A defesa do jornalista do The Intercept Brasil Gleen Greenwald apresentou recurso em primeira instância pedindo a rejeição da denúncia apresentada contra ele pelo Ministério Público Federal, por suposto auxílio e orientação aos responsáveis pela captação de mensagens hackeadas de celulares de autoridades – ação alvo da operação Spoofing.

De acordo com informações publicadas pelo Painel da Folha de S. Paulo, os advogados argumentam que o MPF violou a autoridade do ministro Gilmar Mendes (que havia proibido investigação contra o jornalista), apontam ilegalidade na conduta da procuradoria (ao não ter pedido à Justiça acesso às conversas citadas na denúncia, que são protegidas pelo sigilo de fonte), e questionam ainda a responsabilização de Greenwald sem comprovação de cometimento de delito.

O recurso foi apresentado à 10ª Vara Federal, mas não impede possível movimentação junto ao STF.Na 1ª instância.

23
jan

Sisu registra 2,5 milhões de inscrições

Postado às 11:44 Hs

Mais de 2,5 milhões de inscrições foram realizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até as 20h20 da quarta-feira (22). Segundo o Ministério da Educação, o número de inscritos chegou a 1,31 milhão de estudantes.

“O sistema está rodando normalmente. Não teve interrupção. Está tudo funcionando”, disse o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em vídeo publicado em rede social.

A pasta ressalta que entre meia-noite e 1 h desta quinta-feira (23), o Sisu será interrompido para que seja realizada a classificação de todas as inscrições. O período para inscrições no Sisu fica aberto até as 23h59 do dia 26. O Sisu é a principal forma de acesso ao ensino superior público com a nota do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgada na semana passada.

23
jan

CARNAVAL TRADIÇÃO 2020 DE ALEXANDRIA

Postado às 11:10 Hs

CARNAVAL TRADIÇÃO 2020,  DE ALEXANDRIA/RN
Confira abaixo a programação oficial
QUINTA-FEIRA 20/02
A partir das 23h
Saia Rodada  / Mozão
SEXTA-FEIRA 21/02
A partir das 23h
– Forró Danado  /  Forró dos 3
SÁBADO 22/02
A partir das 17h
– Woney Fontes – mela mela
– Guilherme Sousa / Fabiano Show  Aline e Dayvid /- Flávio e Pisada Quente
DOMINGO 23/02
A partir das 16:30
– Tote Barreto – Carnaval das Crianças – Fabiano Show – mela mela
– Cleilton Silva /  Breno Andrade /  Furacão Love /  Bonde do Brasil
SEGUNDA-FEIRA 24/02
A partir das 17h
– Fabiano Show – mela mela
– Fabiano Cardoso e Forró Pegada Quente / – Everaldo Miguel / Walkyria Santos / André Luvi
TERÇA-FEIRA 25/02
A partir das 17h
– Fabiano Show – mela mela
– Woney Fontes /  Cleilton Silva /  Luan Pakerô /  Bonde do Maluco.
#carnavaltradicaodealexandria #alexandria #carnaval #tradicao #carnaval2020 #contagemregressiva #vemcarnaval #alexandriarn
Indico :   Alexandria espera receber um grande número de turistas de todas as regiões do estado.

Alexandria fica a 183 Km de Mossoró pela RN 117. Agende-se !

23
jan

Informes

Postado às 11:03 Hs

Problemas elétricos também afetaram abastecimento em cidades do interior

Além de Natal, outras cidades tiveram o abastecimento afetado pela instabilidade na energia elétrica na madrugada desta quarta-feira. Na Grande Natal, o bairro de Nova Parnamirim, em Parnamirim, teve o fornecimento de água suspenso em decorrência da parada de alguns poços. Lá, o abastecimento também está suspenso por causa das obras de esgotamento sanitário na Avenida Maria Lacerda. A previsão de retorno do funcionamento do sistema é para o final da tarde desta quarta.

Na região Agreste, o sistema de abastecimento que atende sete municípios parou na madrugada. Foram afetados pelo problema Pedro Velho, Montanhas, Nova Cruz, Santo Antônio, Várzea, Passagem e Espírito Santo. A Caern acionou a Cosern, que já está com equipe trabalhando no local. A previsão de retorno do funcionamento do sistema é para o início da tarde.

Adutora Sertão Central

A adutora Sertão Central Cabugi está paralisada após a oscilação de tensão elétrica. A Caern constatou baixa tensão que impede o funcionamento do sistema e aguarda a Cosern para averiguar a situação. As cidades de Angicos, Fernando Pedrosa, Pedro Avelino, Lajes, Caiçara, Pedra Preta, Jardim de Angicos, Riachuelo e a comunidade de Cachoeira do Sapo são abastecidas pela adutora. Por enquanto, não há previsão de retorno do abastecimento.

Angicos

O quadro elétrico, que mantém o conjunto motobomba da cidade de Angicos funcionando, também queimou após a oscilação de tensão. O equipamento é necessário para bombear a água que chega à cidade pela adutora Sertão Central até o reservatório.  Os danos estão sendo averiguados, e somente após avaliação completa, será possível informar a previsão de retorno do abastecimento de Angicos.

23
jan

@@@ O dia de hoje na História… @@@

Postado às 6:45 Hs

23 de janeiro: 
Dia de Santo Ildefonso.
Dia da Escola Militar (1855)
Dia do Futebol profissional brasileiro.
Nesta data em:

1368 – Zhū Yuánzhāng ascende ao trono da China como Imperador Hongwu, dando início à Dinastia Ming.
1808 – Dom João VI e a Família Real Portuguesa desembarcam na Bahia, fugindo das invasões napoleónicas.
1960 – O batiscafo Trieste atinge a profundidade recorde de 10 916 m, no Challenger Deep da Fossa das Marianas.

Nasceram neste dia…

1898 – Sergei Eisenstein, cineasta soviético (m. 1948).
1832 – Édouard Manet, pintor francês, um dos fundadores da arte moderna (m. 1883).
1941 – João Ubaldo Ribeiro (na imagem), escritor brasileiro.

Morreram neste dia…

1931 – Anna Pavlova, bailarina russa (n. 1881).
1944 – Edvard Munch, pintor norueguês, precursor do expressionismo (n. 1863).
1986 – Joseph Beuys, artista alemão, pioneiro do movimento ambientalista (n. 1921).

1989 – Salvador Dalí, pintor espanhol

2002 – Pierre Bourdieu, sociólogo francês (n. 1930)

2005 – Johnny Carson, humorista estadunidense (n. 1925)

2007 – Leopoldo Pirelli, empresário italiano (n. 1925).

2008 — Stein Rønning, karateka norueguês (n. 1925).

2009 — Héctor Rossetto, enxadrista argentino (n. 1922).

2010 — Ariosto Teixeira, jornalista, poeta e escritor brasileiro (n. 1953).

2015 — Abdullah da Arábia Saudita (n. 1924).

2018 — Nicanor Parra, poeta e matemático chileno. (n. 1914).

2019 — Caio Junqueira, ator brasileiro (n. 1976).

Há cerca de oito anos, os servidores públicos estaduais do Rio Grande do Norte não tinham previsibilidade de quando iriam receber seus salários e agora têm um calendário anual. O Governo do RN divulgou, nesta quarta-feira (22), as datas de pagamentos das folhas para o ano 2020. De fevereiro a dezembro, os servidores que ganham até R$ 4 mil e os agentes da Segurança receberão seus provimentos integralmente no dia 15 ou 14, a depender do mês, e os demais receberão 30% nesse dia e o restante no último dia do mês. Os servidores dos órgãos de arrecadação própria continuarão recebendo no último dia útil. O anúncio foi feito na reunião do Fórum dos Servidores, realizada no Auditório da Governadoria. Para a governadora Fátima Bezerra, que não participou da reunião, mas acompanhou as decisões da equipe econômica, a divulgação do calendário é uma forma de demonstrar respeito aos servidores. “Há muitos anos que o funcionalismo não fazia ideia de quando iria receber seus provimentos. Mas desde o ano passado, temos tido o compromisso de garantir o pagamento no mês trabalhado e este ano decidimos elaborar o calendário anual para que todos possam se organizar”, disse.
As Eleições Municipais de 2020 só ocorrerão em outubro, mas a contagem regressiva para o dia da votação começou no fim do ano passado, com a aprovação e a publicação das resoluções do Tribunal Superior Eleitoral que normatizarão o pleito. As etapas do processo eleitoral estão descritas no cronograma previsto na Resolução TSE nº 23.606/2019, que estabelece, mês a mês, as datas do Calendário Eleitoral. Segundo a Resolução, a partir do dia 1º de janeiro as pesquisas eleitorais devem ser registradas, até cinco dias antes da divulgação, no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) da Justiça Eleitoral. A norma também proíbe, a partir dessa data, a distribuição de bens e valores pela Administração Pública, a execução de programas sociais por entidade vinculada a pré-candidato e a realização de publicidade de órgãos públicos com custos superiores à média dos gastos no primeiro semestre dos últimos três anos. A chamada janela eleitoral, período em que vereadores podem mudar de partido para concorrer à eleição (majoritária ou proporcional) de outubro sem incorrer em infidelidade partidária, ficou fixada de 5 de março a 3 de abril.
22
jan

Mensagem anual

Postado às 18:46 Hs

Câmara retoma sessões dia 4

A Câmara Municipal de Mossoró retomará as sessões plenárias em 2020, próximo dia 4 de fevereiro (terça-feira), às 9h, com a leitura da mensagem anual do Executivo, pela prefeita Rosalba Ciarlini (PP). A sessão inaugural será dedicada exclusivamente à mensagem, que pode ser repercutida pelos vereadores e vereadoras dia 5 de fevereiro (quarta-feira), a primeira sessão ordinária do ano.

Mais cedo

A partir deste ano, o plenário retorna às atividades mais cedo devido à redução do recesso parlamentar, em 2019, o que antecipou o recomeço das sessões ordinárias em 15 dias. Até 2019, a abertura ocorria após o dia 15 de fevereiro. Agora, a data base é 1º de fevereiro. A medida reduziu o recesso do meio e final de ano e acrescentou 38 dias úteis ao plenário.

Além dos vereadores e da prefeita, a sessão reunirá ainda outros representantes da sociedade e será aberta ao público, que pode acompanhar a solenidade das galerias do plenário.

Fonte: Saulo Vale

22
jan

Charge: Eita Brasil que não melhora

Postado às 18:38 Hs

Charge do Duke

Por Pedro do Coutto

Os dados são do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e serviram de base para reportagem de página inteira da edição de ontem da Folha de São Paulo. O IVC, antes da mudança, chamava-se Instituto Verificador de Circulação. Mas agora, com o extraordinário avanço do meio digital, alterou sua denominação. O crescimento registrado é superexpressivo, principalmente porque o crescimento percentual é várias vezes superior ao crescimento da população brasileira. Falei em população e acrescento que isso deve ser levado em conta quanto ao crescimento do Produto Interno Bruto, no cálculo da renda per capita.

A Folha de São Paulo, no ano passado, liderou o volume mensal da comunicação impressa, registrando 328 mil exemplares contra 323 mil de O Globo e 242 mil de O Estado de São Paulo.

LEITORES DIGITAIS – No universo digital a FSP registrou um acesso de 236 mil leitores, seguida de O Globo, com 223 mil, e de O Estado de São Paulo, 141 mil. Com base nesses números tem-se uma ideia de como está crescendo o mercado digital. Porque os números comparam a circulação de unidades impressas com os meios digitais. Mas essa comparação só pode ser feita pelos proprietários dos jornais nas bancas e assinaturas.

Enquanto isso, país a fora multiplicam-se os sites e as redes sociais, cujo acesso evidentemente é muito mais difícil de medir porque a quantidade de informações veiculadas diariamente através das redes sociais eleva-se a um altíssimo número de mensagens. Porém, com base nos índices de crescimento do universo digital apontado pela Folha, pode se fazer uma ideia do avanço da comunicação projetada nas telas modernas dos computadores.

REDES SOCIAIS – Uma viagem que supera milhões de passageiros nas redes sociais à disposição geral. É verdade que os jornais citados na pesquisa possuem também acessos gratuitos e aqueles pagos. A comunicação gratuita não abrange todas as matérias publicadas.

Mas os números revelados pelo IVC são extremamente importantes para avaliação de um mercado que se expande de forma acelerada. O fato do índice de crescimento superar a taxa demográfica acentua nitidamente uma procura intensa e permanente pelas informações e opiniões que gravitam no espaço da comunicação.

22
jan

Melhora avaliação do governo Bolsonaro

Postado às 18:29 Hs

A avaliação positiva do governo Jair Bolsonaro (sem partido) cresceu de 29,4% para 34,5% nos últimos meses, segundo pesquisa CNT/MDA, divulgada hoje, em Brasília. A avaliação negativa do governo teve queda: passou de 39,5%, em agosto de 2019, para 31%, em janeiro deste ano.

A pesquisa da CNT (Confederação Nacional dos Transporte) foi encomendada ao instituto MDA. O estudo ouviu 2.002 pessoas, de 15 a 18 de janeiro, em 137 municípios de 25 Unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, segundo o instituto. Clique aqui e confira a matéria na íntegra.

Algumas cidades do Rio Grande do Norte tiveram um “semiapagão” no fornecimento de energia elétrica na madrugada desta quarta-feira (22). Em alguns lugares, o fornecimento permaneceu com o funcionamento parcial. A instabilidade durou alguns minutos.

De acordo com a Companhia Energética do RN (Cosern), foram registradas oscilações momentâneas no seu sistema de distribuição, provocadas por distúrbios em linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional que atendem o estado.

Cidades que registraram o problema: Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Taipu, Ceará-Mirim, Extremoz, São José de Mipibu, Bom Jesus, Ipanguaçu, Nísia Floresta, Lagoa de Pedra, Santo Antônio, Jucurutu, Nova Cruz, Goianinha, Canguaretama, Touros, Angicos, São Paulo do Potengi, Acari, Riachuelo e Santa Cruz.

Devido à instabilidade na rede elétrica, a Secretária de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) informou sobre a possibilidade de haver alguns semáforos apagados pela cidade.

 

AGORA RN

22
jan

Reunião confirma inverno para o RN

Postado às 10:43 Hs

Uma nova reunião climática realizada durante toda esta terça-feira (21) confirmou a previsão de chuvas de fevereiro a maio com características  normal e até acima do normal para o Rio Grande do Norte neste ano. A previsão está de acordo com a análise feita na semana passada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).

O encontro, por videoconferência com meteorologistas, pesquisadores e especialistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), aconteceu durante todo o dia e o Chefe da Unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, repercutiu o assunto.

“O que foi apresentado na Funceme é que eles apresentaram mais modelos e deu para constatar claramente que, 99% dos modelos mostravam aquilo que nós definimos: a chuva no Nordeste de fevereiro a maio deverá ficar de normal a acima do normal”, aponta Gilmar.

O Estado já vem registrando boas chuvas nos primeiros dias de 2020. Dados da Emparn mostram que, até o dia 15 de janeiro, o número de precipitações registradas no Estado foi 104,4% maior que o mesmo período do ano passado.

TN

A equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, prepara um corte nas despesas não obrigatórias, como investimentos e custeio da máquina pública, para comportar o aumento do salário mínimo deste ano no Orçamento, de acordo com fontes do governo. O aumento do piso nacional de R$ 1.039, como previsto anteriormente, para R$ 1.045 terá um  impacto de R$ 2,13 bilhões nas contas públicas. Isso ocorreu por causa da inflação em 2019 maior do que prevista pelo próprio governo. O número exato a ser cortado ainda está sendo fechado. Isso porque o governo ainda calcula se outras despesas obrigatórias podem se reduzir, para calcular o que vai ser preciso efetivamente cortar. Em 2020, toda a margem do teto de gastos – regra que limita o crescimento das despesas da União à inflação – já foi usada no Orçamento, impedindo que novos gastos sejam incorporados às contas sem que haja corte equivalente. Isso deve exigir do Poder Executivo a redução de outros dispêndios não obrigatórios para comportar mais despesas obrigatórias, segundo fontes.
21
jan

§ § Espaço Web § ” Nossa Vida “

Postado às 23:42 Hs

Em uma conferência numa universidade americana, Brian Dyson, ex-presidente da Coca-Cola, falou sobre a relação entre o trabalho e outros compromissos da vida. Disse ele:

“Imaginem a vida como um jogo, no qual vocês fazem malabarismo com cinco bolas que lançam ao ar. Essas bolas são: o trabalho, a família, a saúde, os amigos e o espírito.
“O trabalho é uma bola de borracha. Se cair, bate no chão e pula para cima. Mas as quatro outras são de vidro. Se caírem no chão, quebrarão e ficarão permanentemente danificadas.
Entendam isso e busquem o equilíbrio na vida. Como?

1. Não diminuam seu próprio valor, comparando-se com outras pessoas. Somos todos diferentes. Cada um de nós é um ser especial. Não fixem seus objetivos com base no que os outros acham importante. Só vocês estão em condições de escolher o que é melhor para vocês próprios;

2. Dêem valor e respeitem as coisas mais queridas ao seus corações. Apeguem-se a elas como a própria vida. Sem elas a vida carece de sentido. Não deixem que a vida escorra entre os dedos por viverem no passado ou no futuro. Se viverem um dia de cada vez, viverão todos os dias de suas vidas;

3. Não desistam quando ainda são capazes de um esforço a mais. Nada termina até o momento em que se deixa de tentar. Não temam admitir que não são perfeitos;

4. Não temam enfrentar riscos. É correndo riscos que aprendemos a ser valentes;
5. Não excluam o amor de suas vidas dizendo que não se pode encontrá-lo. A melhor forma de receber amor é dá-lo. A forma mais rápida de ficar sem amor é apegar-se demasiado a si próprio. A melhor forma de manter o amor é dar-lhe asas;

6. Não corram tanto pela vida a ponto de esquecerem onde estiveram e para onde vão;

7. Não tenham medo de aprender. O conhecimento é leve. É um tesouro que se carrega facilmente;

8. Não usem imprudentemente o tempo ou as palavras. Não se podem recuperar;

9. A vida não é uma corrida, mas sim uma viagem que deve ser desfrutada a cada passo;

10. Lembre-se: Ontem é história. Amanhã é mistério e Hoje é uma dádiva. Por isso se chama “presente”. Vivam o presente com muita energia!.”

Estes conselhos para viver com equilíbrio são uma verdadeira lição de vida. Simples e objetivos, eles podem nos levar ao sucesso pessoal e empresarial. Leia e releia estes 10 conselhos e faça um exame de consciência. Pessoas equilibradas emocionalmente têm mais sucesso, mais amigos, enfim, vivem mais e melhor.

Por Rodolfo Costa / Correio Braziliense

Depois de toda a polêmica com o dramaturgo Roberto Alvim, agora ex-titular da Secretaria Especial de Cultura, o governo admite que vislumbra na atriz Regina Duarte alguém capaz de conduzir com equilíbrio a política cultural.

O presidente Jair Bolsonaro enxerga nela alguém que vai manter o perfil da direita conservadora, mas com capacidade de acalmar a categoria artística, a sociedade civil e o Congresso. A própria atriz fala em pacificar a relação da classe com o governo.

EXPECTATIVAS – “No parlamento, os acenos feitos por Regina Duarte são bem-avaliados. A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), que a apresentou a Bolsonaro, tem boas expectativas em relação à futura gestão. “Regina Duarte ama o Brasil e o Brasil ama a Regina Duarte. Ela é uma pessoa correta, de direita, conhece a cultura como ninguém e acho que é a pessoa certa para ocupar esse cargo”, afirmou.

A parlamentar evitou dizer, contudo, o que ambas têm conversado sobre a missão à frente da política cultural. O otimismo por uma gestão de pacificação, entretanto, é algo que impera entre congressistas da esquerda e de direita ligados ao setor. Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Produção Cultural e Entretenimento, o deputado Felipe Carreras (PSB-PE) acredita que a atriz poderá construir pontes.

PACIFICAÇÃO – O congressista, membro suplente da Comissão de Cultura no último ano, acredita que, quando há disposição, sempre há espaço para a pacificação. “A Regina é uma grande artista nacional e tem respeito em toda a classe artística. Acho que terá sensibilidade e tem tudo para fazer um grande trabalho. Vou dar esse voto de confiança”, frisou.

“Vamos também marcar uma ida dela à comissão. Quero abrir portas do Congresso e ser uma ponte para que possamos ser parceiros em favor da cultura”, acrescentou.

AGENDA CULTURAL – O deputado Felício Laterça (PSL-RJ), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura e do Desenvolvimento Social e membro titular da Comissão de Cultura, também vai convidá-la para uma audiência. O objetivo é saber quais as prioridades e o que ela pensa para a agenda da política cultural. “Com o Alvim, a cultura nem chegou a entrar nos trilhos. Acredito que, com a Regina, o governo poderá deixar sua marca, dar sua identidade ao setor e pacificar as relações”, analisou.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas, com perigo potencial, em 133 municípios do Rio Grande do Norte – a capital Natal não está entre eles. O alerta é válido das 16h05 desta terça-feira (21) até as 9h da quarta-feira (22).
De acordo com o Inmet, as chuvas terão entre 20 e 30 milímetros por hora ou até até 50 milímetros por dia. Além disso, os ventos serão intensos, atingindo de 40 a 60 km/h. O instituto aponta que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos ou descargas elétricas.
Algumas instruções são dadas pelo Imnet. Em caso de rajadas de vento, o ideal é não se abrigar debaixo de árvores, pois há há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, é recomendados evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

O secretário especial da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, disse, em entrevista à GloboNews, que o déficit primário neste ano pode repetir o “excelente resultado” de 2019, quando, estima o governo, ficou em cerca de R$ 70 bilhões. O resultado oficial do buraco nas contas públicas do governo federal será divulgado na próxima semana. Se confirmada a previsão do governo, o déficit de R$ 70 bilhões corresponderá à metade da meta de R$ 139 bilhões aprovada no Orçamento da União. “Nós tivemos um resultado excelente em 2019, e isso vai ser oficialmente divulgado no dia 31 de janeiro, mas já temos as estimativas de que ele foi muito melhor do que achávamos em janeiro do ano passado”, disse o secretário Waldery Rodrigues, confirmando que o número deve ficar na casa de R$ 70 bilhões.
jan 23
quinta-feira
12 26
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
5 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5812731 VISITAS

Facebook

Twitter

Instagram