responsabilidade da Eptran na formação de profissionais aptos a contribuir com a segurança, prevenção e a fiscalização de trânsito. “A Eptran é um braço de formação do Detran que foi criado com o objetivo de contribuir com a humanização e a profissionalização do agente de trânsito. São vários cursos realizados pela Eptran e em todos eles vemos um passo à frente para garantir a segurança viária”, disse.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje (12) reajuste tarifário dos serviços de ligação de telefones fixos para celular, nos planos básicos ofertados pelas concessionárias. A decisão representa uma redução média de 0,4%, nessas tarifas.

“Nesta reunião tomamos duas decisões importantes, no varejo e no atacado, com importância grande para mercado e usuários”, disse o conselheiro Aníbal Diniz. O conselheiro observou que enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) está acumulado em 4% em 12 meses, o item de telecomunicações registrou queda de 0,44% no mesmo período.

O conselheiro disse ainda que o peso do serviço de telecomunicações no INPC caiu de 4,6% pra 2,7%. De acordo com ele, isso indica que os gastos com serviços de telecomunicações estão tendo um peso menor na composição da inflação do país.

Pela decisão, os clientes da Oi terão redução de 0,24% no serviço. Os contratos da Claro terão redução de 0,9%. A Sercomtel terá redução de 0,1% e Algar Telecom de 1,69%, maior percentual de redução aplicado. Já a Telefônica terá aumento de 0,76% no serviço.

Agência Brasil

Por Eduardo Bresciani / O Globo

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, irá a São Paulo na próxima quinta-feira para fazer exames no hospital Albert Einstein . A viagem não constava da agenda informada no início da semana e foi confirmada pela assessoria.

Bolsonaro ainda está com uma bolsa de colostomia, instalada em seu abdome após o atentado de que foi vítima em setembro, em Juiz de Fora (MG), durante um ato de campanha. Ele faria a retirada nesta quarta-feira, mas o procedimento foi adiado para janeiro. Na semana passada, Bolsonaro suspendeu a agenda na sexta-feira por recomendação médica.

MAIS SIMPLES – A nova cirurgia que Bolsonaro fará em janeiro será mais simples que as anteriores, com baixa possibilidade de complicações. A operação, adiada de dezembro para depois da posse, tem o objetivo de retirar a bolsa de colostomia que o presidente eleito mantém desde setembro, quando sofreu um ataque a faca, e reconstituir o trânsito intestinal.

Especialistas ouvidos pelo Globo dizem que, no pior cenário, há um risco, pouco comum, de que a sutura do intestino se rompa na recuperação, o que criaria a necessidade de novo procedimento e outra colostomia. Menos alarmantes, a formação de aderências no intestino e infecções no lugar do corte também são consideradas em quadros desse tipo.

PROCEDIMENTO – Bolsonaro terá que se submeter a nova cirurgia, que deverá ser marcada no ano que vem, para retirar a bolsa de colostomia. De início, é feito um corte no mesmo local da primeira cirurgia para abrir o abdômen; Os cirurgiões colocam de volta para dentro do abdômen a parte do intestino que estava conectada à bolsa coletora de fezes; as duas partes do intestino que estavam separadas são costuradas de volta e o abdômen é fechado.

Segundo médicos, esse tipo de cirurgia exige, no mínimo, duas semanas de recuperação

O Tribunal de Justiça do RN negou nesta quarta-feira (12) um recurso do Governo do Estado para antecipar as receitas dos royalties do petróleo e do gás natural de 2019, afirma o portal G1/RN.

A expectativa do governo Robinson Faria (PSD) era antecipar esses recursos, no valor de R$ 162 milhões, para pagar o restante do 13º salário de 2017, para os servidores que recebem acima de R$ 5 mil, parcela do funcionalismo público estadual que ainda não recebeu o benefício.

Ainda segundo o G1/RN, o relator do caso, desembargador Expedito Ferreira, votou contra a liberação e foi seguido por outros 10 magistrados. Somente o desembargador Glauber Rêgo votou a favor da antecipação.

A operação havia sido autorizada, em julho deste ano, pela Assembleia Legislativa. Mas o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público e Judiciário da primeira e segunda instâncias se posicionaram contrários à operação.

A Juíza Eleitoral da Comarca de João Câmara cassou no final da tarde desta terça-feira (11), os mandatos do prefeito Manoel dos Santos Bernardo e da vice-prefeita Ana Katarina Bandeira da Costa Dias de Almeida.

Na sentença a juíza eleitoral Ticiana Maria Delgado Nobre julgou procedente a ação de investigação judicial eleitoral para Declarar a inelegibilidade dos investigados para a eleição a qual concorreram e foram diplomados, bem como para que se sucederem nos oitos anos seguintes ao pleito de 2018, e para Cassar os diplomas dos investigados.

A decisão cabe recurso.

12
dez

PROCISSÃO

Postado às 12:56 Hs

Na quinta-feira, 13, Mossoró celebra o Dia de Santa Luzia, padroeira da cidade. Para comemorar a data, a tradicional Procissão de Santa Luzia promete reunir milhares de fiéis, contando ainda com apresentações especiais durante o seu percurso. Ao longo da procissão, haverá apresentações em pontos fixos: Bela Casa – Escola de Música da UERN – Coral Josafá da Costa; Hospital Tarcísio Maia – Coral Canto e Saúde; Cajaranas Bar – Escola de Música da UERN – Grupo Teclas; Distribuidora Dismed – Escola de Música da UERN – Grupo VP; Tutti Belle – Coral Vokalis Natalino; Matriz de São João Batista – Coral da Igreja São João Batista; Instituto Alvorada – Coral Instituto Alvorada; Praça da Convivência – Banda Artur Paraguai; Praça do Sebrae – Coral Santa Luzia (Colégio Diocesano Santa Luzia); La Goccia Blu – Escola de Música da UERN – Grupo Pianíssimo e participação Classe de Pianos Grossense do Projeto Realizando Sonhos; Colégio Sagrado Coração de Maria – Coral Louvor dos Pequeninos.
O Ministério da Educação publicou nesta segunda-feira, 10, o edital do primeiro semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições poderão ser feitas de 29 de janeiro de 2019 até as 23 horas e 59 minutos de 1º de fevereiro do mesmo ano, exclusivamente na página do Prouni, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br. Podem se inscrever candidatos brasileiros que não tenham diploma de curso superior, mas que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. É necessário, ainda, que o candidato atenda a pelo menos um dos requisitos a seguir: ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou em instituição privada como bolsista integral, possuir alguma deficiência, ser professor da rede pública ou estar enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgou, na última quinta-feira (6), a autorização de funcionamento do curso de Doutorado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Campus Natal-Central do IFRN. Além de ser o primeiro curso de doutorado do Instituto, é a primeira oferta de doutorado em Educação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do país.

O coordenador do PPGEP, professor José Mateus do Nascimento, celebrou o pioneirismo. “É uma vitória, e a gente fica muito feliz porque começa pelo IFRN que, para o Brasil, sempre esteve na vanguarda de muita coisa”, afirmou. O professor ressaltou que em meados dos anos 90, o Instituto esteve à frente nos cursos de Licenciaturas, ainda na época do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).

O reitor do IFRN, Wyllys Abel Farkatt Tabosa, também comemorou a aprovação: “a instituição recebe, com imensa alegria e satisfação, a notícia da aprovação do primeiro doutorado do IFRN. Isso representa mais um marco histórico para a nossa instituição. Estão de parabéns os professores pesquisadores, gestores, técnicos e egressos do Programa que, com determinação e engajamento, se imbuíram da responsabilidade de aprovar mais essa oferta curricular, tornando possível a completude do ciclo de verticalização acadêmica em nossa cultura institucional”, disse.

12
dez

@@@ O dia de hoje na História… @@@

Postado às 7:00 Hs

12 de dezembro:
Dia Internacional da Criança na Mídia
Dia de Nossa Senhora de Guadalupe
Nesta data em:

1812 – O Exército de Napoleão Bonaparte é derrotado na campanha contra a Rússia.
1897 – É inaugurada a Cidade de Minas, que a partir de 1903, passa a se chamar Belo Horizonte.
1963 – É proclamada a independência do Quénia.

Nasceram neste dia…

1903 – Yasujiro Ozu , cineasta japonês (m. 1963).
1915 – Frank Sinatra, ator e cantor norte-americano (m. 1998).
1930 – Silvio Santos (na imagem), apresentador e empresário brasileiro.

Morreram neste dia…

1112 – Tancredo da Galileia, cavaleiro normando, regente do Principado de Antioquia e príncipe da Galileia (n. 1072).
1877 – José de Alencar, escritor brasileiro (n. 1829).
1999 – Joseph Heller, escritor estadunidense (n. 1923).

2002 – Orlando Vilas-Boas, sertanista brasileiro (n. 1914)

2007 – Borges de Barros, ator, humorista e dublador brasileiro (n. 1920)

2007 – Ike Turner, músico norte-americano (n. 1931)

2008 – Maksym Pashayev, futebolista ucraniano (n. 1988).

2008 – Tássos Papadópoulos, político cipriota (n. 1934).

2009 — Klavdiya Boyarskikh esquiadora russa (n. 1939).

O Projeto Escola sem Partido não será mais votado neste ano na Câmara. O presidente da comissão, Marcos Rogério (DEM), disse que não irá mais convocar reuniões. O projeto em discussão em uma comissão especial na Câmara deve ser arquivado no fim dessa legislatura, em 31 de janeiro, uma vez que não haverá votação. Dessa forma, o tema só será debatido no próximo ano, quando novos deputados assumem seus mandatos. O autor do projeto ou de qualquer texto analisado em conjunto pode pedir no ano que vem o desarquivamento. O trâmite começaria do zero. ​ A avaliação do presidente da comissão e do relator, deputado Flavinho (PSC), é de que não haveria mais tempo para votar neste ano.
dez 13
quinta-feira
17 39
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
37 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5753716 VISITAS

Facebook

Twitter

Instagram