13
dez

Sexta-feira 13 reserva Lua cheia

Postado às 16:47 Hs

A sexta-feira 13 sempre foi recheada de mistérios e um prato cheio para aqueles mais “cabalísticos”. Algumas pessoas já se programam para a data enigmática e preferem evitar situações de azar. Outras, acreditam na sorte.

Imagine se, em uma sexta-feira 13, a Lua cheia brilhar no céu? É exatamente isso que ocorrerá nesta sexta, em uma coincidência que não era registrada há quase duas décadas.

Há décadas, estudiosos investigam a influência do satélite natural da Terra em nossas vidas, do corte de cabelo, passando pelo sono, até o ciclo de fertilidade das mulheres.

Especialistas dizem que o calendário biodinâmico, que inicialmente era usado para aconselhar os agricultores nas plantações, seria capaz de concluir qual dia é ideal para a colheita das uvas. Na astrologia, há quem diga que, quando a Lua passa pelos signos de Sagitário, Leão e Áries, a produção pode tornar o vinho mais saboroso.

Super Interessante com Estadão

Foto: Anastácia Vaz
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) teve a maior nota do Estado no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), divulgado nessa quinta-feira, 12, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com média 3,67319 e nota 4, a UFRN mantém o histórico acima da média nacional. O IGC é o indicador que avalia a instituição. Segundo o Inep, fazem parte desse cálculo a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) do último triênio (2016, 2017 e 2018) do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), relativo aos cursos avaliados da instituição; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na última avaliação trienal disponível; e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.
13
dez

Programa Verde Amarelo em risco

Postado às 12:35 Hs

O Programa de Emprego Verde Amarelo, lançado pelo governo em novembro por meio de uma medida provisória, está em risco, e o Planalto tenta uma ofensiva para salvá-lo ao mesmo tempo em que já pensa em alternativas.

Na primeira frente, o secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, faz um corpo-a-corpo com empresários e parlamentares para tentar explicar o programa, que ficou estigmatizado pela polêmica proposta de taxação do seguro-desemprego. Reportagem de O Globo mostra que a convocação para a ajuda do empresariado já surte efeito: entidades patronais já se mobilizam a favor da proposta.

A Folha mostra que Jair Bolsonaro cogita desistir da Medida Provisória e substitui-la por um projeto de lei que conserte os pontos polêmicos do Programa Verde Amarelo e evite uma dura derrota para o governo, uma vez que Senado e Câmara avaliam até devolver a MP por conter inconstitucionalidades.

13
dez

Lei de perdão

Postado às 12:33 Hs

Detran alerta que lei de perdão de débitos do IPVA e Licenciamento vai até dia 31

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) alerta os proprietários de motocicletas de até 150 cilindradas que ainda têm dívidas de IPVA e Licenciamento para aproveitar o benefício da Lei Estadual (10.507/2019) que concede o perdão tributário relativo aos dois impostos (IPVA e Licenciamento). O prazo final de validade do decreto é o próximo dia 31 deste mês, após essa data não será mais possível usufruir do perdão das dívidas.

Com a Lei de Remissão dos débitos de IPVA e Licenciamento dos anos de 2018 e anteriores a essa data, o Governo do Estado concede aos proprietários de motocicletas de até 150 cilindradas o perdão completo dos dois impostos, como também possíveis juros e multas referentes a eles, e ainda a retirada de cadastro da dívida ativa para aqueles que foram incluídos por dívidas relacionadas ao IPVA e Licenciamento.

Para o proprietário de motocicleta ter direito ao benefício, basta quitar o IPVA e o Licenciamento do seu veículo referente ao exercício 2019, que em até 10 dias úteis as dívidas de anos anteriores serão perdoadas e excluídas automaticamente do sistema. Outro ponto importante é que com o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) dos anos de 2019 e 2018, o cidadão também tem as dívidas do DPVAT de anos anteriores extintas.

O Detran ainda alerta que o benefício somente poderá ser utilizado uma vez por proprietário de veículo automotor, ou seja, se o cidadão tiver duas motocicletas que se enquadrem no perdão, apenas uma poderá ser contemplada pela Lei Estadual, sendo a última que foi adquirida.

13
dez

@@@ O dia de hoje na História… @@@

Postado às 7:10 Hs

13 de dezembro:
Dia do Marinheiro.
Dia do Deficiente Visual.
Dia do Pedreiro
Dia do Lapidador
Dia Nacional do Forró 
Nesta data em:

1545 – Inicia-se o Concílio de Trento.

1865 – O Paraguai declara guerra ao Brasil, dando início à Guerra do Paraguai, na imagem.
2003 – Saddam Hussein é capturado por tropas norte-americanas.
Nasceram neste dia…
1553 – Henrique IV de França (m. 1610).
1816 – Ernst Werner von Siemens, inventor e empresário alemão (m. 1892).
1839 – Pedro Luís Pereira de Sousa, poeta, escritor, advogado e político brasileiro (m. 1884).
1912 – Luiz Gonzaga – O Rei do Baião

Morreram neste dia…

1521 – D. Manuel I de Portugal (n. 1469).
1930 – Fritz Pregl, químico austríaco (n. 1869).
1944 – Wassily Kandinsky, pintor russo (n. 1866).

1994 – Olga Rubtsova, enxadrista russa, ex-campeã mundial (n. 1909.

2001 – Chuck Schuldiner, músico, guitarrista e vocalista da banda Death (n. 1967)

2004 – José Montes Paixão, político brasileiro

2006 — Lamar Hunt, promotor esportivo norte-americano (n. 1932).

2008 — Horst Tappert, ator alemão (n. 1923).

2009 — Paul Samuelson, economista norte-americano (n. 1915).

2017 — Warrel Dane, músico estado-unidense (n. 1961).

Em Mossoró acontece a procissão de encerramento em honra a SANTA LUZIA, Padroeira da Diocese.

13
dez

Mossoró com Alegria Saúda Santa Luzia

Postado às 6:00 Hs

Ó Santa Luzia, que preferistes que vossos olhos fossem vazados e arrancados

 

antes de renegar a sua fé e compuscar vossa alma; e Deus com um milagre

 

extraordinário, vos devolveu dois olhos perfeitos para recompensar vossa virtude e

 

vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos.

 

Eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença de meus olhos.

 

Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos para que possa ver as belezas da criação

 

o brilho do sol, o colorido das florestas e o sorrido das crianças.

 

Conservai também os olhos de minha alma, a fé , pela qual eu possa compreender seus

 

ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me

 

conduzirá onde vós Santa Luzia, vos encontrais , em companhia dos Anjos e Santos.

 

Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém

13
dez

Acontece

Postado às 6:00 Hs

SOLIDARIEDADE FARÁ ENCONTRO REGIONAL NESTE SÁBADO, 14 DE DEZEMBRO, EM NATAL

O Partido Solidariedade fará encontro regional no próximo sábado, 14 de dezembro, no hotel Holiday Inn da Avenida Salgado Filho, imediações do Arena das Dunas, em Natal, a partir das 15h.

O encontro terá  convidados de várias cidades do Rio Grande do Norte.

“Será um momento importante para o partido relembrar as conquistas alcançadas até agora e passar orientações para os filiados sobre o futuro próximo, tanto relacionado a 2020 quanto a 2022”, explica do pré-candidato do partido a Prefeito de Natal, Kelps.

Encontro Regional Partido Solidariedade
Local: Hotel Holiday Inn
Data: 14 de dezembro 2019
Horário: 15h
Localização – https://www.ihg.com/holidayinn/hotels/pt/pt/natal/natar/hoteldetail

13
dez

Romeiros e a acolhida…

Postado às 0:01 Hs

Equipe da Acolhida se prepara para recepcionar 2.500 romeiros na Escola de Artes

Cerca de 300 pessoas da equipe da Acolhida, da Festa de Santa Luzia 2019, se preparam para receber, no dia 13 de dezembro, os romeiros que vêm em caravanas de várias cidades do Rio Grande do Norte e de estados vizinhos, especialmente do Ceará.

A expectativa é de que o número de romeiros seja em torno de 2.500 pessoas. A acolhida ocorrerá a partir das 5h, na Escola de Artes de Mossoró, localizada na Avenida Alberto Maranhão. Muitos seguem direto para as missas na Catedral. Estão agendadas missas na Igreja Matriz às 5h, 6h30, 8h, 10h e 14h. A missa das 15h30 será celebrada no Santuário de Santa Clara.

Um café da manhã será servido aos romeiros, das 7h às 8h30. Por volta do meio-dia, o bispo diocesano Dom Mariano Manzana irá à Escola de Artes fazer a bênção dos alimentos e em seguida será servido o almoço.

A Paróquia de Santa Luzia agradece todas as doações de alimentos que serão servidos no café da manhã e no almoço dos romeiros.

12
dez

Informativo

Postado às 23:20 Hs

João Câmara e Bento Fernandes estão com  abastecimento reduzido, temporariamente.

 

As cidades de João Câmara e Bento Fernandes estão com o abastecimento reduzido, em função de problemas elétricos na Estação Elevatória de Água Tratada de Pureza, entre segunda (09) e terça (10).

Por este motivo, desde a manhã desta terça (10) o bombeamento de água na referida Estação de Pureza está funcionando com apenas um grupo motobomba, sendo reduzido o fornecimento para as duas cidades pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Uma equipe de manutenção está no local e trabalha para a normalização do sistema,  com previsão de retorno do funcionamento normal nesta quinta-feira (12), ao fim do dia, e após religado, a estimativa é de que a normalização no abastecimento das cidades ocorra em até 48h.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quinta-feira (12) que o Brasil está a caminho de um “upgrade” pelas agências de classificação de risco. Guedes deu a declaração ao comentar a revisão da perspectiva da nota de crédito do Brasil, de estável para positiva, anunciada pela agência Standard & Poors nesta quarta-feira (11). O rating brasileiro permaneceu em BB-. A mudança da perspectiva deixa o Brasil mais próximo de subir na classificação concedida pela agência nos próximos meses. A economia brasileira ainda está dois degraus distantes grau de investimento, sob a classificação da S&P. A marca, perdida em 2015, é uma espécie de “selo de bom pagador” que assegura a capacidade do país de honrar seus compromissos financeiros.
Começou a funcionou ontem (11) um programa vinculado ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que vai facilitar a identificação de benefícios irregulares e suspender esses pagamentos. Intitulada Programa de Governança e Integridade, a medida integra e cruza dados das instâncias administrativas do órgão, como diretorias de governança, auditoria e setores de gestão de pessoas. “Esse novo programa parte da premissa de que tão ou mais importante do que a cessação de benefícios irregulares é a identificação das causas que levaram ao pagamento de forma irregular; a origem do benefício irregular; e por que ele ocorreu”, disse o presidente do INSS, Renato Vieira, durante a solenidade de lançamento do programa. Segundo ele, esse processo de aprendizado permitirá, ao INSS, “uma diminuição gradativa e constante” do número de pagamentos irregulares.

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira (12) as primeiras quatro resoluções com regras para a eleição municipal de 2020, entre as quais a que regulamenta os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação.

Neste caso, a principal novidade foi a ampliação do rol de entidades que podem fiscalizar a votação, que passa agora a incluir, por exemplo, as Forças Armadas, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Contas da União (TCU) e entidades privadas, sem fins lucrativos, que possuam notória atuação em fiscalização e transparência da gestão pública e sejam previamente credenciadas junto ao TSE.

Elas se juntam às entidades que tradicionalmente já constavam da lista, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF), Ministério Público, Polícia Federal e os departamentos de tecnologia da informação de universidades.

Pesquisas

Outra resolução aprovada nesta quinta-feira foi a que regulamenta a realização de pesquisas de intenção de voto, que – a partir de 1º de janeiro – só poderão ser realizadas mediante registro de uma série de informações junto ao TSE.

Pela primeira vez, essa resolução passa a trazer a proibição expressa de que sejam excluídos da lista da pesquisa os nomes de candidatos que tenham a confirmação de seu registro de candidatura ainda pendente de aprovação pelo TSE.

Agora, um candidato só pode ter seu nome excluído de uma pesquisa eleitoral quando seu registro não estiver mais sub judice, ou seja, quando sua candidatura tiver sido indeferida em definitivo, sem possibilidade de recurso judicial.

A norma visa evitar o que ocorreu em 2018, quando houve mais de um pedido ao TSE para que o nome do então candidato ao PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fosse retirado de pesquisas eleitorais ante a perspectiva de que ele tivesse seu registro de candidatura negado. À época, a Justiça Eleitoral somente permitiu a retirada do nome do ex-presidente das pesquisas depois da confirmação do indeferimento de sua candidatura.

Outras resoluções

Também foram aprovadas nesta quinta-feira as resoluções relativas aos lacres das urnas e ao cronograma do cadastro de eleitores. Pela legislação, o TSE tem até o fim deste ano para aprovar todas as resoluções relativas ao pleito do ano que vem.

Uma das mais esperadas é a que trata da propaganda eleitoral, que deve trazer novidades a respeito do uso da internet e também sobre as notícias falsas, também conhecidas como fake news.

Agência Brasil

12
dez

Transmissão

Postado às 16:50 Hs

TCM Telecom transmite procissão e encerramento da Festa de Santa Luzia

O Canal TCM 10 HD da TCM Telecom transmite nesta sexta, dia 13, o encerramento da Festa de Santa Luzia, padroeira de Mossoró, começando pela manhã com a Missa Solene, às 10h. No final da tarde, a partir das 17h30, os telespectadores acompanharão, ao vivo, a Procissão de Santa Luzia, uma das maiores manifestações de fé católica do Estado, seguida da missa de encerramento, no Adro da Catedral. Por conta da transmissão, a programação jornalística não irá ao ar nesta sexta.

Além da telinha do Canal TCM 10 HD, o mundo todo pode compartilhar desse evento através da internet, pelo www.tcm10hd.com.br ou aplicativo TCM Play.

Antes, ainda nesta quinta-feira, é possível assistir ao último dia de novenário que vem sendo transmitido pelo Canal do Assinante desde o início das festas, a partir das 19h30.  O Canal do Assinante pode ser sintonizado no canal 01 do Pacote Família e pelo 20.7 no Pacote Compacto da TCM Telecom.

 

Em votação realizada nesta sexta-feira (12), o vereador Professor Francisco Carlos (PP) foi eleito o Vereador do Ano 2019 e receberá o Prêmio Vereadora Niná de Macedo Rebouças. Obteve 9 votos; o vereador Alex Moacir (MDB), 1 voto e o vereador Genilson Alves (PMN), 1 voto.

A votação é regulamentada pela Resolução nº 02/2011, que estabelece comissão de 11 pessoas para escolha, sendo 4 representantes de entidades/instituições sociais, 4 profissionais de comunicação e 3 servidores efetivos da Câmara Municipal de Mossoró.

Sorteio definiu Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Comercial e Industrial de Mossoró (Acim), Jornal de Fato, Rádio Rural, TV Câmara Mossoró, Blog do Skarlack, Francisco Guimarães, Jairo Paiva e Breno Góis.

A comissão foi oficializada por portaria, publicada no Diário Oficial da Federação das Câmaras Municipais (Fecam), ontem (11). A votação ocorreu das 9h às 12h, na diretoria de Comunicação da Câmara Municipal, em votação secreta, em cédula impressa e urna lacrada.

Resultado

A apuração ocorreu logo após o encerramento da votação, na Presidência da Casa, gravada pela TV Câmara, e o resultado foi proclamado pela presidente Izabel Montenegro (MDB), que, por ser chefe do Poder Legislativo, não pôde ser votada (Resolução n º 16/2015).

O vereador Professor Francisco Carlos agradece a lembrança do seu nome e diz que o resultado só o estimula a continuar trabalhando por Mossoró, em especial pela educação – principal bandeira do seu mandato. “É o resultado de um trabalho coletivo. Somos gratos pelos votos e vamos retribuir o reconhecimento com mais trabalho”, diz.

Francisco Carlos é o primeiro vereador da bancada da situação a ser eleito Vereador do Ano, na atual legislatura. Em 2017, a vencedora foi a ex-vereadora e atual deputada estadual Isolda Dantas (PT) e, em 2018, o vereador Petras (DEM). O prêmio homenageia a educadora Niná Rebouças, falecida em 2010 no exercício do mandato de vereadora.

12
dez

Ação Parlamentar

Postado às 16:23 Hs

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 11, a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara de Deputados, aprovou Projeto de Lei do deputado Beto Rosado (PP) que autoriza o repasse de recursos do FUNPEN (Fundo Penitenciário Nacional) para os municípios que abrigam unidades prisionais Federais. A liberação de recursos do FUNPEN tem como propósito apoiar financeiramente a execução de ações compensatórias e de minimização dos efeitos sociais e econômicos negativos gerados pela localização das unidades prisionais nos municípios onde estão instaladas.

Procissão de Santa Luzia deve reunir milhares de fiéis nesta sexta-feira, 13 de dezembro

Os testemunhos de fé e devoção à Santa Luzia – Padroeira de Mossoró – têm como ápice a tradicional Procissão do dia 13 de dezembro. Em sua reta final, a Festa de Santa Luzia 2019 reunirá, novamente, milhares de fiéis em seu cortejo religioso. A expectativa é de que mais de 150 mil pessoas acompanhem a Procissão.

Neste ano, a Festa teve como tema “A Igreja de Cristo em missão no mundo” e lema “É certo que nós próprios precisamos de missionários, mas devemos dar de nossa pobreza” (Puebla, 368).

Pela segunda vez, o ponto de partida da Procissão será o Mosteiro de Santa Clara, no bairro Dom Jaime Câmara, com saída marcada para as 17h. Em 2012, a Avenida Presidente Dutra foi tomada devotos de Santa Luzia. Neste ano, a Procissão promete repetir o espetáculo de fé e emocionar os fiéis.

A Procissão em honra à Padroeira de Mossoró, marca o encerramento de um intenso trabalho missionário, que envolveu mais de 1.000 voluntários sob a coordenação do vigário-geral da Diocese, Pe. Flávio Augusto. Foram realizadas inúmeras visitas, peregrinações, eventos sociais, eventos esportivos e celebrações.

Com um percurso de cerca de 5 km, a Procissão sairá do Mosteiro de Santa Clara, na Rua Herondina Cavalcante Dantas e seguirá pela Avenida Presidente Dutra com destino à Catedral de Santa Luzia. Todo o trajeto contará com segurança da Polícia Militar e Polícia de Trânsito, além de ambulâncias.

A comissão da Festa alerta aos pais que tenham cuidado com as crianças para evitar que elas se percam. O encerramento da festa contará com Benção do Santíssimo, discurso de autoridades da Igreja e descerramento das bandeiras. Ainda haverá o grande Sorteio de Prêmios.

COMÉRCIO – Órgãos públicos não terão expediente nesta sexta-feira, com exceção de serviços essenciais, como hospitais e polícia. O comércio de Mossoró funcionará com horário especial, das 8h às 15h. A abertura das lojas do Centro da cidade é opcional, conforme acordo coletivo entre comerciários e empresários.

MOBILIDADE – Para facilitar o acesso dos fiéis, no dia 13 de dezembro, a empresa de transporte coletivo que opera em Mossoró, Cidade do Sol, fará trajetos especiais de várias regiões da cidade com destino ao Mosteiro de Santa Clara, ponto de partida da procissão. A Paróquia de Santa Luzia orienta os motoristas a estacionarem seus carros no Centro e seguirem de ônibus ou táxi até o início da Procissão.

A partir do meio-dia, os agentes de trânsito estarão promovendo a “Operação Varredura”, na Avenida Presidente Dutra, identificando e retirando os veículos que estejam estacionados no trajeto da Procissão de Santa Luzia. A partir das 14h, haverá a interdição total da avenida Presidente Dutra, sendo permitido apenas o tráfego de ônibus, táxis e mototáxis.

ROMEIROS – A acolhida dos romeiros que vêm em caravanas de várias cidades do Rio Grande do Norte e de estados vizinhos, especialmente do Ceará, ocorrerá a partir das 5h, na Escola de Artes de Mossoró.

A expectativa é de que o número de romeiros seja em torno de 2.500 pessoas. Um café da manhã será servido aos romeiros, das 7h às 8h30. Por volta do meio-dia, o bispo diocesano Dom Mariano Manzana irá à Escola de Artes fazer a bênção dos alimentos e em seguida será servido o almoço.

CELEBRAÇÕES NO DIA DA PADROEIRA:

Serão celebradas sete missas no dia da Padroeira. A primeira será celebrada de 2h, com a chegada da Procissão da Luz, na Matriz de São Manoel.

Na Catedral serão celebradas missas às 5h, 6h30, 8h, 10h (Missa Solene da Festa, presidida pelo Bispo Dom Mariano Manzana) e 14h. A última missa será celebrada às 15h30, no Mosteiro de Santa Clara.

MISSAS-

2h – Missa na Igreja Matriz de São Manoel (após a Procissão da Luz)

5h – Missa na Catedral de Santa Luzia

6h30 – Missa na Catedral de Santa Luzia

8h – Missa na Catedral de Santa Luzia

10h – Missa Solene (Presidida por Dom Mariano Manzana – Catedral de Santa Luzia)

14h– Missa (Catedral de Santa Luzia)

15h30 – Missa no Santuário de Santa Clara

17h – Procissão de Encerramento com saída da imagem de Santa Luzia do Santuário de Santa Clara, no bairro Dom Jaime, até à Catedral

– Solenidade de Encerramento

Acompanhe nossa cobertura pela Rádio Rural de Mossoró – AM -990 KHZ e FM 105

 

Via Heitor Gregório

O presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou nesta terça-feira (10), Medida Provisória que simplifica e moderniza a análise necessária para a concessão de títulos. Ao mesmo tempo, a MP determina que os beneficiados cumpram o Código Florestal, transformando-os em parceiros no combate ao desmatamento ilegal, além de ajudar no crescimento da produção agrícola.

O presidente disse ainda que a medida vai ajudar no preço de alguns alimentos. “Alguns produtos que subiram de preço agora brevemente, começarão a voltar à normalidade, tendo em vista a produção que essa medida provisória, lei brevemente, estimulará que o homem do campo cada vez mais invista”, comentou.

Além de toda a documentação necessária para a regularização, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) utilizará ferramentas de georreferenciamento e sensoriamento remoto para concluir processos de titulação, garantindo eficiência na análise de documentos e rigor no cumprimento de normas fundiárias e ambientais.  “Se tiver qualquer discussão sobre o limite da terra, aí vai pra vistoria in loco”, explicou o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Geraldo Melo Filho.

Cada vez mais, os brasileiros têm se rendido ao famoso ‘Amigo Secreto’, também conhecido como ‘Amigo Oculto’, para comemorar as festas de fim de ano. Um levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que, este ano, 42% dos consumidores que vão presentar no Natal devem aderir à brincadeira — um aumento de 9 pontos percentuais em relação a 2018. Com isso, a previsão é de que cerca de R$ 7,5 bilhões sejam injetados na economia.

Estima-se ainda que 66,3 milhões de pessoas participem de pelo menos algum `Amigo Secreto´ no trabalho ou na família. As principais motivações apontadas pelos entrevistados foram o fato de gostar desse tipo de celebração (59%) e considerar a brincadeira uma boa maneira de se economizar com presentes (36%). Há ainda aqueles que, apesar de entrar na brincadeira, sinalizaram não gostar desse tipo de comemoração: 12% disseram que participam para não serem vistos como antissociais.

dez 13
sexta-feira
19 10
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
10 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5808958 VISITAS

Facebook

Twitter

Instagram