O PSDB pediu à Justiça Federal que proíba Carlos Bolsonaro de ocupar qualquer gabinete no Palácio do Planalto e de determinar, ainda que informalmente, qualquer política do governo.

O partido aponta as suspeitas de que, mesmo sem cargo no Executivo, o vereador do Rio tem orientado a comunicação digital do governo, bem como pronunciamentos e declarações Jair Bolsonaro contra o isolamento social na epidemia do novo coronavírus.

“Ao desempenhar ilegalmente atribuições na Presidência da República, cometeu, em tese, crime de usurpação de função pública”, diz a ação. Em caso de decisão favorável, o partido pede que a sentença seja remetida à Câmara dos Vereadores do Rio para que ele tenha o mandato cassado.

Ainda ontem, Rui Falcão, ex-presidente do PT, fez pedido semelhante.

O ANTAGONISTA

O prazo de filiação para quem pretende sair candidato a prefeito ou vereador nas eleições de 04 de outubro deste ano, termina hoje. O mesmo prazo encerra para quem pretende aproveitar a chamada “janela partidária” para trocar de partido e os vereadores em Natal não deixaram para o último dia. Com a proibição das coligações partidárias nas eleições proporcionais, de uma bancada de 29 vereadores, a estratégia política de 15 vereadores foi de juntar nomes com possibilidades em termos eleitorais, sobretudo a bancada de apoio ao prefeito Álvaro Dias (PSDB), que já havia deixado o MDB há mais de duas semanas. Pela composição das novas bancadas partidárias, a base de apoio ao prefeito tem 20 vereadores, dos quais 13 estão em dois partidos – PDT, com oito e PSDB, com cinco, legendas que fizeram, convenientemente, uma troca de vereadores entre si.

No apagar das luzes da janela partidária, encerrada nesta sexta-feira (03), o vereador Rondinelli Carlos assinou filiação ao PL e encerrou a movimentação dos parlamentares municiais de Mossoró para as eleições deste ano. Rondinelli é um dos vereadores mais leais ao rosalbismo na Câmara Municipal.

Muito mais do que apenas uma troca de partida, a chegada de Rondinelli oficializa a chegada do PL, do empresário Jorge do Rosário, presidente municipal da legenda, ao governo da prefeita Rosalba Ciarlini.

PL

A legenda contava, até então, com o vereador oposicionista Ozaniel Mesquita, que saiu hoje da sigla e se filiou ao DEM.  Até aqui, Jorge garante que não há alinhamento dele com o rosalbismo. Pelo menos por enquanto.

Fontes: Portal do Oeste e Saulo Vale

04
abr

@@@ O dia de Hoje na História… @@@

Postado às 6:25 Hs

4 de abril:

Dia do jipe

Dia Nacional de Parkinson.

Dia do Livreiro Católico

Dia de Santo Izidoro

Nesta data em:

1581 – Francis Drake completa uma circum-navegação da Terra e é sagrado cavaleiro por Elizabeth I.

1949 – Doze nações assinam o Tratado do Atlântico Norte, que dá origem à Organização do Tratado do Atlântico Norte.

1968 – Martin Luther King Jr. é assassinado por James Earl Ray em Memphis.

Nasceram neste dia…

 1819 – Rainha D.ª Maria II de Portugal (m. 1853).

1914 – Marguerite Duras, escritora e diretora de cinema francesa (m. 1996).

1958 – Cazuza, cantor e compositor brasileiro (m. 1990).

Morreram neste dia…

 1929 – Karl Benz, engenheiro alemão (n. 1844).

1968 – Assis Chateaubriand, na imagem, jornalista e empresário brasileiro (n. 1892).

1992 – Salgueiro Maia, militar e ativista português (n. 1944).

2000 – Tommaso Buscetta, mafioso italiano (n. 1928).

2004 – Octávio Ianni, sociólogo brasileiro (n. 1926).

2005 – Laerte Morrone, ator brasileiro (n. 1932).

2011 – Jackson Lago, político brasileiro (n. 1934).

2014 – Eugénia Lima, acordeonista portuguesa que ficou conhecida como a rainha do acordeão.

03
abr

Sistema fora do ar

Postado às 18:02 Hs

Um problema técnico entre os sistemas de informática do Tribunal Superior Eleitoral e da Receita Federal, que são interligados, vem causando um verdadeiro pânico entre os partidos políticos de todo o Brasil, pois não estão tendo acesso ao registro de filiação partidária e de registros partidários desde às nove hora da manhã de hoje (03).

O TSE já informou aos partidos políticos o problema e que nas próximas horas o sistema voltará a funcionar normalmente.

03
abr

Ninho Tucano

Postado às 17:47 Hs

Vereadora e ex-vereador se filiam ao PSDB
A vereadora Aline Couto, apesar das conversas com o PL, decidiu seguir outro rumo. Está com a ficha de filiação ao PSDB assinada. Ela deixou o Avante.

Além dela, a formação de nominata do partido incluiu o ex-vereador Jório Nogueira, que deixou o PSD. De acordo com a vereadora PSDBista Sandra Rosado, a partir de agora, o ex-aliado de Robinson Faria deverá apoiar Rosalba Ciarlini. Segundo a parlamentar, a sigla tem mais de 100 novas filiações, incluindo ainda o Capitão Gomes e o empresário Renato Fernandes. Sandra diz, entretanto, que a nominata segue em formação.
Fonte: Blog Carol Ribeiro
A aprovação da condução da crise do novo coronavírus pelo Ministério da Saúde disparou, e já é mais do que o dobro da registrada por Jair Bolsonaro. Governadores e prefeitos também têm avaliação superior à do presidente. É o que revela pesquisa do Datafolha feita de quarta (1º) até esta sexta (3). O levantamento ouviu 1.511 pessoas por telefone, para evitar contato pessoal, e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou menos. Na rodada anterior, feita de 18 a 20 de março, a pasta conduzida por Luiz Henrique Mandetta tinha uma aprovação de 55%. Agora, o número saltou para 76%, enquanto a reprovação caiu de 12% para 5%. Foi de 31% para 18% o número daqueles que veem um trabalho regular da Saúde. Já o presidente viu sua reprovação na emergência sanitária subir de 33% para 39%, crescimento no limite da margem de erro. A aprovação segue estável (33% ante 35%), assim como a avaliação regular (26% para 25%).
Durante a ligação, o presidente teria dito ao ministro da Saúde que ele deveria pedir demissão e deixar o governo. Mandetta rebateu de pronto: “O senhor que me demita, presidente”. Carolina Antunes/PR No jantar que teve com Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia na noite desta quinta — como o Radar revelou mais cedo –, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, narrou aos chefes do Legislativo o tenso diálogo que travou com o presidente Jair Bolsonaro pelo telefone. Durante a ligação, o presidente teria dito ao ministro da Saúde que ele deveria pedir demissão e deixar o governo. Mandetta rebateu de pronto: “O senhor que me demita, presidente”.
03
abr

FIQUE SABENDO…

Postado às 16:12 Hs

# Vereador Ozaniel deixa PL e migra para DEM

Quase no apagar das luzes da janela eleitoral Ozaniel Mesquita deixou o PL, partido que foi eleito vereador de Mossoró em 2016 e vai disputar reeleição no DEM. O Democratas em Mossoró é presidido pela Ex-prefeita Cláudia Regina e conta com Petras Vinícius no Legislativo mossoroense. Petras Vinícius comemorou a chegada do parlamentar ao DEM. “A chegada de Ozaniel fortalece mais ainda a nossa luta”, diz.

A decisão aconteceu na tarde desta sexta-feira, 03/04, prazo limite para troca de partidos legalmente estabelecido pela justiça eleitoral. Discordâncias dentro do partido levaram a decisão de Ozaniel. O PL de Mossoró presidido por Jorge do Rosário abonou filiação do Vereador Rondinelli Carlos e da Vereadora Aline Couto, ambos da base de apoio do executivo municipal.

Nos bastidores circula a informação de que existe a possibilidade do Partido Liberal caminhar junto ao projeto de reeleição da Prefeita Rosalba Ciarlini, líder do PP na cidade. Jorge do Rosário nega a especulação. ( Diário Político / Vonúvio Praxedes )

# PP mais super ainda…

O vereador Emílio Ferreira saiu do PSD e assinou hoje ficha de filiação ao PP, com vistas a sua candidatura à reeleição. Com ele já são oito vereadores no PP: Manoel Bezerra, Zé Peixeiro, Alex Moacir, Flávio Tácito, Ricardo de Dodoca, Tony Cabelos, Francisco Carlos e Emílio Ferreira. Todos candidatos à reeleição, em um chapão articulado pela prefeita Rosalba Ciarlini (PP).

( Blog Saulo Vale )

 

Rodrigo Maia afirmou nesta sexta-feira (3) que não está em seu radar discutir de Jair Bolsonaro. “No meu radar só tem um tema, superar a crise, salvar vidas, garantir empregos e a solvência das empresas, sobretudo as de menor porte”, disse, em videoconferência promovida pelo Valor.

E acrescentou  “Não gosto de ser comentarista do presidente da República, apesar das minhas críticas. Bolsonaro escolheu um ótimo ministro da Saúde, que nos comanda de forma competente.”

O Antagonista

03
abr

Chuvas no RN

Postado às 13:07 Hs

Capital potiguar registrou 31,4 milímetros nas últimas 24 horas. No interior, destaque para região Oeste, com São Rafael(29,5 mm), Campo Grande(28,2 mm) e Jucurutu(25 mm), e na região Central, com os municípios de São José do Seridó(25mm) e Cruzeta(21,4 mm). Veja outros municípios:

OESTE POTIGUAR

São Rafael(Emater) 29,5
Campo Grande(Particular 2) 28,2
Campo Grande(Particular) 26,9
São Rafael(Particular Ii) 26,3
Jucurutu(Emater-pedra do Navio) 25,0
Upanema(Prefeitura) 13,5
Janduís(Emater) 11,0
João Dias(Emater) 10,0
Martins(Particular) 8,8
Itajá(Emater) 4,6
Lucrécia(Emater) 3,3
Baraúna(Emater) 2,7
Major Sales(Prefeitura) 2,5
Assu(Emater/st. Casa Forte) 2,0
Caraúbas(Particular) 1,5
Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 0,1

CENTRAL POTIGUAR

São José Do Seridó(Associacao Usuarios Agua) 25,0
Cruzeta(Base Fisica Da Emparn) 21,4
Caicó(Emater) 15,9
Cerro Cora(Emater) 12,5
Caicó(Acude Itans) 11,2
Bodo(Emater/trf p/delegacia) 7,5
São João Do Sabugi(Emater) 7,5
Acari(Particular) 7,0
Currais Novos(Sec Meio Amb. Ex Cersel) 6,3
São José Do Seridó(Fz Caatinga Grande) 5,0
Caicó(Acude Mundo Novo-emparn) 4,0
São Fernando(Emater) 3,2
Angicos(Prefeitura) 1,5
Macau(Posto Nosso Barco) 0,9
Pedro Avelino(Particular) 0,4

AGRESTE POTIGUAR

Vera Cruz(Emater) 5,0
Bento Fernandes(Sec Agricultura) 4,7
Monte Alegre(Emater) 4,0
João Câmara(Centro Saude) 3,7
Monte Das Gameleiras(Emater) 1,0

LESTE POTIGUAR

Natal 31,4
Goianinha(Emater) 19,1
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 13,7
São Gonçalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 8,5

03
abr

Registros

Postado às 11:49 Hs

A secretaria de Estado de Saúde Pública confirmou nesta sexta-feira (3) a quarta morte por Covid-19 no Rio Grande do Norte. A paciente era uma mulher de 90 anos de idade que morava em Mossoró. Ela morreu na semana passada, mas os exames que atestaram a causa da doença só foram concluídos nesta madrugada.

A paciente de 90 anos que teve a morte confirmada é o terceiro óbito registrado só em Mossoró. Também morreram outros três paciente: o professor Luiz di Souza (61 anos), o estudante Matheus Aciole (23 anos), o técnico de enfermagem Luis Alves (48 anos) e agora uma idosa que ainda não teve o nome identificado, com 90 anos de idade.

O óbito estava sendo investigado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Lacen/RN). A paciente, que não teve o nome revelado pelas autoridades de saúde, faleceu na semana passada.

O boletim aponta 176 casos confirmados no Rio Grande do Norte. São 171 residentes em 15 cidades potiguares e cinco são de pessoas residentes em Fortaleza (2), Manaus (1), Recife (1) e Salvador (1), que foram atendidas no RN. ⠀

Os casos confirmados dividem-se da seguinte maneira: Natal (77), Mossoró (43), Parnamirim (17), Assú (6), Apodi (1), Carnaubais (1), Luís Gomes (1), Macaíba (1), Monte Alegre (1), Passa e Fica (1), São Gonçalo do Amarante (9), São José de Mipibu (1), Tibau (1) e Ceará Mirim (3), Baía Formosa (1), Santo Antônio (1), Caraúbas (1), Extremoz (5).

Os casos suspeitos somam 2.288 distribuídos em 134 municípios do RN e de outras regiões do País. 465 casos foram descartados.

Mais da metade da população brasileira está em isolamento em razão da crise do coronavírus. É o que mostra um levantamento da startup brasileira In Loco com base em uma tecnologia que analisa dados de mais de 60 milhões de dispositivos móveis em todo o Brasil.

A empresa de geolocalização criou o Índice de Isolamento Social, que permite mapear a movimentação de pessoas dentro de regiões específicas e medir quais apresentam maior distanciamento social. A pedido da EXAME, a In Loco aplicou a tecnologia do Índice de Isolamento Social às capitais brasileiras, onde vivem cerca de 50 milhões de pessoas.

O último dado disponível, no dia 30 de março, mostra que Florianópolis é a capital que mais aderiu ao isolamento social, com 63% da população reclusa em casa. Na sequência estão Porto Alegre, Brasília e Recife, as três na faixa dos 60%. Boa parte das capitais brasileira está no patamar de 50%. Veja o ranking abaixo:

Desenvolvida há menos de dez dias, a ferramenta é gratuita para os governos acessarem. Até agora, 20 estados já fecharam parceria com a empresa e estão começando a receber relatórios que trazem dados cartográficos e estatísticos, dos quais é possível inferir o percentual de pessoas que não se deslocaram do bairro onde moram.

“A ideia foi aplicar nossa tecnologia de geolocalização para ajudar a orientar as autoridades e os governos a ter iniciativas mais assertivas na crise”, diz André Ferraz, sócio-fundador e presidente da In Loco.

A cidade de Recife, onde fica a sede da In Loco, foi a primeira a usar a ferramenta para agir na contenção da propagação da covid-19.

Com as informações do fluxo de pessoas nas ruas, a prefeitura tem enviado carros de som e de bombeiros aos bairros onde são identificadas baixa adesão ao isolamento social para conscientizar a população do risco de disseminação do coronavírus.

Com base nos dados da startup, é possível notar que a adesão ao isolamento se intensificou a partir do dia 21 de março. Na data, o Brasil havia registrado mais de 1.000 casos de infectados. No mesmo dia, governadores passaram a divulgar medidas de restrição, como o fechamento do comércio e de atividades não essenciais.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, 55% da população estava isolada no sábado 21 de março, data em que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou quarentena por 15 dias no estado como medida de combate à pandemia.

No dia anterior, 20 de março, o percentual da população em isolamento era de 35%. Nos últimos dez dias, o índice da capital paulista não ficou abaixo de 50% em nenhum dia.

Os dados da In Loco mostram também que o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro no dia 24 de março, pedindo o fim do “confinamento em massa” e o retorno ao trabalho, não surtiu efeito.

Em todas as capitais, o índice de isolamento social se manteve estável ou subiu ligeiramente no dia seguinte ao pronunciamento do presidente em cadeia nacional de rádio e TV.

Apesar da adesão inicial, o indicador que mede o distanciamento social tem se mostrado estável em todo o país nos últimos dias.

“É preocupante que os números no Brasil não estejam evoluindo. Cerca de 45% da população ainda resiste ao isolamento e isso coloca em risco a estratégia de contenção da pandemia”, diz Ferraz, cuja empresa atua normalmente com geolocalização aplicada ao varejo e à segurança bancária.

A tecnologia da In Loco consegue coletar a informação da localidade do aparelho por meio de sensores presentes nos smartphones, como Wi-Fi, Bluetooth, GPS, entre outros. Mas a empresa não tem acesso aos dados de identificação civil do dono do celular, como nome, RG, CPF e endereço de e-mail, por exemplo.

Países como China e Coreia do Sul já utilizaram tecnologias de monitoramento populacional para frear o avanço do coronavírus e foram bem-sucedidos com a estratégia. Resta saber se no Brasil a tecnologia também terá papel decisivo na contenção da pandemia que já matou quase 50.000 pessoas no mundo.

Exame

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cogitam adiar as eleições municipais de outubro para dezembro, devido à pandemia do coronavírus. A decisão sobre a data das votações deve ser tomada entre fim de maio e início de junho, a depender da situação sanitária do país. Ainda que o quadro não esteja definido, os ministros descartam a possibilidade de prorrogação dos mandatos atuais. Isso aconteceria se as eleições fossem reagendadas para 2021. Ou, ainda, se houvesse unificação com as eleições gerais de 2022. — A saúde pública, a saúde da população é o bem maior a ser preservado. Por isso, no momento certo será preciso fazer uma avaliação criteriosa acerca desse tema do adiamento das eleições. Mas nós estamos em abril. O debate ainda é precoce. Não há certeza de como a contaminação vai evoluir. Na hipótese de adiamento, ele deve ser pelo período mínimo necessário para que as eleições possam se realizar com segurança para a população. Estamos falando de semanas, talvez dezembro — disse o ministro Luís Roberto Barroso, que vai presidir o TSE a partir de maio.
03
abr

@@@ O dia de Hoje na História… @@@

Postado às 6:50 Hs

3 de abril:
Dia da Verdade.
Dia do Atuário
Dia do Desporto Comunitário
Dia de São Luiz
Nesta data em:
1948 – O presidente Harry Truman assina o Programa de Recuperação Europeia (Plano Marshall) de ajuda econômica e reconstrução de dezesseis países, nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial.
1985 – Desmond Tutu comanda uma marcha pacífica pedindo a libertação de presos políticos na África do Sul.
2004 – Os terroristas islâmicos envolvidos nos atentados de 11 de março de 2004 em Madrid são cercados pela polícia num apartamento e suicidam-se com explosivos.

Nasceram neste dia…

1367 – Henrique IV de Inglaterra (m. 1413).
1924 – Marlon Brando, ator norte-americano (m. 2004).
1948 – Carlos Salinas, político mexicano.

Morreram neste dia…

1882 – Jesse James, criminoso norte-americano (n. 1847).
1954 – Aristides de Sousa Mendes, diplomata português (n. 1885).
2004 – Bibi Vogel, na imagem, atriz brasileira (n. 1942).

2010 – Buza Ferraz, ator brasileiro (n. 1950).

2011 — Gustavo Sondermann, automobilista e instrutor de automobilismo brasileiro (n. 1982).

2016 — Kōji Wada, cantor japonês (n. 1974).

O secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, disse na noite esta quinta-feira (2) que o impacto primário das medidas anunciadas pelo governo é de R$ 224,6 bilhões, o equivalente a 2,95% do Produto Interno Bruto (PIB). Com isso, explicou, o déficit primário estimado para este ano é de R$ 419 bilhões, o correspondente a 5,55% do para o governo central.

O principal efeito é da medida de pagamento extraordinário de R$ 600, com impacto de 1,3% do PIB. O programa de desemprego, terá efeito de 0,68% do PIB. “O déficit será o maior da série, mas é justificável”, disse o secretário, prometendo que essa piora fiscal será circunscrita a 2020 e que a economia vai se recuperar.

O secretário especial da Receita Federal, José Tostes Neto, disse que o governo resolveu manter o cronograma de restituições do IRPF, que inicia-se em maio. A prioridade, como sempre, serão idosos e pessoas com necessidades especiais. O primeiro lote deve liberar R$ 2 bilhões.

Valor Econômico

02
abr

Repasses

Postado às 21:50 Hs

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) homologou, na quarta-feira (1º), acordo judicial firmado entre a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) e o Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Norte (MPT-RN), permitindo a destinação de R$ 13 milhões para ações de prevenção e de combate ao novo coronavírus no Estado. A conciliação, presidida pelo juiz do trabalho Michael Knabben, foi realizada por videoconferência e encerrou ação civil pública proposta em 2010 pelo atual Procurador-chefe do MPT-RN, Xisto Tiago de Medeiros Neto, contando com a cooperação da Cosern, engajada nas ações mitigadoras dos impactos do Covid-19 junto aos órgãos competentes. Os recursos provenientes do acordo serão direcionados às secretarias de Saúde do Estado e dos municípios de Natal e de Parnamirim, à UFRN e à Liga Contra o Câncer.
O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos, nesta quarta-feira (1º), a lei que estabelece um auxílio de R$ 600 mensais, por três meses, a trabalhadores informais. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, anunciou a sanção em rede social. A medida não tinha sido publicada no “Diário Oficial da União” até a publicação desta reportagem. O auxílio tem o objetivo de diminuir o impacto da pandemia do coronavírus na renda dessas pessoas – que não têm carteira assinada e, por isso, foram mais afetadas pelas medidas de isolamento social. Pela manhã, Bolsonaro anunciou em pronunciamento que sancionaria o texto ainda nesta quarta. Segundo ele, o auxílio deverá beneficiar 54 milhões de pessoas, com custo aproximado de R$ 98 bilhões. O governo ainda não anunciou o calendário oficial de pagamento.
abr 4
sábado
11 44
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
20 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5819589 VISITAS

Facebook

Twitter

Instagram