19
out

@@@ O dia de hoje na História… @@@

Postado às 7:00 Hs

19 de outubro:
Dia do Profissional da Informática
Dia da inovação 
Dia do Piauí
Dia de São Paulo da Cruz
Nesta data em:

202 a.C. – Ocorre a Batalha de Zama, decisiva na Segunda guerra púnica, quando o exército romano derrota os cartagineses.
1967 – A sonda Mariner 5 sobrevoa Marte.
2003 – Madre Teresa de Calcutá, é beatificada por João Paulo II.

Nasceram neste dia…

1862 – Auguste Marie Louis Nicholas Lumière, engenheiro francês e um dos pais do cinema (m. 1954).
1913 – Vinícius de Moraes, na imagem, poeta e compositor brasileiro (m. 1980)
1946 – Philip Pullman, escritor britânico.

Morreram neste dia…

1889 – Rei D. Luís I de Portugal (n. 1838).
1921 – António Joaquim Granjo, presidente do conselho de ministros da I República portuguesa (n. 1881).
1986 – Samora Machel, antigo presidente de Moçambique (n. 1933).

2007 — José Aparecido de Oliveira, político brasileiro (n. 1929).

2009 — Joseph Wiseman, ator canadense (n. 1918).

2014 – John Holt, cantor de reggae jamaicano (n. 1947).

73 dias para o final do ano …

O Palácio do Planalto busca saídas para a crise no PSL depois que o presidente Jair Bolsonaro decidiu comandar, sem sucesso, uma manobra para destituir o líder do partido na Câmara, Delegado Waldir (GO), e substituí-lo por seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (SP). O Estado apurou que uma nova lista com assinaturas de parlamentares já está sendo preparada e será apresentada à Câmara, em mais uma tentativa de tirar Waldir da liderança do PSL. A aposta do Planalto é que, com todos os percalços, será possível “realinhar” o partido em torno de Bolsonaro. Antes de decolar de Brasília para Florianópolis, no início da tarde desta quinta-feira, dia 17, Bolsonaro incumbiu o ministro-chefe da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, de comunicar à deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) que ela estava sendo destituída da função de líder do governo no Congresso. ESCANTEIO – Para o lugar de Joice Hasselmann foi indicado o deputado Eduardo Gomes (MDB-TO). Ramos telefonou antes, porém, para os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a fim de lhes informar sobre a mudança.
18
out

Peregrinação

Postado às 21:20 Hs

Peregrinação da Imagem de Santa Luzia percorre o Alto Oeste neste final de semana.

A peregrinação da Imagem de Santa Luzia, que faz parte da etapa preparatória da festa da padroeira, foi iniciada no dia 13 de outubro, após a missa de envio da imagem e da equipe de Peregrinação, celebrada pelo Padre Flávio Augusto, vigário-geral.

Neste ano, as equipes trabalham o tema “A Igreja de Cristo em missão no Mundo” junto às paróquias e áreas pastorais. A festa da padroeira será realizada de 01 a 13 de dezembro.

Ao todo serão 50 dias de peregrinação, encerrando com o tradicional Abraço a Cidade, que ocorrerá nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, quando será realizada a abertura da festa.

Neste final de semana será realizada a primeira viagem pelo Alto Oeste Potiguar.

Roteiro:

No sábado (19) serão percorridas as seguintes localidades: Lajedo Soledade, Taboleiro Grande, Água Nova, Riacho de Santana, José da Penha, Major Sales, Paraná, Caiçara e Luís Gomes.

No domingo (20), a equipe segue para São Miguel, Doutor Severiano, Francisco Dantas, Portalegre, Viçosa e Riacho da Cruz, retornando em seguida para Mossoró.

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou, hoje, uma ação coletiva entre os noves estados nordestinos atingidos pelas manchas de óleo. O processo pede que a Justiça Federal adote, em 24h, um plano de emergência sobre a situação. Ao todo, as manchas já atingiram 187 localidades da região, atingiu, ao menos, 12 unidades de conservação do país, afeta o turismo e as comunidades pesqueiras. Para o MPF, a União está sendo omissa ao protelar medidas protetivas e não atuar de forma articulada no Nordeste, dada a gravidade do acidente e dos danos causados ao meio ambiente. A medida de emergência seria o acionamento do Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas, que prepara o país para casos justamente como o que afeta a costa do Nordeste.
Foi movimentado o Encontro Regional do PL e PL Mulher, na noite desta quinta-feira, em Mossoró. Encontro organizado pelo empresário Jorge do Rosário, que teve como palestrantes o deputado federal João Maia, presidente estadual do partido, e a prefeita de Messias Targino, Shirley Targino, presidente do PL Mulher. Participaram lideranças de oito municípios da região. Presidente da Comissão de Parcerias Público-Privadas (PPPs) na Câmara dos Deputados, João Maia falou sobre a busca pela geração de emprego e renda, e a retomada da economia. “Hoje são tantas dificuldades que as pessoas sérias não querem empreender no Brasil. Tem muito dinheiro parado, ou seja, uma liquidez empoçada que não vai pra lugar nenhum porque os empresários não tem segurança jurídica do seu retorno”, disse o deputado.
Foi o que aconteceu e continua acontecendo nesta tempestade na área do governo Jair Bolsonaro. O presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, coloca-se em uma posição de pleno antagonismo com o chefe do Executivo. O líder do governo na Câmara, deputado Delegado Waldir, afastado pelo Planalto, obteve apoio da maior parte da bancada partidária para permanecer à frente na controvérsia e no entrechoque de importância singular. O deputado Delegado Waldir permaneceu no posto, pelo menos até agora, obtendo o apoio da maior parte de sua legenda. O conflito explodiu. Entre os destroços veio à superfície uma realidade política no mínimo surpreendente.
Representando a Governadora Fátima Bezerra, o secretário-chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves, e o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, participaram ontem (16), na Câmara dos Deputados, em Brasília, da reunião da bancada federal do Rio Grande do Norte que discutiu a alocação de emendas parlamentares para o Orçamento 2020. Durante o encontro, o titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) defendeu a inclusão de dois projetos na área de recursos hídricos, considerados prioritários pelo Governo do Estado: O Projeto Seridó, um plano básico para implantação de adutoras na região do Seridó, e a conclusão Barragem de Oiticica.

Neste sábado (19), será realizado em todo o país o “Dia D de Vacinação contra o Sarampo”. A data é uma mobilização para estimular pessoas a se imunizarem contra a doença, cujos casos vêm crescendo no país nos últimos meses. Postos de saúde estarão abertos para receber os interessados em se proteger contra o sarampo ou que não tenham tomado todas as doses.

O “Dia D” faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, lançada no dia 7 de outubro pelo Ministério da Saúde, em parceria com secretarias estaduais e municipais.

A mobilização nacional de amanhã integra a primeira fase da campanha, até 25 de outubro, voltada a crianças com idade entre seis meses e 4 anos. Os bebês de até um ano apresentam coeficiente de incidência da doença de 92,3 a cada 100 mil habitantes, 12 vezes maior do que as demais faixas.

Na segunda etapa, programada para o período entre 18 e 30 de novembro, o foco será em pessoas de 20 a 29 anos. Essa faixa inclui a maioria do número de casos confirmados da doença, com 1.694, embora com coeficiente menor (13,2 casos a cada 100 mil habitantes) devido ao número de brasileiros nessa faixa de idade.

18
out

Charge: Triste realidade…

Postado às 9:20 Hs

Charge do Duke

18
out

Acontece

Postado às 8:56 Hs

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte recebeu 1.491 inscrições, sendo  393 em Mossoró e 1098 em Natal, para o XXX Exame de Ordem Unificado. A prova objetiva (1ª fase) será realizada no próximo domingo (20/10), a partir das 13h.

A aplicação acontecerá simultaneamente em todo o país pelo Conselho Federal da OAB, por meio da Fundação Getúlio Vargas. No Rio Grande do Norte, as provas acontecerão nas cidades de Mossoró, no Colégio Diocesano Santa Luzia, e em Natal, na UNP – Unidade Roberto Freire.

A prova objetiva será composta por 80 questões, do tipo múltipla escolha, que abrange as disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito, além de questões sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94) e seu Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina, Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental e Direito Internacional.

O resultado preliminar da primeira fase tem data provável de 04 de novembro de 2019. O Exame de Ordem é uma realização do Conselho Federal da OAB, por meio da FGV. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado e pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada.

Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.   A Comissão de Exame de Ordem da Seccional Potiguar, presidida por Ricardo Lucena, ressalta que é imprescindível a leitura atenta do edital, que informa os documentos necessários e outras informações importantes para o examinandos. Confira as dicas nas redes sociais da OAB/RN.

Locais de prova:  

NATAL – UNP – AV: ENGENHEIRO ROBERTO FREIRE, 2184 – CAPIM MACIO.

MOSSORÓ – COLÉGIO DIOCESANO SANTA LUZIA. PRAÇA DOM JOÃO COSTA, 511, SANTO ANTÔNIO.

A Caixa Econômica Federal libera a partir desta sexta-feira (18) os saques de até R$ 500 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para não correntistas do banco nascidos em janeiro. Trata-se de uma nova etapa de saques, que começaram em setembro e alcançaram primeiro os correntistas da Caixa, com crédito automático em conta. Neste primeiro lote de não correntistas, 4,1 milhões de pessoas devem retirar o total de R$ 1,8 bilhão, segundo previsão do banco. No total, incluindo todos os lotes, os trabalhadores que não são correntistas da Caixa somam 62,5 milhões de pessoas, que poderão sacar em torno de R$ 25 bilhões.
18
out

@@@ O dia de hoje na História… @@@

Postado às 6:53 Hs

18 de outubro:
Dia do Pintor.
Dia do Médico.
Dia de São Lucas.
Dia do Estivador.
Dia do Securitário
Nesta data em:

1912 – Os reinos da Bulgária, Grécia e Sérvia formam uma aliança contra a Turquia na primeira guerra dos Bálcãs.
1944 – O major-general alemão Erwin Rommel é sepultado com as mais altas honrarias militares do III Reich.
1989 – Vaivem/Ônibus Espacial Atlantis lança Sonda Galileu com o objectivo de chegar a Júpiter.

Nasceram neste dia…

1405 – Papa Pio II (m. 1464).
1517 – Padre Manuel da Nóbrega (imagem), educador e religioso português (m. 1570).
1960 – Jean-Claude Van Damme, ator belga.

Morreram neste dia…

1570 – Padre Manuel da Nóbrega (na imagem), jesuíta missionário português (n. 1517).
1931 – Thomas Edison, inventor estadunidense (n. 1847).
1955 – José Ortega y Gasset, filósofo espanhol (n. 1883).

2000 – Sidney Salkow, cineasta norte-americano (n. 1909)

2007 – Lucky Dube, cantor de reggae sul-africano (n. 1964)

2008 – Eloá Cristina Pimentel, estudante vítima do Caso de Santo André.

2008 – Dave McKenna, pianista estadunidense (n. 1930).
2008 – Dee Dee Warwick, cantora norte-americana (n. 1930).
2008 -Nildon Carlos Braga Veloso, futebolista brasileiro (n. 1943).

Os 95 municípios potiguares que recebem a menor parcela de Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deverão receber R$ 908.352,27, cada, de recursos do pré-sal, segundo números da Estimativa de Valores do Bônus de Assinatura da Cessão Onerosa apresentada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Os valores finais só serão definidos após o leilão de petróleo dos excedentes de barris de petróleo do pré-sal, previsto para ser realizado no próximo dia 6 de novembro.

O município de Natal deve receber R$ 32.552.372,81 segundo os cálculos da Estimativa de Valores do Bônus de Assinatura da Cessão Onerosa. O valor foi definido pelo critério de divisão do Fundo de Participação dos Municípios.

Após Natal, os municípios com maior previsão de recebimento são Mossoró e Parnamirim com R$ 9.596.162,33, cada. O Governo do Estado estima 4,2% do total dos recursos totais da cessão onerosa, o que equivale a um valor entre R$ 325 e 470 milhões, segundo estimativa da Secretaria de Planejamento (Seplan).

A cessão onerosa nada mais é do que a cessão feita pela União à Petrobras, do direito de explorar um total de cinco bilhões de barris do chamado “petróleo equivalente” (que envolve óleo e gás natural) dentro da área do pré-sal, na costa brasileira. Assim, é o rateio entre estados e municípios do bônus dos recursos do leilão de petróleo dos excedentes de barris de petróleo do pré-sal.

Com a presença do deputado federal Baleia Rossi, presidente Nacional do Movimento Democrático Brasileiro, o Diretório Estadual da legenda no Rio Grande do Norte, juntamente com o MDB/MULHER, agendou para o dia 07 de novembro, em Natal, um ATO de filiação partidária dos prefeitos abaixo relacionados, que ingressarão na legenda BACURAU, com vistas a disputar as eleições municipais de 2020:

CAICÓ – Robson Araújo (Batata)

FERNANDO PEDROZA – Sandra Jaqueline Jota Ribeiro

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO – Antonio Freire de Souza Filho

JUNDIÁ – Jose Arnor da Silva

LAGOA DE VELHOS – Sonyara de Souza Ribeiro

SENADOR GEORGINO AVELINO – Stela Barbosa de Sena

TRIUNFO POTIGUAR – Maria Lucia de Azevedo Estevam

VENHA VER – José Célio Chaves de Lima

O líder do PSL na Câmara, deputado Delegado Waldir (PSL-GO), afirmou que vai “implodir” o presidente Jair Bolsonaro, a quem chamou de “vagabundo”. A declaração do deputado consta de um áudio que passou a circular hoje, depois de revelado pelo portal R7. Ontem, Waldir já havia acusado Bolsonaro de pressionar deputados para destituí-lo da função de líder do PSL e pôr no cargo o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). “Eu vou implodir o presidente. Aí eu mostro a gravação dele, eu tenho a gravação. Não tem conversa, não tem conversa. Eu implodo o presidente. [trecho inaudível] Acabou, acabou. Acabou, cara. Eu sou o cara mais fiel a esse vagabundo. Eu votei nessa porra, eu andei no sol 246 cidades, no sol, gritando o nome desse vagabundo”, afirma Waldir na gravação.

O presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, assinou a destituição do senador Flávio Bolsonaro e do deputado federal Eduardo Bolsonaro do comando do partido no Rio de Janeiro e em São Paulo, respectivamente. A informação é da revista Crusoé.

Os filhos do presidente Jair Bolsonaro ainda não foram notificados oficialmente da decisão. De acordo com aliados de Bivar, no lugar de Flávio assumirá o deputado federal Sargento Gurgel, atual coordenador geral da bancada fluminense na Câmara. Já o substituto de Eduardo deve ser o deputado federal Júnior Bozzella, que vem atuando como porta-voz da ala bivarista na Casa.

A decisão deve agravar ainda mais a crise interna enfrentada pelo PSL. Nesta quinta-feira (17), Bolsonaro substituiu a liderança do governo no Congresso. No lugar da deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) foi colocado o senador Eduardo Gomes (MDB-GO).

Jovem Pan

O presidente Jair Bolsonaro decidiu, hoje, tirar a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) do comando da liderança do governo no Congresso. O presidente escolheu o senador Eduardo Gomes (MDB-GO) para substituir a deputada no cargo. A deputada assinou a lista de apoio à manutenção do deputado Delegado Waldir (GO) na liderança do PSL na Câmara dos Deputados. A lista foi validada pela Câmara no início desta tarde e Waldir mantido no cargo. Das três listas de assinaturas protocoladas na Secretaria-Geral da Mesa da Câmara, duas eram em apoio ao deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro. Uma continha 26 assinaturas válidas e outra, 24. A lista em apoio a Delegado Waldir tinha 29.

Depois de recuperar a capacidade de endividamento do Município, a Prefeitura de Mossoró negocia com a Caixa Econômica Federal, empréstimo de até R$ 150 milhões. O Poder Executivo já encaminhou à Câmara Municipal, na última terça-feira (15) o projeto de lei 1.214, solicitando autorização legislativa para que o empréstimo seja realizado.

De acordo com o PL, os recursos destinam-se a investimento em obras de infraestrutura urbana e construção de prédios públicos. O projeto tramitará em regime de urgência. A expectativa é de que a matéria seja votada já durante a próxima semana. O dinheiro da operação de crédito será utilizado pela Prefeitura para a realização de obras de infraestrutura urbana, com destaque para obras de pavimentação e de saneamento. Os recursos também serão investidos na construção e reformas de prédios públicos.

O empréstimo está inserido no Programa de Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (FINISA). Como garantia de pagamento, a Prefeitura de Mossoró apresenta as receitas provenientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O parágrafo primeiro do artigo 2° do projeto de lei enviado à Câmara detalha que para a efetivação da cessão ou vinculação dos recursos do FPM, fica o Banco do Brasil autorizado a transferir os recursos cedidos ou vinculados nos montantes necessários à amortização da dívida.

De fato

out 19
sábado
07 53
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
16 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5803392 VISITAS

Facebook

Twitter

Instagram