O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu, hoje, a aprovação de mudanças no sistema eleitoral para as eleições municipais de 2020. Maia disse que seria um “marco para a política” se houvesse um consenso em torno da aprovação de alterações no sistema eleitoral. Para valer nas eleições municipais do ano que vem, qualquer mudança nas regras deve ser aprovada pelo Congresso Nacional até outubro, um ano antes do pleito. Ao deixar a Câmara para uma viagem a São Paulo, Maia citou diferentes propostas de mudanças no sistema eleitoral, mas defendeu uma, do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, que presidirá o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante as eleições municipais do ano que vem. Pelo projeto, segundo Maia, seriam realizadas já no ano que vem eleições no modelo distrital misto em cidades com mais de 200 mil habitantes.
No melhor do estilo Fest Bossa & Jazz reuniu mais de 25 mil pessoas durante edição na Praia da Pipa, o evento se despediu da edição comemorativa de 10 anos – etapa na Praia da Pipa-RN -, no último domingo (18), em um momento regado com muita música e descontração, no Pipa Beach Club, diante a um lindo pôr do sol. Com o local lotado, vários artistas dividiram o palco na última Jam Session, da 19ª edição, e presentearam o público com uma mistura de ritmos envolventes. Durante quatro dias o Festival reuniu nas ruas, praça, praia, bares e restaurantes mais de 25 mil pessoas. Pelo caminho, a diversidade se unia em um só coro quando se tratava do festival. Entre sorrisos e danças, as atrações caíram no gosto do público. “Esse é o quinto ano consecutivo que venho a Pipa por causa do Fest Bossa & Jazz. O novo formato e as bandas escolhidas são, sem dúvida, um diferencial”, comenta o publicitário Carlos Almeida, que acrescenta, “Foi bom descobrir alguns artistas que eu não conhecia, como a Indiana Nomma, Cacá Magalhães com a Banda Terráquea, e outros”.
OBVIO RN começa a expor os primeiros dados sobre seu estudo das taxas de suicídios no RN (cooperação com a UFRN). Seguem algumas reflexões primeiras. 40% dos suicidados tinham renda de até 4 salários mínimos, seguido por 22,9% sem atividade remunerada, até dois SM com 21,6%. 50% dos suicidados no estado (2011-2019) são agricultores, aposentados, estudantes e trabalhadores da construção civil. O desalento, depressão e outros fatores ajudam a pensar o fenômeno.
20
ago

Em destaque: MCJ 2020 é lançado

Postado às 15:04 Hs

Um encontro de tradições, costumes, comidas típicas, música e muita cultura de todos os Estados da Região Nordeste. Esta é a proposta para o Mossoró Cidade Junina 2020, lançado nesta segunda-feira, 19, pela Prefeitura Municipal de Mossoró. O objetivo do lançamento ainda em 2019 é dispor maior possibilidade para a cadeia econômica e turística e a busca de captação de recursos para a realização do evento.

O MCJ 2020 terá como slogan um chamamento para um grande encontro em junho do próximo ano: “Eita, o Nordeste está todo aqui”. “Nosso objetivo é também mostrar Mossoró como um ponto de encontro de todos os Estados do Nordeste durante as festividades juninas, em uma grande festa e cada Estado terá seu patrono”, destacou o secretário de Cultura, Eduardo Falcão.

A programação será iniciada no dia 6 de junho, com o maior bloco junino do Brasil, o Pingo da Mei Dia, e encerrada com o Boca da Noite dia 04 de julho. “Além da questão das parcerias, a antecipação do projeto também vai nos possibilitar buscar o apoio da Lei Câmara Cascudo e da Lei Rouanet, que são leis de incentivo à Cultura e tem prazo de até novembro deste ano para inscrição dos projetos”, continuou.

Entre o Pingo da Mei Dia e o Boca da Noite a programação contará com festejos de quinta a sábado em todos os polos. Nos polos Cidadela e Chuva de Bala, a programação será de quarta a domingo. “Durante todos esses dias, vamos passear pela Cultura do Maranhão de João do Vale, do Piauí dos Folguedos, do humor cearense, do RN de Câmara Cascudo, da Paraíba de Jackson do Pandeiro, Pernambuco de Luiz Gonzaga e Domiguinhos, Alagoas de Hermeto Pascoal, Sergipe de tantos cajus e castanhas, e da Bahia de Jorge Amado”, acrescentou Eduardo Falcão.

E as novidades não param por aí. Além dos oito polos culturais que foram sucesso em 2019, em 2020 a cultura nordestina vai se encontrar no Polo de Tradições Nordestinas, que será montado na Praça de Eventos, com estandes de todos os nove Estados da Região. “Além da mostra das culturas nesses estandes, teremos um dia especial para cada Estado, quando todos os demais polos também farão homenagens àquele Estado simultaneamente, com música, dança e muita cultura”, destacou a prefeita Rosalba Ciarlini.

Três atrações confirmadas

Durante o lançamento do projeto inicial do evento no Memorial da Resistência, a prefeita Rosalba Ciarlini anunciou a presença de três atrações que vão se apresentar no polo da Estação das Artes Elizeu Ventania, cada uma representando seu Estado.

O Estado da Paraíba será representado pelo cantor Zé Ramalho, Pernambuco terá como representante, visto o sucesso dos últimos dois anos, Alceu Valença, e o Rio Grande do Norte estará representado por Xand Avião.

Informações: Assessoria da PMM

Do Blog:

Como sempre fazemos estivemos presente e o blog registrou uma audiência especial nesta data. O Assunto MCJ 2020 já passa a ser utilizado e no blog é referência graça a você web leitor.

Mossoró te espera de braços abertos em junho de 04 de junho à 06 de julho para encontro do Nordeste em Mossoró  “Eita, o Nordeste está todo aqui”. A 24ª edição tá só começando…

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), reiterou, hoje, a urgência da Reforma da Previdência para destravar investimentos e retomar o crescimento econômico. Durante audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça, ele lembrou que o governo federal solicitou ao Congresso Nacional, na forma do PLN 4, autorização para tomar empréstimo no valor de R$ 240 bilhões para pagar aposentadorias e benefícios assistenciais. “O Estado brasileiro faliu. Os estados brasileiros estão falidos – todos batendo à porta do Tesouro Nacional para poder fechar as suas contas”, afirmou.

Fernando Bezerra Coelho também chamou a atenção para o baixo investimento do governo em obras, educação e saúde. “Sou do Nordeste, de Pernambuco, e nunca investimos tão pouco no sentido de fortalecer a infraestrutura hídrica. Tenho conterrâneos sem acesso à água e vejo discursos em defesa de salários e aposentadorias”.

O líder do governo defendeu agilidade na tramitação da Reforma da Previdência. “É evidente que estamos diante de um desafio de evitar equívocos, omissões e injustiças, e procurar fazer uma reforma mais justa possível. Mas nunca negá-la”, disse.

Blog do Magno

Sem recursos em razão dos cortes de orçamento que vêm sendo feitos desde o início do ano, a Receita Federal terá de desligar todos os seus sistemas informatizados a partir do dia 25 deste mês. Segundo fontes ouvidas pelo Estadão/Broadcast, já circula um aviso interno entre as áreas do órgão informando que, se não forem liberadas mais verbas do orçamento, os sistemas responsáveis por emissão de CPF e processamento de restituições de Imposto de Renda serão desligados, entre outros.

O Ministério da Educação (MEC) quer adotar índices de pesquisa, empregabilidade e desempenho como critérios para alterar o repasse de recursos para universidades federais. O índice de governança medido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2018 também deve ser levado em conta na proposta do ministério.
Na matriz orçamentária atual, 90% dos recursos são passados conforme o tamanho da instituição e 10% por eficiência. O governo quer mudar estes índices. Em 2018, o TCU fez um relatório de governança com 498 órgãos e entidades públicas, entre elas as 63 universidades federais. O relatório adota três eixos para avaliação: estratégia, accountability e gestão de riscos.
“86% das instituições federais de ensino superior tem nota abaixo de cinquenta por cento e o índice vai de 0 a 100”, afirma Arnaldo Barbosa Lima Junior, secretário de Ensino Superior do MEC.

O Senado tem tudo para virar uma área complicada politicamente para Jair Bolsonaro. Duas votações de grande sensibilidade política poderão acontecer quase ao mesmo tempo na Casa. Erra quem pensa que se trata da reforma da Previdência ou do Pacto Federativo. Os olhos do presidente não parecem estar voltados para a discussão dessas pautas, que fazem parte da agenda econômica e têm sido tocadas muito mais pelo empenho do Congresso e da equipe econômica. As duas discussões que podem virar campo minado para o presidente

E devem ser tratadas nas próximas semanas são a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), seu filho, para a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos, e a escolha de quem vai comandar a Procuradoria-Geral da República.

Nos dois casos, uma eventual derrota causará um pesado desgaste para o governo. Por isso, tratar dos temas simultaneamente aumenta a dificuldade de aprovação de duas matérias que já seriam áridas isoladamente. Eduardo Bolsonaro ainda não tem votos para ser aprovado – e talvez nem venha a ter. Já em relação ao futuro PGR, o presidente ainda não bateu o martelo, mas uma das opções possíveis é o subprocurador Antonio Carlos Simões Soares, que teria o apoio do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), outro dos filhos do presidente. Bastou seu nome surgir como uma possibilidade para que começasse a ser torpedeado.

(Estadão BR 18 – Marcelo de Moraes)

 

 

20
ago

@@@ O dia de Hoje na História… @@@

Postado às 6:49 Hs

20 de agosto:
Dia do Vizinho;
Dia do Maçom e do Papeleiro.
Dia de São Bernardo e São Samuel
Nesta data em:

1975 – A NASA lança a sonda Viking 1 em direção a Marte.
1988 – Guerra Irã-Iraque: um cessar-fogo é concedido, depois de quase oito anos de guerra.
1998 – A Suprema Corte do Canadá indica que o Quebec não poderá separar-se legalmente do Canadá sem autorização do governo federal.

Nasceram neste dia…

1779 – Jöns Jacob Berzelius, químico sueco (m. 1848).
1840 – H. P. Lovecraft, escritor estadunidense (m. 1937).
1923 – Dina Mangabeira, poetisa brasileira (m. 2000).

Morreram neste dia…

1580 – Jerónimo Osório, historiador português (n. 1506).
1915 – Paul Ehrlich, bacteriologista alemão (n. 1854).
2001 – Fred Hoyle, astrônomo britânico (n. 1915).
2008- Leopoldo Serran, roteirista brasileiro (n. 1942).
2017 — Jerry Lewis, comediante estadunidense (n. 1926).
A mudança do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Banco Central será feita via medida provisória (MP) pelo presidente Jair Bolsonaro. A informação foi confirmada hoje (19) pelo porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros. Segundo o porta-voz, Bolsonaro conversou sobre o assunto tanto com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, quanto com o chefe da pasta da Economia, Paulo Guedes. “[A transferência do Coaf] será executada por meio de medida provisória, colocando esse órgão no guarda-chuva do Banco Central e gerido por funcionários de carreira dessa instituição”, disse o porta-voz.
19
ago

Informativo

Postado às 20:55 Hs

Manutenção da Adutora Monsenhor Expedito quarta (21) afeta abastecimento de cidade atendidas

O abastecimento de água pela Adutora Monsenhor Expedito será suspenso nesta quarta-feira (21), das 6h às 18h, para realização de uma manutenção na Estação 2, em Monte Alegre. Em função do serviço, as 30 cidades atendidas pelo sistema ficarão sem fornecimento de água temporariamente. Após a conclusão da intervenção, o fornecimento será retomado e deve ser normalizado gradualmente em aproximadamente 48 horas.

As localidades afetadas são: Rui Barbosa, São Pedro, São Tomé, São Paulo do Potengi, Japi, Coronel Ezequiel, Jaçanã, São Bento do Trairi, Lajes Pintadas, São José de Campestre, Serrinha, Sítio Novo, Boa Saúde, Serra Caiada, Lagoa de Velhos, Barcelona, Bom Jesus, Lagoa Salgada, Lagoa de Pedras, Tangará, Santa Cruz, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Passa e Fica, Lagoa D`anta, Monte Alegre, Ielmo Marinho, Santa Maria, Senador Eloi de Souza e Campo Redondo.

19
ago

Mossoró Cidade Junina 2020 é lançado

Postado às 20:30 Hs

A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) lançou na noite desta  segunda- feira (19) a o pré lançamento da programação do Mossoró Cidade Junina 2020, em solenidade no Memorial da Resistência, no Corredor Cultural – Avenida Rio Branco em sua 24ª edição.

O Mossoró começa dia 06 de junho com o Pingo da Mei Dia. Também foram apresentadas as novidades em toda a estrutura da festa, que é considerada entre as maiores do gênero no País. Como o Polo de Tradicionais Nordestinas que ficará na Praça de Eventos.

A programação terá atrações de quinta a sábado. Nos polos Cidadela e Chuva de Bala, a programação será de quarta a domingo.

Além dos oito polos culturais que foram sucesso em 2019, em 2020 a cultura nordestina vai se encontrar no Polo de Tradições Nordestinas, que será montado na Praça de Eventos, com estandes de todos os nove Estados da Região.

O objetivo principal da antecipação é captar patrocinadores e divulgar para as agências de viagens o evento potiguar mais destacado do calendário cultural que o nosso São João, tornando Mossoró destino de muitos.

A publicidade e concepção visual está a cargo da Zumba Publicidade. Eita, o Nordeste todo tá aqui...é o tema central do MCJ 2020 que acontece de 6 de junho à 4 de julho do próximo ano.

Os shows na Estação das Artes Elizeu Ventania terá atrações nacionais e regionais, com destaque para Alceu Valença, Xand Avião e Zé Ramalho foram anunciadas com atrações que estarão em Mossoró no próximo ano.

Já o encerramento do MCJ, no dia 04  de julho com o comboio “Boca da Noite”.

 

19
ago

Dinheiro circulando…

Postado às 15:40 Hs

Caixa e BB iniciam pagamento de cotas do PIS/Pasep

Quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 4 de outubro de 1988 começa a receber hoje (19) as cotas do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). A Caixa Econômica Federal, que administra o PIS, e o Banco do Brasil (BB), que administra o Pasep, começam a depositar o dinheiro nas contas dos correntistas das duas instituições.

Os demais cotistas poderão fazer os resgates conforme calendário divulgado pela Caixa e o Banco do Brasil. Segundo a Medida Provisória (MP) 889/2019, os recursos do fundo ficarão disponíveis para todos os cotistas, sem limite de idade. Diferentemente dos saques anteriores, agora não há prazo final para a retirada do dinheiro.

19
ago

Charge: Eita mania…

Postado às 14:43 Hs

Charge do Duke

Metade da população brasileira não conta com rede de esgoto, o que torna crítico o projeto de saneamento e, na ausência de medidas concretas, avançam as doenças. Na minha impressão, quase a metade das moléstias causadas por contaminação são resultado da deficiência nos serviços básicos de abastecimento de agua e tratamento de esgotos. O tema, manchete principal da edição de O Globo, domingo, baseia-se na reportagem de Marcelo Correia. Os dados oficiais, de outro lado, acentuam uma segunda contradição. Do ano 2010 a 2017 as estatais de saneamento investiram 59,7 bilhões de reais e gastaram 68,1 bilhões com as folhas de pagamento.
O mercado financeiro aumentou a projeção para o crescimento da economia e reduziu a estimativa de inflação para este ano. Segundo o boletim Focus, pesquisa divulgada todas as semanas pelo Banco Central (BC), a previsão para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – foi ajustada de 0,81% para 0,83% neste ano. Segundo a pesquisa, a previsão para 2020 também subiu, ao passar de 2,1% para 2,2%. Para 2021 e 2022 não houve alteração nas estimativas: 2,5%.
O governo quer encerrar nesta semana a transferência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Banco Central (BC) , o que resultará na saída imediata do atual presidente do órgão,Roberto Leonel . Ele foi indicado pelo ministro da Justiça, Sergio Moro , e, nas últimas semanas, tornou-se alvo da insatisfação do presidente Jair Bolsonaro . A medida provisória (MP) que promove essa mudança foi assinada na última sexta-feira pelo ministro da Economia, Paulo Guedes , e enviada à Secretaria-Geral da Presidência. O texto está sob análise técnica e a expectativa dentro do ministério da Economia é que ela seja publicada a partir de amanhã.

A derrubada da medida provisória 879, que vence na quarta (21), pode prejudicar os planos do governo de privatizar a Eletrobras ainda neste ano. Sem ela, a estatal terá que assumir dívidas de subsidiárias, o que comprometerá seu balanço e poderá afetar o preço de suas ações.

Mata no peito –  O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse a integrantes da equipe econômica que, se a Câmara aprovasse o texto até terça (20), garantiria a votação a jato na Casa. Até os mais otimistas desconfiaram.

Alcolumbre tem demonstrado especial disposição em acelerar a agenda de Paulo Guedes e já é considerado parceiro entre aliados do ministro, que até então tinham Rodrigo Maia (DEM-RJ) como preferido.  (`Painel – FSP)

ago 20
terça-feira
20 04
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
15 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5794043 VISITAS

Facebook

Twitter

Instagram