O sucesso do “Mossoró Cidade Junina” 2024 já é visto na rede hoteleira da cidade. Mais de 90% dos apartamentos já estão reservados para o “Pingo da Mei Dia”, evento que marca de forma tradicional o início dos festejos juninos em Mossoró. Para o “Pingo” e “Boca da Noite” alguns hotéis já não dispõem de vagas, o que reafirma o potencial sucesso da festa para o setor hoteleiro da cidade.

Para o presidente da Associação Norte Rio Grandense De Turismo (ANORT), Rútilo Coelho, o período junino em Mossoró movimenta, além da rede hoteleira, mais de 50 segmentos em torno do turismo, beneficiando o comércio, indústria e o setor de serviços. “O ‘Mossoró Cidade Junina’ tem uma proporção gigantesca para a rede hoteleira e mais de 50 segmentos que orbitam o turismo. Todos têm a oportunidade de fazer negócio, todos saem lucrando com um evento dessa natureza”, frisou.

A divulgação antecipada da programação da festa pela Prefeitura facilitou a organização e logística do turista, iniciando a crescente procura por hospedagem em diversos hotéis da cidade. No Hotel Thermas, por exemplo, das 146 acomodações, quase todas já estão reservadas para o “Pingo da Mei Dia” restando pouquíssimas unidades disponíveis. A procura também é grande para os finais de semana com atrações nacionais.

“É uma data muito esperada por todos nós que fazemos a hotelaria da cidade, porque traz muitos turistas e movimenta a economia da cidade. Logo que foi lançada a programação do ‘Mossoró Cidade Junina’, no dia seguinte já registramos reservas nos nossos portais. Já temos períodos do MCJ que já estamos com o hotel praticamente lotado”, comemorou Marcos Souza, gerente operacional do Hotel Thermas.

“O pessoal vem de fora, vem para gastar em nossa cidade, para consumir. A gente está com uma ocupação muito boa, sabemos que vai lotar, pois notamos muita procura. As expectativas são as melhores possíveis”, disse Max Carvalho, diretor operacional do Garbos Trade Hotel.

Os valores para acomodações em Mossoró variam de acordo com a localidade, datas e serviços ofertados pelos hotéis. De acordo com o site Booking, um dos maiores portais de reservas no segmento de acomodações em todo o mundo, ainda é possível adquirir combos promocionais para aproveitar o “Mossoró Cidade Junina” 2024.

Joédson Alves/Agência Brasi

Ala do PT avalia que há espaço para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, construir candidatura robusta na próxima eleição. A dois anos e cinco meses das eleições de 2026, parte da cúpula do Partido dos Trabalhadores acendeu o sinal amarelo sobre a próxima eleição presidencial.

A análise é que há espaço para Tarcísio de Freitas construir uma candidatura robusta para fazer frente a Lula, principalmente se o país não apresentar números melhores de crescimento econômico.

Lula já foi alertado sobre esse cenário por alguns desses petistas, que argumentam com ele que deveria haver menos preocupação fiscal e mais foco no crescimento econômico — leia-se, uma mudança na política econômica preconizada por Fernando Haddad.

Um dos números que amedrontou a ala petista foi o desempenho de Tarcísio em 2026 previsto pela pesquisa Genial/Quaest no último dia 13. O levantamento apontou que Lula venceria o governador de São Paulo por 46% a 40% na próxima campanha presidencial.

Metrópoles

O cenário político em Caicó (RN) está prestes a se tornar ainda mais competitivo e imprevisível. O prefeito Dr. Tadeu (na foto com Batata), que até recentemente parecia ter um caminho relativamente tranquilo para a reeleição, agora enfrenta uma potencial reviravolta. A possível candidatura do ex-prefeito Robson de Araújo, conhecido como Batata, reacendeu o fervor do sentimento “bacurau” na cidade, uma força política significativa que sempre apoiou Batata em suas últimas campanhas eleitorais.

Batata, que conta com um histórico de apoio popular robusto, especialmente entre os “bacuraus” — um grupo de eleitores leais e tradicionais — traz consigo a promessa de uma campanha vigorosa e bem estruturada. Sua entrada na disputa está sendo vista como um desafio sério à reeleição de Dr. Tadeu, tornando o pleito muito mais acirrado do que se previa.

As negociações políticas e alianças estão em pleno andamento, com um fim de semana decisivo pela frente.

Para Dr. Tadeu, que até agora estava confiante em uma reeleição tranquila, a situação tornou-se mais desafiadora. O prefeito terá que redobrar seus esforços e estratégias para enfrentar uma oposição revitalizada e cheia de vigor.

Fonte: Robson Pires

24
Maio

Novo Deputado: Getúlio ou Vivaldo?

Postado às 19:53 Hs

A recente aposentadoria do conselheiro Tarcísio Costa do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) abriu uma nova e importante vaga, desencadeando uma disputa acirrada entre os deputados estaduais. Entre os principais nomes cotados para ocupar a vaga estão os deputados George Soares e Gustavo Carvalho, e suas possíveis nomeações podem provocar mudanças significativas na Assembleia Legislativa do RN.

Se George Soares for escolhido para assumir a vaga no TCE-RN, isso abrirá espaço para o retorno de Vivaldo Costa, seu suplente, à Assembleia Legislativa. Vivaldo Costa, veterano na política potiguar, traz consigo uma longa experiência e um histórico de diversas legislaturas, o que certamente influenciará as dinâmicas internas do legislativo estadual.

Por outro lado, se Gustavo Carvalho for o indicado para o TCE-RN, quem retorna à Assembleia é o suplente Getúlio Rego. Getúlio Rego também é um político de vasta experiência e sua volta adicionaria um perfil experiente e conhecido na política estadual ao cenário legislativo.

A engenharia Magda Chambriard teve o nome aprovado nesta sexta-feira (24) para assumir a presidência da Petrobras. O ato foi chancelado após a reunião do Conselho de Administração e a escolha deve-se a demissão do ex-presidente de Jean Paul Prates do cargo, autorizada pelo presidente Lula (PT). Chambriard também passou a integrar o conselho da Petrobras nesta sexta.

“Magda Chambriard tomou posse em ambos cargos nesta data e passou a integrar o Conselho imediatamente, não sendo necessária a convocação de Assembleia de Acionistas para esse fim”, afirmou a Petrobras em nota.

Em seu currículo, Magda teve passagem como diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) no governo Dilma. Ela foi indicada pelo presidente Lula em substituição a Jean Paul Prates, demitido após meses de disputa interna com o governo em diferentes atos.

Auxiliares do presidente Lula (PT) e aliados do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) iniciaram conversas sobre a possibilidade de o parlamentar assumir um ministério após deixar a presidência do Senado em fevereiro de 2025. A inclusão de Pacheco na Esplanada dos Ministérios seria uma estratégia para integrar um político de destaque ao governo, fortalecer os laços do Palácio do Planalto com um grupo influente e manter o parlamentar em evidência após sua gestão no Congresso.

Essa movimentação também visa fortalecer uma possível candidatura de Pacheco ao Governo de Minas Gerais em 2026, com o apoio de Lula. A hipótese foi discutida em abril, quando um senador apresentou a ideia a Lula, que, semanas depois, mencionou indiretamente o tema em uma conversa com Pacheco no Palácio da Alvorada.

Apesar das discussões preliminares, Pacheco afirmou que seu compromisso atual é com o mandato no Senado, trabalhando por seu estado e por questões nacionais. A possibilidade de Pacheco integrar o governo surge em um momento em que a lealdade do senador era questionada devido ao seu apoio a medidas como a PEC do Quinquênio e a votação de propostas contrárias ao STF, pressionadas por parlamentares de direita.

Lula tem mostrado proximidade com Pacheco, cogitando uma aliança para a candidatura ao Governo de Minas Gerais, caso o presidente tenha uma boa avaliação no estado em 2026. Mesmo que Pacheco não decida sobre a candidatura, sua entrada no governo é vista como um movimento importante para manter conexões com o Senado e o grupo político de Pacheco e Alcolumbre.

As discussões não chegaram a detalhes sobre os cargos que Pacheco poderia assumir, mas o Ministério da Justiça é frequentemente citado devido à sua formação como advogado criminalista e seu interesse passado pela função. Em 2017, Pacheco buscou assumir o Ministério da Justiça no governo de Michel Temer (MDB), mas a vaga foi preenchida por outro nome do MDB.

Caso haja uma reforma ministerial, Pacheco poderia ser oferecido um dos ministérios ocupados pelo PSD, como Agricultura, Pesca ou Minas e Energia. Há também menções ao interesse de Pacheco por uma vaga no STF, caso algum ministro antecipe a aposentadoria durante o mandato de Lula, mas esse cenário não está no radar atualmente.

A hipótese de nomeação de Arthur Lira (PP-AL) para um cargo no governo após sua presidência da Câmara também foi discutida como uma forma de reforçar a relação com os partidos do centrão e aproveitar a influência de Lira, mas essa ideia não avançou devido à desconfiança mútua entre o deputado e o governo.

24
Maio

@@@ O dia de Hoje na História… @@@

Postado às 6:44 Hs

24 de Maio –

É o dia do Detento.

Dia de  Nossa Senhora Auxiliadora  e de  São Vicente de Lérins.

Dia do Telegrafista e do Datilógrafo.

Dia do Café.

Dia da Infantaria.

Dia do Vestibulando e do Cigano.

Nesta data:

Em 1844  -Samuel Morse instala a primeira linha de telégrafo, de Baltimore a Washington.

Em 1955 -Vacina antipólio é liberada pelo serviço de saúde pública dos EUA.

Em 1956 – Egito e Israel concordam com a instalação de postos de observação da ONU na Faixa de Gaza.

Em 1956 – Índia celebra 2.500 anos de budismo.

Em 1958 -Criada a agência de notícias United Press International (UPI)

Em 1962 – O astronauta americano Scott Carpenter dá três voltas à Terra e é resgatado em segurança ao largo de Porto Rico.

Em 1968 – O médico Edison Dias Teixeira faz, no Rio de Janeiro, o primeiro transplante de pâncreas no Brasil.

Em 1981 -O presidente do Equador, Jaime Roldós Aguilera, sua mulher, o ministro da Defesa e dois assessores militares morrem em acidente de avião.

Em 1983 – O governo dos EUA declara a AIDS sua principal prioridade médica.

Em 1995 – A Câmara dos Deputados aprova o fim do monopólio estatal nas telecomunicações.

# # Tropas do Exército ocupam três refinarias em São Paulo e uma no Paraná, devido a uma greve dos petroleiros.

Em 2002 – EUA e Rússia assinam tratado de redução do arsenal nuclear das duas potências.

Em 2008 – COLÔMBIA ANUNCIA MORTE DE FUNDADOR E PRINCIPAL LÍDER DAS FARC, MANUEL MARULANDA VELEZ.

Nasceram neste dia…

1686 – Gabriel Fahrenheit, físico e engenheiro alemão (m. 1736).
1819 – Rainha Vitória do Reino Unido, m. 1901).
1941 – Bob Dylan, compositor estado-unidense.

Morreram neste dia…

1543 – Nicolau Copérnico, cientista alemão (n. 1473).
1627 – Luis de Góngora, poeta espanhol (n. 1561).
1995 – Harold Wilson, político britânico (n. 1916).

1997- Alexandre Lippiani, ator e dublador brasileiro (n. 1964).

2000 – Belchior Joaquim da Silva Neto, bispo brasileiro (n. 1918).

2008 – Robert Knox, ator britânico (n. 1989).

2010 – Paul Gray, ex-baixista da banda Slipknot (n. 1972).

2015 — Vladimír Hagara, futebolista eslovaco (n. 1943).

2020 — Dinaldo Wanderley, futebolista e político brasileiro (n. 1950).
2023 – Tina Turner, cantora norte-americana (n. 1939).
2023 – Xandy Negrão, empresário e automobilista brasileiro (n. 1953).

 

23
Maio

Aumento de voos em junho…

Postado às 21:18 Hs

O principal aeroporto do Estado do Rio Grande do Norte, o Aeroporto Internacional de Natal – Governador Aluízio Alves, prepara-se para um mês de junho de 2024 movimentado, com o total de 1.540 voos planejados. Este volume representa crescimento de 28% em relação a junho de 2023 e de 26% comparado a junho de 2022, refletindo o crescente interesse na conectividade no aeroporto.

Com 18 ligações, incluindo duas internacionais, o aeroporto espera uma média de 25 chegadas diárias. A cidade do Recife, Pernambuco, continua sendo o destino com o maior número de voos previstos, tanto como origem quanto como destino, consolidando-se como um hub regional.

No setor de companhias aéreas, a Latam lidera com 41% dos assentos ofertados, seguida pela Azul com 26%. Em crescimento, a Latam destaca-se com 54% em comparação a 2023, enquanto a Azul registra um aumento de 45%.

Mossoró

Paralelamente, o aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró, também apresenta um aumento significativo, com 8.684 assentos previstos e 126 voos programados para junho de 2024. As rotas de Mossoró incluem destinos como Recife com a Azul, além de Natal e Fortaleza com a VoePASS.

“Esse aumento representa uma melhora na oferta de assentos em diversos mercados emissores, validando nosso diálogo contínuo com as companhias aéreas sobre o potencial turístico do estado. Essa expansão reflete tanto o crescimento do fluxo turístico quanto o diferencial de nossos produtos ofertados, destaca o diretor-presidente da Emprotur-RN, Raoni Fernandes, que na semana passada esteve em São Paulo onde se reuniu com representantes da Latam, Gol e Azul para incrementar a malha aérea do Estado.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira 23 dois alertas de chuvas para o Rio Grande do Norte. Os avisos de perigo e perigo potencial são válidos até esta sexta-feira 24.

O alerta amarelo, de perigo potencial, foi emitido na madrugada desta quinta-feira e é valido até às 23:59 de sexta, com chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Além disso, há um baixo risco de ocorrência de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Já o alerta laranja, de perigo, foi publicado às 10h desta quinta e é valido até às 10h desta sexta, com chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia.

Entre os riscos associados a essas condições meteorológicas estão o corte de energia elétrica, a queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A população deve permanecer atenta e seguir as orientações dos órgãos de defesa civil e autoridades locais.

Agora RN

23
Maio

RS ganha novos alertas de tempestade do Inmet

Postado às 20:24 Hs

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta quarta-feira (22), novos avisos de tempestade para o Rio Grande do Sul. O vermelho, que sinaliza grande perigo, é para parte das faixas central e sudeste do Estado. Já o alerta em laranja, que significa perigo, é para municípios de todas as demais regiões, como Norte, Sul, Campanha, Serra e Fronteira Oeste.

O alerta mais grave, válido até as 14h desta quinta-feira (23), abrange 20 municípios. Entre eles estão Agudo, Bagé, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Dom Pedrito, Minas do Leão, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria e São Sepé. O Inmet chama atenção para chuva superior aos 100 milímetros em 24 horas, o que pode ser considerado um valor alto. Em Rio Grande, por exemplo, é normal chover 112mm em maio, em média. As informações são da GZH.

De qualquer forma, o valor esperado para o dia pode ultrapassar o habitual no mês inteiro. Em Santa Maria, na Região Central, a previsão é de que chova 125mm durante esta quinta.

Nessa região, também há chance de ventania, com rajadas que podem passar dos 100km/h, a qualquer hora do dia. O órgão também alertou para a possibilidade de alagamentos e transbordamentos de rios, corte de energia elétrica, queda de árvores, bem como deslizamentos de encostas em áreas de risco.

Alerta de perigo

Já os alertas em laranja, com diferentes impactos nas regiões do Estado, são para mais de 200 municípios gaúchos, abrangendo todo o Estado. Ao longo do dia, há chance de chuva entre 30mm e 100mm por toda essa faixa. A condição pode ser preocupante porque, em alguns municípios, o valor se aproxima da média climatológica de maio. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, o comum para o mês é 118,3mm de chuva.

O Inmet também alerta para o vento, que pode atingir velocidade entre 60km/h e 100 km/h, e para queda de granizo. A condição afeta municípios como Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Quaraí, Santa Maria, São Lourenço do Sul, Uruguaiana e Tapes, por exemplo.

Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

Após plebiscito, os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) decidiram nesta quinta-feira (23) rejeitar a proposta apresentada pelo Governo Federal para reajuste salarial. A categoria está em greve desde 22 de abril.

Na última terça-feira (21), a categoria já havia definido em assembleia rejeitar a proposta do Governo. A decisão aconteceu em assembleia do o Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ADURN), que representa os professores da UFRN, no auditório Otto de Brito Guerra, localizado na reitoria do Campus Central da UFRN. Concordaram com a decisão tomada na assembleia 969 professores, já 828 foram contrários e 29 se abstiveram.

Na dia 15 de maio, o Governo Federal informou que apresentou sua última proposta visando ao encerramento da greve. A proposta atual prevê diferentes níveis de reajuste para a categoria. Os que ganham mais receberiam um aumento de 13,3% até 2026. Os que ganham menos, de 31%, até o fim do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

No entanto, nenhuma parte desse reajuste viria em 2024, o que desagrada os professores. A reivindicação dos professores é de 22% de reajuste, mas com índices iniciando já em 2024.

Fonte: Portal 98Fm

Foto: Dnit / Reprodução

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) concluiu nesta quinta-feira (23) a obra do desvio construído às margens da BR-304 em Lajes, na região Central Potiguar.

O local estava em construção desde 3 de abril, após fortes chuvas arrastarem uma ponte na BR-304, bloqueando o trânsito na rodovia. O prazo inicial de entrega era 15 dias, mas o Dnit adiou a finalização sucessivas vezes. Na última segunda-feira (20), o tráfego foi liberado na via mesmo com a obra incompleta. Desde então, os serviços de pavimentação continuaram e os motoristas tiveram de respeitar o sistema de “Pare e Siga”. Agora, o trânsito está liberado completamente.

Segundo o Dnit, a obra custou pouco mais de R$ 6 milhões (exatamente R$ 6.169.202,19). O órgão enfatiza que não se trata de um simples desvio, e sim de uma estrada paralela na BR-304. O trecho será aproveitado durante a duplicação da rodovia.

Nova ponte

Agora, as atenções se voltam para a recuperação da estrada em si. De acordo com o Dnit, o anteprojeto da nova ponte da BR-304 foi aprovado e a empresa que fará o serviço também já foi selecionada. A expectativa é que a ordem de serviço seja assinada na próxima semana, com prazo de conclusão de um ano. A nova ponte terá uma estrutura reforçada contra enchentes.

A contratação será na modalidade emergencial, o que dispensa a realização da licitação.

98 FM Natal

23
Maio

@@@ O dia de Hoje na História … @@@

Postado às 6:45 Hs

23 de maio:

Dia Internacional da Comunicação Social.

Dia da Juventude Constitucionalista.

Dia de São João Batista de Rossi

Nesta data em:

1179 – O Papa Alexandre III emite a bula Manifestis Probatum em que reconhece o Condado Portucalense como reino independente.

1618 – A Segunda Defenestração de Praga precipita a Guerra dos Trinta Anos.

1932 – Revolução Constitucionalista: no Brasil, são mortos os estudantes paulistas Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo; surge a sigla “M.M.D.C.” utilizada como bandeira pelos paulistas.

Nasceram neste dia…

1707 – Carl von Linné, botânico sueco (m. 1778).

1865 – Epitácio Pessoa, na imagem, político brasileiro (m. 1942).

1972 – Rubens Barrichello, piloto brasileiro de Fórmula 1.

Morreram neste dia…

1857 – Augustin-Louis Cauchy, matemático francês (n. 1789).

1886 – Leopold von Ranke, historiador alemão (n. 1795).

1945 – Heinrich Himmler, político e militar alemão (n. 1900).

2005 – Arrelia, palhaço brasileiro.

2008 – Roberto Freire, psiquiatra e escritor brasileiro, criador da somaterapia (n.1927)

2013 – Georges Moustaki, músico francês (n. 1934)

2015 — John Forbes Nash, matemático norte-americano (n. 1928).

2017 — Roger Moore, ator britânico, famoso por ter atuado como o personagem James Bond no cinema (n. 1927).

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

O Senado aprovou nesta quarta-feira projeto de lei que prorrogar a reserva de vagas para negros em concursos públicos, a ser extinta em junho deste ano, por mais 25 anos. O texto eleva a cota dos atuais 20% para 30% e inclui outras minorias, como quilombolas e indígenas. O texto segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados.

O projeto, uma das prioridades da pauta social do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sofreu forte resistência da oposição que queria tirar a medida da pauta de votação do dia.

Se nós, como Estado brasileiro, precisamos implementar uma política de reparação e de equiparação, façamo-lo pelo critério social. Os mais pobres e os mais fragilizados sejam ajudados pelo Estado, e não essa divisão, que não é boa para o Brasil — afirmou o líder da oposição, senador Rogério Marinho (PL-RN).

A regra atual tem validade até junho deste ano. O texto é de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) e o relator é o senador Humberto Costa (PT-PE). Uma versão anterior do texto já havia sido aprovada pela Comissão de Direitos Humanos da Casa, sob relatoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES).

Todos nós sabemos que a pobreza no Brasil é negra, é parda, é indígena, principalmente, o que não significa que não existam pessoas brancas que sejam pobres também, mas o grosso da pobreza no Brasil está concentrado nesses segmentos. E, mesmo entre pessoas de mesma classe social, de mesmos rendimentos, que não são medidos nesses concursos, é sempre mais provável, estatisticamente demonstrável, que alguém de cor branca tenha mais possibilidades de ser aprovado em um concurso como esse — disse Humberto Costa.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) chegou a apresentar uma emenda para mudar o critério das cotas para sociais, mas a sugestão foi rejeitada por 32 a 29 votos. A votação do projeto chegou a ser adiada diversas vezes nas comissões do Senado.

A principal preocupação da ministra da Gestão é o prazo. A lei atual perde vigência no início de junho, em um ano em que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva promove uma série de concursos públicos.

O Globo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (22/5), o projeto de lei (PL) nº 3.127/2019. O texto prevê a castração química voluntária de reincidentes em crimes s3xu4is. Por ter caráter terminativo, a matéria segue direto para análise da Câmara dos Deputados, sem passar pelo plenário do Senado, a menos que seja apresentado recurso.

O placar foi de 17 votos favoráveis e três contrários. O projeto tem autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) e foi relatado, na CCJ, pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA).

O relator retirou do texto a possibilidade de castração física, uma cirurgia de efeitos permanentes, pois poderia acabar com a punibilidade do agressor que optasse por ela.

Angelo Coronel também sugeriu aumento de um ano da pena mínima para crimes s3xu4is. “O aumento da pena mínima é mais eficaz do que da pena máxima, e dará incentivo para que os condenados optem pelo tratamento, que é de maior interesse social”, argumentou, no relatório apresentado.

Metrópoles

Pré-candidato do PL em Mossoró, o empresário Genivan Vale afirma que é preciso ter “competência e maturidade” para unir a oposição e fortalecer a sua candidatura “a ponto de ser competitivo”. Genivan havia declarado, logo que o PSDB lançou o presidente da Câmara de Mossoró, Lawrence Amorim, à Prefeitura, que não abriria mão da sua candidatura já posta pelo Partido Liberal. Genivan agora está aberto a conversar, mas diz esbarrar “nas divergências profundas” entre o PL e o PT.

“Nós percebemos que Lawrence é o candidato dos sonhos do petismo. É o candidato dos sonhos de Isolda, de Fátima. E isso é natural porque Bernardo, tio dele, deputado, é muito próximo ao Governo. Até Ezequiel é figura importante do Governo Fátima. E aí, essa será a nossa grande barreira”, explica.

O PL se tornou oposição em Mossoró em março, quando não emplacou candidato a vice na chapa do prefeito Allyson Bezerra (UB) à reeleição. Apesar de baixas intenções de votos, vem buscando apoios a fim de unir parte da oposição centro-direita em Mossoró. Com o lançamento do nome de Lawrence Amorim, que também rompeu com o prefeito, na disputa majoritária, o PL viu reduzir suas possibilidades de alianças eleitorais para o pleito de outubro, já que o parlamentar do PSDB integra o centro e, além disso, tem a simpatia de parte da esquerda em Mossoró.

Foto: Reprodução

Entretanto, em conversa com o Diário do RN, Genivan acredita que “há outros grupos políticos na oposição que é possível tentar um arco de aliança”, que não seja com o projeto do PT, antagônico ao do PL.

“A gente precisa lançar as candidaturas e ir conversando com a sociedade e ver como ela vai abraçar candidaturas e ver quem é o nome mais viável para fazer frente a Allyson Bezerra. Claro e evidente que não é só uma pesquisa quantitativa que vai definir”, disse.

As tratativas entre o nome do PL e Lawrence aconteceram antes do rompimento do presidente da Câmara com o prefeito e, portanto, não prosperaram.

Atualmente, o PL só tem oficializado o apoio do Podemos, partido do senador Styvenson Valentim. Diálogos travados com o grupo rosalbista e com o Avante, presidido por Jorge do Rosário e tem o vereador Tony Fernandes como pré-candidato, ainda não tiveram retorno. Tanto o Rosalbismo, quanto o Avante também tem conversado com o representante do PSDB em Mossoró.

“Nós gostaríamos muito de contar com o grupo do PSDB, mas nós hoje estamos mais preocupados em mandarmos nossa mensagem, haja vista nós já termos o apoio do Podemos. Então hoje nós estamos muito mais preocupados em fazermos chegar a nossa mensagem ao mossoroense”, ressalta.

Segundo Genivan, a indicação do vice nesta aliança vai depender das tratativas e dos partidos que virão.

Fonte:Diário do RN

 

A suspensão de duas leis municipais que proíbem o uso e o ensino da linguagem neutra na administração pública e nas escolas públicas e privadas, por parte do ministro Alexandre de Moraes, do STF, criou uma dúvida acerca de como fica a situação de Natal, que tem legislação aprovada na Câmara.

Segundo informações, a decisão só alcança os municípios de Ibirité (MG) e de Águas Lindas (GO), cujas leis foram questionadas no Supremo. Em Natal, a lei de autoria do vereador Felipe Alves continua em vigor, de acordo com o advogado Vladimir França, presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/RN.

O vereador de Natal Felipe Alves, autor da lei que proíbe o uso da linguagem neutra, afirma que recebeu com preocupação a decisão do ministro Alexandre de Moraes sobre o município mineiro e fez críticas ao entendimento do ministro. “Primeiro é bom que se diga que a Constituição coloca a educação como direito fundamental e a mesma Constituição também coloca que a língua portuguesa é o idioma da Brasil. Então temos o dever de prezar pela língua portuguesa, sobretudo nos ambientes escolares, onde as nossas crianças e adolescentes estão em formação educacional, pedagógica e devem aprender o correto, ou seja, a língua portuguesa”.

“Acredito que o ministro se equivocou nessa decisão, pois embora haja uma discussão sobre a competência para legislar sobre o tema, estamos tratando aqui do direito fundamental a educação”, conclui Felipe Alves

22
Maio

@@@ O dia de Hoje na História… @@@

Postado às 6:40 Hs

22 de maio: 

Dia do Apicultor.

Dia do Abraço.

Dia do Talento.

Nesta data em:

Dia Internacional da Biodiversidade – UNESCO

1960 – Ocorre o Grande Terramoto do Chile, o mais potente até agora registado – 9,5 na escala de Richter.

1998 – Inicia-se a Expo 98 em Lisboa, Portugal.

2004 – O príncipe das Astúrias Felipe de Bourbon, herdeiro do trono de Espanha, casa-se com Letizia Ortiz.

Nasceram neste dia…

1381 – Santa Rita de Cássia, na imagem (m. 1457)     /   Padroeira de SANTA CRUZ/RN 

1907 – Hergé, desenhista belga (m. 1983).

1924 – Charles Aznavour, músico e ator francês.

Morreram neste dia…

337 – Constantino I, imperador de Roma (n. 272).

1885 – Victor Hugo, escritor e político francês (n 1802).

1977 – Carlos Lacerda, jornalista e político brasileiro (n. 1914).

2009 – Zé Rodrix, cantor, compositor e instrumentista brasileiro (n. 1947).

2010 – Martin Gardner, matemático.

2013 — Henri Dutilleux, compositor francês (n. 1916).

 2017 — Nicky Hayden, motociclista estadunidense (n. 1981).

2018 — Philip Roth, escritor estado-unidense (n. 1933).

Maio 25
sábado
05 50
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
41 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5.959.473 VISITAS