21
set

Acontece

Postado às 20:34 Hs

Eleições simuladas acontecem amanhã (22) em 04 municípios do RN.
 

Neste sábado (22) o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) fará uma Eleição Simulada nos quatro municípios do estado, todos pertencentes à 15ª Zona Eleitoral: São José do Campestre, Serra de São Bento, Lagoa D’Anta e Monte das Gameleiras. O vice-presidente do TRE-RN e Corregedor Eleitoral, Desembargador Cornélio Alves, irá acompanhar a simulação.

Os eleitores desses municípios estão sendo convidados a colaborar com o processo que tem o propósito de testar todo o sistema eleitoral, a qualidade da identificação biométrica, o tempo médio de votação e o sistema de transmissão dos dados das urnas eletrônicas. “Será o grande teste antes de 07 de outubro. Teremos Eleições Gerais, com seis telas de votação e com 100% da biometria. A simulação vai ajudar a Justiça Eleitoral a identificar e corrigir as possíveis falhas”, disse o Desembargador Cornélio Alves.

Nos quatro municípios serão instaladas 17 urnas em quatro escolas, uma em cada sede. O TRE-RN montou uma estrutura para a recepção, coleta e transmissão de dados. Trinta e quatro mesários participarão do processo que irá escolher, de maneira simulada, os candidatos aos cargos de Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual. Eles terão nomes fictícios para a escolha dos eleitores. O horário de votação nos quatro municípios será das 8h às 15h. Assim que a votação for encerrada, os boletins de urna serão enviados pelos quatro pontos de transmissão para a sede do TRE-RN em Natal e o resultado será proclamado pelo Corregedor Eleitoral.

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (21) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o Senado no Rio Grande do Norte:

Capitão Styvenson (Rede): 27%

 Zenaide Maia (PHS): 25%

Garibaldi Filho (MDB): 21%

Geraldo Melo (PSDB): 20%

Jácome (Podemos): 13%

Alexandre Motta (PT): 5%

Magnólia (Solidariedade): 4%

Ana Célia (PSTU): 2%

Telma Gurgel (PSOL): 2%

João Morais (PSTU): 2%

Jurandir Marinho (PRTB): 2%

Levi Costa (PRTB): 1%

Napoleão (Rede): 1%

Dr. Joanilson (DC): 1%

Professor Lailson (PSOL): 1%

Branco/nulo – vaga 1: 17%

Branco/nulo – vaga 2: 28%

Não sabe/não respondeu: 27%

A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Costa Branca. É o segundo levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral. No levantamento anterior, feito de 14 a 16 de agosto, os percentuais de intenção de votos eram os seguintes:

Capitão Styvenson (Rede): 23%

 Zenaide Maia (PHS): 12%

Garibaldi Filho (MDB): 21%

Geraldo Melo (PSDB): 14%

Jácome (Podemos): 7%

Alexandre Motta (PT): 4%

Magnólia (Solidariedade): 2%

Ana Célia (PSTU): 4%

Telma Gurgel (PSOL): 1%

João Morais (PSTU): 2%

Jurandir Marinho (PRTB): 1%

Levi Costa (PRTB): 3%

Dr. Joanilson (DC): 1%

Professor Lailson (PSOL): 1%

Branco/nulo – vaga 1: 28%

Branco/nulo – vaga 2: 46%

Não sabe/não respondeu: 27%

Napoleão (Rede) não pontuou na primeira pesquisa.

Sobre a pesquisa (ficha técnica):

Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Quem foi ouvido: 812 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais

Quando a pesquisa foi feita: 18 a 20 de setembro. Registro no TRE: RN-08720/2018. Registro no TSE: BR‐0811/2018

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro 0% significa que o candidato não atingiu 1%. Traço significa que o candidato não foi citado por nenhum entrevistado.

Pesquisa IBOPE divulgada nesta sexta-feira (21) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o governo do Rio Grande do Norte: Fátima Bezerra (PT): 39% Carlos Eduardo (PDT): 25% Robinson Faria (PSD): 13% Brenno Queiroga (solidariedade): 3% Professor Carlos Alberto (PSOL): 2% Freitas Jr. (Rede): 1% Dário Barbosa (PSTU): 1% Heró Bezerra (PRTB): 1% Brancos/nulos: 11% Não sabe ou não respondeu: 5% A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Costa Branca. É o segundo levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.

Por Andreza Matais / Estadão

A campanha do presidenciável Ciro Gomes (PDT) vai explorar em suas próximas peças pesquisas recentes que apontam o candidato como único a vencer com vantagem Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno. Coordenador da campanha de Ciro, o presidente do partido, Carlos Lupi, diz que a estratégia é tentar convencer o eleitorado, inclusive petista, de que o candidato tem hoje mais chances de “impedir o pior”. A avaliação da campanha é de que, com o discurso, podem ganhar os votos de “petistas lúcidos” que queiram ajudar a deter Bolsonaro.

O entorno de Ciro Gomes explica que os ataques ao PT não serão ideológicos, mas à gestão do candidato Fernando Haddad. A moderação será usada para não perder o apoio dos eleitores da sigla.

VALE TUDO – O desempenho de Ciro fez com que virasse alvo nas redes sociais. Pelo WhatsApp circula um meme no qual o famoso pé-frio Mick Jagger diz que vota no pedetista.

Já Marina Silva comemorou a informação do Datafolha de que os eleitores indecisos são, em sua maioria, mulheres. O entorno da candidata vê melhores chances de crescimento nessa parcela da população.

Para reverter a queda, Marina concentrará sua agenda onde teve bom desempenho nas eleições passadas, como Pará, Bahia e Pernambuco, para recuperar esses votos. A exceção é o DF, onde a equipe avalia que Jair Bolsonaro já está consolidado.

SALTO ALTO – Líder nas pesquisas, Bolsonaro não fará ajustes da campanha nessa reta final. O deputado Major Olimpio (SP) diz que o que precisava ser acertado já foi em jantar nesta semana e agora é tocar o barco. “Estamos a um Alckminzinho de vencer no primeiro turno. É coisa pouca”, provoca, citando seu rival.

Após a estagnação em 9 pontos de Geraldo Alckmin nas pesquisas, presidentes de partidos que compõem o Centro estão tendo de lidar com pedidos de candidatos ao Congresso para tirar dos santinhos a imagem do tucano.

21
set

Em Natal

Postado às 18:06 Hs

Orquestra Sinfônica da UFRN realiza novo concerto neste sábado

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (OSUFRN) realiza, no próximo sábado, 22, seu sexto concerto oficial de 2018. O evento acontecerá em duas sessões, às 18h e às 20h, na Escola de Música (EMUFRN), com regência do maestro André Muniz.
O repertório traz as obras Sinfonia nº 4, escrita em 1806, por Beethoven, e Os Pinheiros de Roma, peça do principal compositor italiano do século XX, Ottorino Respighi. O evento é gratuito e os ingressos podem ser retirados a partir da quinta-feira, 20, na coordenação de eventos da EMUFRN.
Apresentação no Vaticano
A escolha do repertório marca o início oficial das atividades da Orquestra Sinfônica, que participará da audiência geral do Vaticano, com a presença do Papa Francisco, no dia 12 de dezembro. Esta será a segunda vez que a Orquestra se apresenta internacionalmente, a primeira aconteceu em 2015, na Alemanha.

A revitalização do Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pelo atendimento exclusivo de cerca de 75% da população brasileira, hoje estimada em 208,5 milhões de pessoas, está entre os principais desafios do próximo presidente da República, juntamente com a segurança pública e a geração de empregos. Segundo dados do Ministério da Saúde, o SUS é um dos maiores sistemas de saúde do mundo: em 2017 foram realizados 3,9 bilhões de atendimentos na rede credenciada.

Entre os procedimentos mais frequentes, ao longo do ano passado, estão, por exemplo, consulta médica em atenção básica e especializada, visita domiciliar, administração de medicamentos em atenção básica e especializada, aferição de pressão arterial e atendimento médico em UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

21
set

Revitalização

Postado às 13:43 Hs

Ação faz parte de campanha nacional que envolve alunos da Universidade Potiguar. A Casa do Estudante de Mossoró ganhará uma revitalização no próximo sábado (22/09) com recuperação da biblioteca e sala de estudos. A atividade é organizada por alunos da Escola de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate, como parte da programação nacional da 14ª Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.
21
set

Charge: Amnésia pouca…os sem noção

Postado às 13:23 Hs

21
set

* * * Quentinhas … * * *

Postado às 12:11 Hs

* * * A senadora Fátima Bezerra (PT) lidera todas as pesquisas pro governo em Mossoró. No entanto a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) promete dar maioria a Carlos Eduardo (PDT) no município. Vamos esperar abrirem as urnas. * * *

* * * Na briga pelas oito vagas da Câmara dos Deputados o xadrez de movimentava cada dia. A expectativa é para que a coligação de Carlos Eduardo (PDT) conquiste três vagas, o grupo de Robinson Faria (PSD) fique com quatro cadeiras e a frente de esquerda comandada por Fátima Bezerra (PT) faça um parlamentar.* * *

* * * Candidato do MDB a presidente da República, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles estará em Natal, na próxima segunda-feira, para uma agenda de campanha. Às 9 horas, ele concederá entrevista na sede da CDL. * * *

* * * O candidato ao Senado Geraldo Melo (PSDB), que vinha cabisbaixo, tomou novo ânimo n reta final. O “tamborete” acredita que pode chegar lá. Ultrapassou Zenaide Maia na última pesquisa…eita embolou * * *

 

21
set

Informes

Postado às 11:59 Hs

TRT-RN vai realizar curso sobre Direito Intertemporal

 

Nesta sexta-feira (21), o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) vai realizar curso sobre ‘Direito intertemporal e seus reflexos no direito e no Processo do Trabalho’ que será ministrado pelo professor da PUC/SP, Ricardo Pereira de Freitas Guimarães. A capacitação será realizada na Escola Judicial, das 8h às 12h, e as vagas estão abertas para magistrados, servidores, procuradores, advogados e estudantes de Direito que atuam no TRT-RN.

Na aula, Ricardo Pereira de Freitas Guimarães vai 3buscar ampliar o conhecimento sobre teses defendidas e veiculadas antes e pós reforma trabalhista no que se refere ao direito material e processual do trabalho. Preencha o formulário de inscrição e participe:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdpJ_cRrZVOXup_B4qnNQpYt2QpOHC2cBXsOFvlt78l-oVfYA/viewform

 

21
set

@@@ O dia de hoje na História… @@@

Postado às 6:51 Hs

21 de setembro:
Dia da Árvore.
Dia do Radialista.
Dia do auditor fiscal/ Dia da agricultura
Dia do Fazendeiro
Dia de São Mateus .
Dia nacional de Luta de Pessoas com Deficiência
Nesta data em:

1937 – J. R. R. Tolkien publica “O Hobbit”.
1964 – A ilha de Malta, na imagem, torna-se independente do Reino Unido.
1979 – José Eduardo dos Santos toma posse como presidente da República de Angola.

Nasceram neste dia…

1452 – Girolamo Savonarola, reformador religioso e governante de Florença (m. 1498).
1866 – H. G. Wells, escritor britânico de ficção científica (m. 1946).
1947 – Stephen King, escritor estado-unidense de suspense.

Morreram neste dia…

1327 – Rei Eduardo II de Inglaterra (n. 1284).
1576 – Girolamo Cardano, matemático italiano (n. 1501).
1860 – Arthur Schopenhauer,filósofo alemão (n. 1778).

1988 – Arminda Correia, cantora lírica portuguesa (n. 1903).

1998 – Florence Griffith-Joyner, atleta norte-americana (n. 1959).

2006 – Boz Burrell, músico inglês (m. 1946).

2007 – Alice Ghostley, atriz norte-americana (n. 1926).

21
set

Informativo

Postado às 0:37 Hs

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) aderiu a uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o Ministério da Educação, que pretende mudar o perfil do ensino público a partir do monitoramento dos Planos de Educação dos estados e municípios. O software TC Educa é uma ferramenta que permite verificar se as ações previstas nos planos de educação estão sendo atendidas pelos entes jurisdicionados, em termos percentuais, dentro dos prazos definidos na legislação. O sistema gera relatórios automáticos, os quais poderão ser encaminhados por e-mail ao Administrador responsável pela gestão, assim como aos Poderes Legislativos, podendo ser cadastradas outras entidades para o seu recebimento, como o Ministério Público, os Conselhos de Educação e do Fundeb, as organizações da sociedade civil e demais instâncias de monitoramento e controle.

Apenas 33 dos 167 municípios potiguares têm uma política de saneamento básico, segundo o suplemento de saneamento da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) de 2017, divulgado nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por outro lado, 63% das cidades potiguares confirmaram ocorrência de alguma doença relacionada à falta de saneamento básico, como dengue, diarreia, entre outros. De acordo com o IBGE, a política de saneamento é um instrumento necessário para o estabelecimento de diretrizes do município.

No Brasil, em 2017, o percentual de cidades que tinham a política era de 38%. No Nordeste, porém, 19%. O estado está no mesmo nível da região, com cerca de 20%. No estado, 30 municípios têm Plano Municipal de Saneamento Básico, que deve conter diagnóstico, objetivos e metas de universalização, entre outros conteúdos.

20
set

Disputa para o Senado / Eleições 2018

Postado às 18:51 Hs

A pesquisa do Instituto Opine, divulgada pela Band Natal, também quis saber a intenção de votos.

Veja os números:

Capitão Styvenson (Rede) – 21,1%

Garibaldi Filho (MDB) – 18,5%

Geraldo Melo (PSDB) – 17,3%

Zenaide Maia (PHS) – 16,6%

Antonio Jácome (Podemos) – 5%

Alexandre Motta (PT) – 3,3%

Magnólia (SD) – 2%

Ana Célia (PSTU) -0,5%

Jurandir Marinho (PRTB) – 0,5%

Telma Gurgel (PSOL) – 0.5%

Professor Lailson (PSOL) – 0,4%

João Morais (PSTU) – 0,3%

Levi Costa (PRTB) – 0 0,3%

Joanilson (DC) – 0,2%

Napoleão (Rede) – 0,2%

Não sabem – 58,9%

Não responderam – 0,5%

Não responderam – 54%

Do Blog:  Nada definido ainda, as vagas para o senado estão disputadíssimas. Com vantagem para o Capitão Styvenson(Rede). Segue embolado: Garibaldi, Geraldo e Zenaide nesta ordem.

20
set

Acontece

Postado às 18:46 Hs

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO TEM PROGRAMAÇÃO NESTE SÁBADO (22) NO PARTAGE SHOPPING MOSSORÓ

O Partage Shopping Mossoró fará parte da programação da Semana Nacional do Trânsito 2018 em Mossoró. Iniciada na segunda-feira, 17, a iniciativa tem como tema “Nós somos o trânsito”, seguindo a ideia de conscientização. No próximo sábado, 22 das 10h às 22h, o empreendimento receberá o “Dia D”, das 10h às 22h, com exposição de viaturas e equipamentos de fiscalização, emissão de credencial de carteirinha de estacionamento para idosos e deficientes e o “Espaço Kids”, com atividades de educação para o trânsito voltadas para crianças.

Quem tiver interesse em realizar o cadastro das credenciais deverá levar documento de identificação com foto, comprovante de residência para idosos e, no caso das pessoas com deficiência, é preciso levar, também, um laudo médico. Pelo segundo ano consecutivo, o empreendimento é parceiro do evento.

SERVIÇO: Semana do Trânsito

LOCAL: Partage Shopping Mossoró

DATA: 22 de setembro, das 10h às 22h

Entrada Gratuita

20
set

RN Eventos

Postado às 15:45 Hs

Com o tema “Bons Ventos nos Negócios e Sabores”, o Festival Cultural Gastronômico da Pipa dá início à programação da cidade gastronômica no próximo dia 19, e as atividades seguem até o dia 22. A arena principal ficará localizada na Avenida Baía dos Golfinhos, sendo dividida por vilas: Vila dos chefs (onde os chefs convidados comercializarão pratos assinados por eles), Vila da Pipa (com estabelecimentos da Pipa comercializando seus pratos) e Vila de Negócios (com estandes de patrocinadores e fornecedores do mercado local). Entre as atrações programadas estão oficinas gastronômicas, palestras sobre empreendedorismo, shows e ativações culturais, ações integradas com os restaurantes participantes e a presença de chefs convidados cozinhando ao vivo. O evento tem o compromisso com o progresso da região de Pipa e Tibau do Sul, por meio da integração de manifestações culturais locais e regionais. Como também movimenta a economia local, por atingir turistas de diversos estados e países, que buscam uma combinação de lazer e excelente gastronomia, aliados às belezas naturais dessa praia paradisíaca.

A votação em cédulas de papel ainda é uma realidade para eleitores brasileiros que moram no exterior, mas nem todos. A Justiça Eleitoral informou que 10.698 brasileiros votarão em cédulas em 171 cidades fora do país. O uso das urnas de lona foi opção diante das dificuldades de acesso à energia elétrica e dos embaraços alfandegários para a entrada de equipamentos eletrônicos.

As 64 urnas de lona (quatro delas de reserva) serão enviadas para países da África, do Caribe, da América Central, da América do Sul, bem como para países europeus com poucos brasileiros. O transporte de todas as urnas ficará a cargo do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Com um total de 2.353 eleitores brasileiros aptos a participar do pleito eleitoral, a cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra é a que tem o maior colégio eleitoral entre as que farão votação manual.

Via Nominuto.Com

A candidata do PT, Fátima Bezerra, lidera a disputa ao Governo do Estado com 34,6% das intenções de votos na pesquisa estimulada, segundo o estudo da Opine/Band divulgado nesta quinta-feira (20).

Carlos Eduardo Alves (PDT) aparece em segundo com 18,3%, seguido por Robinson Faria (PSD), que está com 9,1%. Brenno Queiroga (Solidariedade) e o professor Carlos Alberto (PSOL) foram escolhidos por 0,8% dos possíveis eleitores. Já Dario Barbosa (PSTU) com 0,2%. Freitas Júnior (Rede Sustentabilidade) e Heró Bezerra

(PRTB) tiveram 0,1%. Indecisos ou não souberam informar somaram 17,7%. 18,6% dos entrevistados não escolheram nenhum candidato.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, Fátima possui 25,5% das intenções, seguida por Carlos Eduardo, com 14,7%, e Robinson Faria com 6,2%. Na sequência da preferência do eleitorado, aparecem Brenno Queiroga (0,7%); Professor Carlos Alberto (0,3%); Dario Barbosa (0,2%); Geraldo Melo (0,2%); Freitas Júnior (0,1%); Garibaldi Alves (0,1%); José Agripino Maia (0,1%). Indecisos ou não sabem registrou 35,1% e 17% responderam “nenhum”.

O Instituto Opine ouviu 1.200 eleitores entre os dias 12 e 15 deste mês. O público investigado foi a população residente/eleitora do Rio Grande do Norte, com idade igual ou superior a 16 anos, em 10 polos eleitorais, distribuídos em 58 municípios. A margem de erro é de 2,9% e o grau de confiança de 95,5%. A pesquisa foi encomendada pela Televisão Novos Tempos, aliada da Band em Natal, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob os protocolos BR-01451/2018 e RN-07591/2018.

set 21
sexta-feira
20 50
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
36 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5741577 VISITAS

Facebook

Twitter

Instagram