Foto: Eduardo Maia

O deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, durante sessão ordinária desta terça-feira (24), para atualizar a sociedade e os colegas parlamentares sobre a tramitação de projetos como a Lei Orçamentária Anual (LOA), para qual foi indicado pelos membros da Comissão de Finanças e Fiscalização para ser o relator.

Inicialmente Getúlio agradeceu a indicação dos colegas e destacou o prazo estabelecido para apresentação de emendas individuais por parte dos deputados, que prossegue até o dia 26 deste mês. “É preciso que os colegas possam definir a destinação das emendas no valor de R$ 2,6 milhões para cada parlamentar”, explicou.

O segundo ponto abordado por Getúlio Rêgo foi sobre as emendas coletivas. “Todos sabemos que no Congresso Nacional, tanto são impositivas as emendas individuais como as coletivas, mas a PEC que deliberamos aqui na Casa não contempla as emendas coletivas”, e continuou: “É importante que busquemos o consenso da casa, para que as emendas coletivas não sejam prejudicadas por uma definição da bancada da maioria. Solicito a cada membro da Casa que traga a suas sugestões para que possamos defini-las sem riscos e frustação em plenário durante a leitura e votação do relatório do orçamento para 2021”, observou.

Getúlio destacou que aguarda a definição do Poder Executivo em relação a sanção da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) que foi encaminhada pelo Poder Legislativo. “A LOA tem que seguir os ditames estabelecidos na LDO”, explicou. E, finalizou convocando reunião para a próxima quinta-feira (26). “Vamos nos reunir com os membros da Comissão de Finanças e assessoria técnica, com o objetivo de discutirmos o avanço da tramitação desse importante projeto para o próximo ano no RN, regulando a receita e despesas”, concluiu.

24
nov

Números da Covid

Postado às 20:18 Hs

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta terça-feira (24):

– Registro de 630 óbitos nas últimas 24h, totalizando 170.115 mortes;

– Foram 31.100 novos casos de coronavírus registrados, no total 6.118.708 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 5.476.018, com o registro de mais 30.924 pacientes curados. Outros 472.575 pacientes estão em acompanhamento.

O número de pessoas curadas já representa 89,5% do total de casos acumulados.

Prefeitura anuncia nomes que vão compor equipe de transição
A Prefeitura de Mossoró anuncia a formação da equipe de transição, com o objetivo de dar transparência e facilitar o fluxo de informações para a próxima gestão que assume a chefia do Executivo Municipal.

Estão definidos os seguintes nomes: Anselmo Carvalho, consultor do Município; Pedro Almeida, secretário de Administração; Jacqueline Amaral, chefe de Gabinete; Aldo Fernandes, secretário de Planejamento; Fátima Marques, controladora do Município e Karina Ferreira, procuradora geral do Município.

A publicação da lista com os nomes da atual gestão estará disponível no Jornal Oficial de Mossoró, edição de amanhã, 25.

24
nov

Registros

Postado às 17:06 Hs

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (24). Foram mais 206 casos confirmados, totalizando 86.974. Nessa segunda-feira(23) eram 86.768 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.664 no total. Uma(01) morte nas últimas 24 horas e outras três(03) após confirmação de exames laboratoriais de dias anteriores. Em investigação estão 406 óbitos.

Casos suspeitos somam 40.580 e descartados 210.453. Recuperados são 47.431. Quanto à taxa de ocupação geral das unidades de saúde, os números no fim da manhã mostram 49,5%. Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 181.

Segundo a Sesap, o Seridó registra 33,3% dos leitos ocupados, seguido da Região Metropolitana(46.3%); e a região Oeste tem (62,1%) – em destaque como o índice mais alto.

O apresentador e jornalista Fernando Vanucci morreu aos 69 anos, em Barueri, na Grande São Paulo, na tarde desta terça-feira (24). Vanucci deixa quatro filhos. Segundo Fernandinho Vanucci, filho do apresentador, em 2019, o jornalista colocou um marcapasso. Nesta manhã, ele estava em casa, passou mal e foi levado para o hospital.

De acordo com informações da Guarda Civil Municipal de Barueri e do filho do apresentador, Vanucci foi levado ao Pronto-Socorro central da cidade, onde morreu.

No ano passado, Vanucci sofreu um infarto e ficou internado no Hospital Oswaldo Cruz, onde passou por uma angioplastia coronária. Nascido em Uberaba, Vanucci começou a trabalhar em rádio ainda adolescente. Na década de 70, começou na TV Globo, em Minas Gerais, e depois foi transferido para a Globo do Rio de Janeiro. Na Globo, apresentou jornais como o Globo Esporte, RJTV, Esporte Espetacular, Gols do Fantástico, entre outros.

Desde 2014, ele atuava como editor de esportes na Rede Brasil de Televisão.

G1

Com cursos de até 420h, Programa de Estudos Secundários recebe inscrições até o dia 02 de dezembro

Iniciativa que oferece formação gratuita em diferentes temas ligados à tecnologia, o Programa de Estudos Secundários (PES), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), abriu hoje (20) as inscrições para seu processo seletivo de alunos. Ao todo, são oferecidas 35 vagas, destinadas a qualquer pessoa que já tenha diploma de curso superior ou que esteja matriculada em graduação que não seja ofertada pela UFRN.

As inscrições, que seguem abertas até o dia 02 de dezembro, acontecem exclusivamente pelo SIGAA/UFRN (buscar por “estudos secundários”). O certame oferece oportunidades para cursos em Bioinformática, Ciência de Dados, Inovação e Empreendedorismo, Informática Educacional, Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas e Jogos Digitais. Cada curso conta com cinco vagas.

Seleção

Para participar do processo de seleção, que consiste em Prova de Conhecimentos Específicos, é necessário anexar, em formato PDF, cópia do diploma ou certificado de conclusão de graduação, documento de identificação com foto e CPF. A taxa é de R$ 70.

O exame é composto por questões de múltipla escolha e abordará temas relacionados às bases teóricas e práticas da área de Tecnologia da Informação (TI), além de competências e habilidades necessárias para o ingresso no PES. O resultado final está previsto para ser publicado no dia 29 de dezembro e as aulas começarão no dia 18 de janeiro.

Programa

Enquadrado na categoria de cursos sequenciais, previsto pela Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação, o PES oferece aos participantes formações pontuais e específicas em diversas áreas de tecnologia, com 300 a 420 horas de aprendizagem.

O programa promove o ensino de habilidades que podem ser úteis para diferentes profissionais, que muitas vezes não recebem esse tipo de formação na sua grade curricular da graduação. Assim, uma vez concluído o curso, o egresso recebe uma certificação naquela área de conhecimento, o que não apenas fortalece o currículo como também amplia seu portfólio no mercado.

24
nov

Fique Sabendo…

Postado às 10:32 Hs

Dados estatísticos disponíveis no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualizados até esta segunda-feira (23), mostram as legendas que mais elegeram prefeitos, vice-prefeitos e vereadores no primeiro turno das Eleições Municipais de 2020. A Justiça Eleitoral recebeu mais de 557 mil pedidos de registros de candidatos para disputar cerca de 68 mil cargos eletivos em 5.567 municípios brasileiros. Em Macapá (AP), o pleito foi adiado por conta de problemas no fornecimento de energia elétrica. O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) lidera o ranking, com 8.709 eleitos (12,76%), sendo 772 prefeitos, 660 vice-prefeitos e 7.277 vereadores. O Progressistas (PP) ficou em segundo lugar, com 7.523 eleitos (11,02%), sendo 680 prefeitos, 551 vice-prefeitos e 6.292 vereadores. Em seguida, estão o Partido Social Democrático (PSD), que elegeu 6.781 candidatos (9,93%), sendo 649 para o cargo de prefeitos, 508 para vice-prefeito e 5.624 para vereador; o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com 5.264 eleitos (7,71%), sendo 512 prefeitos, 416 vice-prefeitos e 4.336 vereadores; e o Democratas (DEM), que conquistou 5.199 vagas (7,62%), sendo 459 para prefeituras, 442 para vice-prefeituras e 4.298 para câmaras municipais.

Os presidentes estaduais do MDB PSDB, respectivamente, deputado federal Walter Alves e deputado estadual Ezequiel Ferreira, foram os campeões de votos nas Eleições 2020. O MDB fez 39 prefeitos e o PSDB, 31. Os partidos também fizeram o maior número de vice-prefeitos e vereadores. Em alguns municípios, MDB e PSDB fizeram coligação.

Na manhã de hoje (23), Walter e Ezequiel se reuniram. O encontro foi registrado nas redes sociais de ambos parlamentares. “Na vida política, ganhamos apoiadores, correligionários e amigos”, escreveu Ezequiel. “União de trabalho e esforços em prol do Rio Grande do Norte”, destacou Walter.

O resultado das urnas em 2020 é um termômetro e indicador do que pode acontecer em 2022. Sendo assim, Walter e Ezequiel estão com moral elevada junto ao eleitorado.

Do blog:  Ezequiel esteve em quase todo o Estado levando apoio a candidatos do PSDB e prestando contas do seu mandato como deputado. Com cara e jeito de quem não mira no Executivo.
E quem tem falado sobre Rogério, jura de pés juntinhos que ele tem sonhado com o Senado, e não com o Governo. Álvaro também falou do deputado Tomba, e quem andou com Tomba pelo interior entendeu que ele anda com bem mais vontade de disputar o Governo do que Ezequiel e Rogério.

Aguardemos a oposição já tem muitos nomes para 2022, só falta se organizar.  Uma nova campanha já começa por todo o RN.

Fonte: Blog Robson Pires e Thaisa Galvão

Apesar de o ministro da Economia, Paulo Guedes, dizer que o governo não trabalha, neste momento, com a hipótese de prorrogação do auxílio emergencial, a equipe econômica estuda como pode estender o pagamento do auxílio caso se confirme a extensão dos efeitos da pandemia no início de 2021. Ontem, Guedes disse que, em caso de uma segunda onda da covid-19, o governo já sabe a parcela dos beneficiários que “realmente precisa” continuar recebendo o auxílio. A principal dúvida entre os técnicos da equipe econômica é como estender o pagamento do benefício sem furar o chamado teto de gastos, a regra que proíbe que as despesas cresçam em ritmo superior à inflação. Nas duas prorrogações do auxílio, a equipe econômica acabou tendo que ceder porque não havia definição sobre um novo programa social para abarcar mais beneficiários – cenário que deve se repetir agora.

Via Terra

A popularidade do presidente Jair Bolsonaro oscilou negativamente, dentro da margem de erro, em novembro, apontou pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta segunda-feira. Segundo a sondagem, a diferença de 8 pontos percentuais entre as avaliações positiva e negativa registrada em outubro caiu para 3 pontos percentuais.

Em novembro, 37% avaliaram o governo como ótimo ou bom, ante 39% em outubro. Os que consideram o governo ruim ou péssimo oscilou para 34%. Um mês atrás, foram registrados 31%.

A avaliação sobre a condução da economia apresentou piora. Dentre os entrevistados, 52% responderam que a economia do país está “no caminho errado”. Em outubro, eram 47%. Outros 35% responderam que a economia está “no caminho certo”, ante 39% em outubro.

A sondagem abordou ainda a expectativa sobre a pandemia de coronavírus e 77% responderam que o Brasil ainda irá enfrentar uma segunda onda da doença. Outros 19% consideram que o país não passará por uma nova leva de Covid-19.

Houve uma redução no número de entrevistados que consideram que o pior da pandemia já passou. Em outubro, eram 64%, agora são 46%. Os que responderam que “o pior ainda está por vir” chegam a 47%, frente os 30% registrados no mês passado.

A avaliação da atuação de Bolsonaro no enfrentamento à pandemia também oscilou negativamente dentro da margem de erro. O grupo dos que avaliam a atuação como ótima ou boa caiu de 30% para 25%. Os que a consideram ruim ou péssima oscilou de 47% para 49%.

A pesquisa entrevistou 1.000 pessoas em todo o território nacional entre 18 e 20 de novembro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

23
nov

Números da Covid

Postado às 20:44 Hs

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta segunda-feira (23):

– Registro de 302 óbitos nas últimas 24h, totalizando 169.485 mortes;

– Foram 16.207 novos casos de coronavírus registrados, no total 6.087.608 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 5.445.095, com o registro de mais 12.590 pacientes curados. Outros 473.028 pacientes estão em acompanhamento. O número de pessoas curadas já representa 89,4% do total de casos acumulados.

O Pix, sistemas de pagamentos instantâneos do Banco Central, movimentou cerca de R$ 11,8 bilhões na primeira semana de operação, conforme dados divulgados nesta segunda-feira, 23, pela autoridade monetária. O volume considera as transações realizadas entre o dia 16 de novembro, início da ferramenta, até ontem, dia 22. O maior movimento transacionado no Pix foi visto na sexta-feira, dia 20, quando o sistema somou mais de R$ 2,6 bilhões. Na ocasião, era feriado em algumas cidades por conta do Dia da Consciência Negra. Já no fim de semana, o volume financeiro se reduziu, retomando o patamar visto nos primeiros dias da novidade.
23
nov

Recomendações

Postado às 17:05 Hs

Com a proximidade das festas de fim de ano e o veraneio no litoral potiguar a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lançou uma nota técnica com recomendações gerais para a população, organizadores de eventos e municípios, no sentido de manter os protocolos e recomendações sanitárias para enfrentamento à Covid-19. Com os momentos de confraternização e mobilização de grande parte da população para compras, além do aumento de fluxo intermunicipal e interestadual – com potencial concentração de pessoas – a Sesap pede que os cuidados sejam redobrados, já que nas últimas semanas há regiões do estado com aumento sustentado de incidência de casos de Covid-19 e demais regiões com tendência de aumento.

O prefeito eleito de Mossoró Allyson (Solidariedade) já definiu os nomes da equipe que fará o trabalho de transição de mandato junto à Prefeitura de Mossoró. O ofício datado desta segunda-feira (23) foi encaminhado à atual prefeita Rosalba Ciarlini Rosado (PP).  O  anuncio foi feito pelos endereços virtuais do prefeito eleito. Veja os nomes:

*EQUIPE DE TRANSIÇÃO* 

*1 – Claudembergh Emídio Dantas* – Assessor de Controle Interno atuando com ênfase na implementação de rotinas e tecnologias voltadas para o setor público nos principais municípios do Rio Grande do Norte e Mato Grosso; CEO da empresa de consultoria em tecnologia da informação Processo Público – sediada na capital potiguar com atuação de mais de 20 anos no setor público, acumulando inúmeros cases de sucesso na área de Controladoria Governamental e TI.
*2 – Luana Moreira de Souza Lima* – Servidora da UFERSA. Mestre em Gestão de Processos Institucionais.
*3 – Raul Nogueira Santos* – Advogado e professor. Especialista em Direito Ambiental e Mestre em ciências humanas e sociais.
*4 – Franklin Alves Filgueira* – Economista, Professor da UERN, Consultor, Expertise como Assistente Técnico Judicial de grandes empresas do país, CEO em empresas especializadas em planejamento, gestão e finanças.
*5 – Kadson Eduardo de Freitas Alexandre * – Advogado e Chefe de Gabinete Parlamentar. Especialista em Gestão Pública.
*6 – Paulo Afonso Linhares* – Advogado especialista em Direito Público com mestrado e doutorado em Direito. Jornalista.
*7 – Ivo Franklin de Moura Bezerra* – Contabilista especialista em Planejamento Tributário, Professor de pesquisa e extensão, Professor de Pós-Graduação, Consultor Tributário.
*8 – Humberto Fernandes* – Advogado. Professor da UERN. Mestre em Direito Constitucional. Especialista em Direito Público. Ex-Presidente da OAB/Mossoró. Ex-Conselheiro Federal da OAB. Membro fundador da AJPD – Associação Juristas Potiguares pela Democracia. Experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Eleitoral, Administrativo e Civil.

A gestão da atual prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas) ainda não apresentou os nomes dela para equipe de transição. Tem até a próxima sexta-feira para fazê-lo.

23
nov

Registros

Postado às 12:11 Hs

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta segunda-feira (23). Foram mais 166 casos confirmados, totalizando 86.768. Domingo(22) eram 86.602 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.660 no total. Nenhuma morte nas últimas 24 horas. Em investigação estão 398 óbitos. Casos suspeitos somam 38.561 e descartados 209.983. Recuperados são 47.431.

Quanto à taxa de ocupação geral das unidades de saúde, os números no fim da manhã mostram 47,9%. Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 184. Segundo a Sesap, o Seridó registra 20,8% dos leitos ocupados, seguido da Região Metropolitana(48,6%); e a região Oeste tem (57,6%) – em destaque como o índice mais alto.

23
nov

Acontece

Postado às 10:53 Hs

Vice-presidente Mourão estará em Mossoró no dia 3 de dezembro
O vice-presidente da República Hamilton Mourão (PRTB) cumprirá agenda em Mossoró no próximo dia 3 de dezembro. Ele vai participar da solenidade de abertura do Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020 que acontece de 3 a 5 de dezembro.

O evento está sendo organizado pela é organizado pela Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, que tem o deputado General Girão (PSL-RN) como presidente.

Segundo o parlamentar, o evento vai reunir agentes públicos e privados para desenvolver ações de fomento a investimentos em empreendimentos que definirão um amplo programa de desenvolvimento econômico e social do semiárido.

“O Fórum é o ambiente para a apresentação e o debate de propostas que subsidiarão a formulação do Plano de Desenvolvimento do Semiárido, cujo objetivo é o aproveitamento das possibilidades econômicas da região nordeste e o alcance de metas socioeconômicas, hídricas e ambientais.”, afirmou o parlamentar. O evento acontecerá no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

Fonte: Blog Ismael de Souza

Integrantes do Palácio do Planalto e do núcleo militar do governo avaliam que a derrota de Donald Trump nos Estados Unidos e o resultado das eleições serviram como recados ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e indicam que ele terá de fazer adaptações para triunfar nas urnas em 2022. O principal aprendizado, avaliam fardados, é que a população passou a rejeitar extremos, e discursos inflamados em relação à pandemia podem levar a queda de popularidade. A análise de aliados de Bolsonaro é que a postura de Trump durante a crise sanitária foi decisiva para sua derrota.
23
nov

@@@ O dia de hoje na História… @@@

Postado às 6:40 Hs

23 de novembro:
Dia Internacional do livro
Dia do Engenheiro Eletricista no Brasil.
Dia de São Clemente
Nesta data em:

1891 – Primeira Revolta da Esquadra: o almirante Custódio de Melo ameaça bombardear o Rio de Janeiro, forçando a renúncia do presidente Deodoro da Fonseca.
1908 – É inaugurada a linha férrea do Vouga em Portugal.
1913 – É fundada a primeira universidade tecnológica do Brasil, sendo a décima escola de engenharia do país, a Universidade Federal de Itajubá

Nasceram neste dia…

912 – Oto I da Germânia, imperador do Sacro Império Romano-Germânico (m. 973).
1837 – Johannes Diderik van der Waals, físico neerlandês (m. 1923).
1930 – Herberto Helder, poeta português.

Morreram neste dia…

1616 – Próspero Alpini, médico e botânico italiano (n. 1553).
1982 – Adoniran Barbosa, na imagem, compositor, cantor, humorista e ator brasileiro (n. 1910).
1990 – Caio Prado Júnior, escritor, político e editor brasileiro (n. 1907).

2004 – Fábio Scorpion, ator pornográfico brasileiro (n. 1966).

2012 – Nelson Prudêncio, atleta brasileiro de salto triplo (n. 1944)

nov 25
quarta-feira
01 48
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
78 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5.841.020 VISITAS