Parece que os vereadores da base de apoio ao prefeito Álvaro Dias na Câmara de Natal estão inclinados a apoiar a indicação do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) como candidato do grupo para disputar a sucessão municipal em outubro. Esse apoio majoritário sugere que Freire pode ser o favorito para receber o respaldo do prefeito e da sua base política.

Existe uma expectativa de que o prefeito de Natal (RN), Álvaro Dias, conceda nesta quarta (2) uma entrevista ao programa Jornal do Dia, apresentado pela jornalista Micarla de Sousa e fale alguma coisa sobre a eleição da Capital do Estado. Há, também, a possibilidade de que o prefeito igualmente decida reunir a imprensa para anunciar oficialmente o nome que irá apoiar para sucedê-lo. A assessoria de Álvaro não foi localizada para falar sobre o assunto.

Fonte: Robson Pires

Ao contrário de Lula, os presidentes da Câmara, Senado e STF não vão ao ato do 1º de Maio em São Paulo. Todos eles foram convidados pelas centrais sindicais, organizadoras do evento que será realizado no estacionamento da Neo Química Arena, estádio do Corinthians. Arthur Lira vai passar o feriado em seu estado. Estará em Barra de São Miguel para comemorar o aniversário de 82 anos do pai Biu Lira, prefeito daquele município. As informações são do O GLOBO.

Luís Roberto Barroso vai participar do Festival Literário Internacional de Petrópolis (Flipetrópolis), que começa neste dia 1º. Em sua primeira edição, o evento terá a presença de nomes como Itamar Vieira Junior, Carla Madeira, Conceição Evaristo, João Candido Portinari e Jeferson Tenório. Em meio à crise do Planalto com o Congresso, Rodrigo Pacheco também não irá a São Paulo. O presidente do Senado, assim como Lira, nunca foi ao ato.

Já Alexandre Padilha, responsável pelas Relações Institucionais, estará presente. Tarcísio de Freitas e Ricardo Nunes são outros que não comparecerão ao evento. Quem sinalizou participar foram os ministros Fernando Haddad, Carlos Lupi, Paulo Pimenta e Luiz Marinho, escalado para pronunciamento em rádio e TV neste 1º de Maio.

A lista de convidados conta ainda com outros integrantes do governo, como Silvio Almeida, Simone Tebet e Margareth Menezes. Representantes de ao menos 10 partidos, incluindo o PL, e de organizações como OAB e MST também foram chamados.

Do blog do Ney Lopes

Alguns velhos amigos de Brasília, com quem converso por WhatsApp, revelam-me muitos fatos por trás das notícias. Trocamos informações sobre este último atrito verbal entre o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) e o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Na verdade, o que está em jogo é a sucessão da Câmara, no início de 2025. Essa história de liberações de verbas por bancadas é “um nariz de cera”.

Desde o ano passado, Lira tem apoiado o deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA) para o cargo. O nome do presidente do Republicanos, o deputado Marcos Pereira (SP) ganhou força no início deste ano. O deputado Antônio Brito (PSD-BA) também é um dos pré-candidatos. Foi alçado à disputa pelo presidente do seu partido, Gilberto Kassab.

Lira teme ter o mesmo destino de Rodrigo Maia (que era do DEM). Tido à época como um dos chefes mais poderosos da Casa, Maia perdeu influência em seu último ano no cargo e não conseguiu eleger seu sucessor, em 2021. Apoiou o deputado Baleia Rossi (SP), presidente do MDB, que perdeu o pleito para Lira.

Outra grande preocupação de Lira é que, embora o presidente Lula tenha dado a entender que acha correta a pretensão dele fazer o seu sucessor, ponderou e ficou longe de garantir, que se o próprio presidente e seu partido, o PT, apoiarão um nome com perfil do “centrão”.

O trabalho sub-reptício do ministro Padilha tem sido criar situações políticas, que possam facilitar uma candidatura “alternativa” à presidência da Câmara. Daí poderá surgir José Guimarães (PT-CE), escolhido pelo PT para essa missão.

Mendonça Filho – Quem conhece o peso dado nas negociações admite que a solução terá que ser de um nome negociado e qualificado do União Brasil. O partido não negociaria fora dos seus quadros. Nesse caso, o perfil que emerge para uma conciliação é o do deputado Mendonça Filho, ex-ministro de estado, ex-governador, ex-deputado federal e com larga experiência política. O caminho poderá ser este. Não há nome melhor. Não se sabe a reação de Lira.

A partir deste 1º de maio, 35 modelos de smartphones não suportarão mais o WhatsApp, um dos aplicativos mais baixados mundialmente. A lista inclui modelos Android, como Motorola, Lenovo, Huawei, Xiaomi, LG, Sony e Samsung, e alguns iPhones. Quem tem um desses aparelhos deve fazer backup das mensagens ou transferi-las para um novo modelo para evitar perdas.

Quando o WhatsApp não é mais compatível com uma versão do sistema operacional, os usuários perdem atualizações, correções e suporte técnico, prejudicando o funcionamento do app.

35 modelos de celulares que vão parar de rodar o WhatsApp:

  • Huawei: Ascend P6 S, Ascend G525, Huawei GX1s, Huawei C199 e Huawei Y625
  • iPhone: iPhone 6S, iPhone SE, iPhone 6S Plus, iPhone 5 e iPhone 6.
  • Lenovo: Lenovo S890, Lenovo A858T, Lenovo 46600 e Lenovo P70.
  • LG: Optimus 4X HD P880, Optimus L7, Optimus G Pro e Optimus G.
  • Motorola: Moto X e Moto G
  • Samsung: Galaxy S4 mini I9195 LTE, Galaxy Ace Plus, Galaxy Core, Galaxy Note 3 Neo LTE+, Galaxy Note 3 N9005 LTE, Galaxy S4 Zoom, Galaxy S4 Active, Galaxy S4 mini I9192 Duos, Galaxy S 19500, Galaxy Grand, Galaxy S3 Mini VE, Galaxy S4 mini I9190 e Galaxy Express 2.
  • Sony: Xperia Z1 e Xperia E3.

A Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, destaca que a decisão visa melhorar a segurança e eficiência da ferramenta, exigindo dispositivos mais modernos.

Imagem: Reprodução/GloboNews

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou nesta quarta-feira (1º) o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macêdo, por causa do ato unificado com centrais sindicais para celebrar o 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalho. Durante seu discurso no palanque, o petista disse que o ato havia sido “mal convocado”.

Vocês sabem que ontem eu conversei com ele [Márcio Macêdo] sobre esse ato e disse para ele: ‘Ô Márcio, o ato está mal convocado’. O ato está mal convocado, nós não fizemos o esforço necessário para levar a quantidade de gente que era preciso levar, mas, de qualquer forma, eu estou acostumado a falar com 1.000, com milhão, mas também se for necessário eu falo apenas com a senhora que está ali na minha frente”, declarou o presidente.

O presidente Lula participou nesta quata-feira (1º) de ato unificado com centrais sindicais no estacionamento da Neo Química Arena, estádio do Corinthians, na zona leste de São Paulo. O ato celebra o 1º de maio, data do Dia Internacional do Trabalho.

No evento, os dirigentes sindicais criticaram o Banco Central e pediram para que, nas próximas eleições, os trabalhadores votassem por congressistas menos conservadores. As centrais sindicais atribuem as dificuldades do governo de cumprir suas promessas à presença do Centrão no Congresso Nacional.

Poder 360

A decisão da oposição de Apodi (RN) de marchar unida para as eleições de 2024, com a chapa formada por Gillyard Almeida do PSD e Agnaldo Fernandes do PT, demonstra um esforço conjunto para consolidar uma alternativa ao atual cenário político. Ao unir forças, os partidos de oposição buscam fortalecer sua posição e oferecer uma proposta sólida para a população.

Essa união estratégica não apenas amplia as chances de sucesso eleitoral, mas também sinaliza um compromisso com a colaboração e a construção de consensos em prol do desenvolvimento de Apodi. A chapa opositora terá o desafio de apresentar propostas concretas e mobilizar o eleitorado em torno de sua plataforma política, enquanto enfrenta a candidatura da situação representada por Sabino Neto do MDB

A expectativa em torno da declaração de apoio do prefeito Álvaro Dias, tanto ao ex-prefeito Carlos Eduardo Alves quanto ao deputado federal Paulinho Freire, marca o início de maio com um forte interesse político. O posicionamento do prefeito pode ter um impacto significativo nas eleições municipais e moldar o cenário político em Natal.

A decisão de Álvaro Dias será aguardada com grande expectativa. Seu apoio pode fortalecer a candidatura escolhida e influenciar o rumo da campanha eleitoral.

Apesar do apoio significativo de lideranças políticas, a candidatura a prefeito de Natal de Paulinho Freire  não parece decolar junto ao eleitorado da capital potiguar. O resultado de uma pesquisa divulgada ontem, mostrou que o candidato ainda não conseguiu avançar, decepcionando aqueles que esperavam por um crescimento em sua popularidade.

Diante desse quadro, surgem sugestões para que Paulinho Freire reconsidere sua pré-candidatura, visando evitar um desgaste maior e possíveis impactos negativos para seu grupo político. A falta de crescimento nas pesquisas pode sinalizar dificuldades para conquistar o apoio e a confiança do eleitorado.

A decisão de manter ou retirar a pré-candidatura de Paulinho Freire já começa a ser avaliada.

Fonte: Robson Pires

Com desempenho em constante declínio na avaliação dos eleitores do Rio Grande do Norte, o índice de desaprovação da governadora Fátima Bezerra (PT) alcançou 70,12% em abril, conforme a pesquisa Consult/Tribuna do Norte, crescendo 12,30% desde a a primeira pesquisa divulgada em outubro do ano passado, quando a desaprovação era de 57,82% e chegou a 68,53% em fevereiro de 2024.

Os maiores índices de desaprovação do governo petista são registrados na Grande Natal, 79,4%, em seguida no Mato Grande, 77,2%; Sertão do Apodi, 74,5%; Seridó, 73,8%; Agreste/Litoral Sul, 73,1% e Mossoró, 71,3%. Em Natal, a desaprovação foi de 62,1%.

Já o índice de aprovação se mantem estável. Em outubro era 30,47%, baixou para 19,59% e agora desceu seis centésimos, foi a 19,53%. O melhor desempenho do governo Fátima Bezerra é na região de Assu/Mossoró, 28,4% e Central Cabugi/Litoral Norte, 28,3%. Em Mossoró foi de 21,3% e em Natal, 23,2%. Já os piores índices de aprovação estão na Grande Natal, 13,2% e no Mato Grande, 14,1%.

Os eleitores que não souberam responder foram 11,71% na primeira sondagem e 11,88% na segunda. Na pesquisa de abril, foi de 10,35%. A Consul/Tribuna do Norte também perguntou aos 1.700 eleitores como classificavam o governo de Fátima Bezerra para o Rio Grande do Norte. Os que classificam de “ruim” e “péssimo” são 31,53% e 21,41%, respectivamente, no somatório 52,94%.

Apenas 0,53% o classificam como “ótimo” e 10,65% como “bom”. Outros 33,82% dos eleitores classificaram o governo Fátima Bezerra como “regular” e 2.06% “não sabem dizer”.

A pesquisa foi realizada entre 22 e 25 de abril, em12 regiões do Estado, e, seis delas nenhum cidadão consultado classificou o governo como “ótimo”. Os índices mais altos de “ruim” foram na Grande Natal e Agreste/Litoral Sul, com 47,8% e 47,2%, enquanto os percentuais mais altos de “péssimo” foi em Natal, 30,0%; Mossoró, 27,9% e Seridó, 21,9%.

Avaliação de Fátima Bezerra como governadora do RN

Aprovação
Outubro/2023 30,47 %
Fevereiro/2024 19,59 %
Abril/2024 19,53 %

Desaprovação
Outubro/2023 57,82 %
Fevereiro/2024 68,53 %
Abril/2024 70,12 %

Não soube dizer
Outubro/2023 11,71 %
Fevereiro/2024 11,88 %
Abril/2024 10,35 %

Fonte: Consult/ Tribuna do Norte

01
Maio

Pingo da Mei Dia 2024…Chegando

Postado às 10:30 Hs

O pingo Chegando…

A Prefeitura de Mossoró divulgou as atrações que farão parte do , evento que abre, no próximo dia 1 de junho, o Mossoró Cidade Junina. No total, serão 12 atrações musicais e mais de 10 horas de festa, em um circuito ampliado.

Farão a alegria dos brincantes as seguintes atrações: Bell Marques, Zé Vaqueiro e Tarcisio do Acordeon e  nove atrações locais .

Os quatro trios vão percorrer a extensão da Avenida Rio Branco com a novidade da inclusão do trecho da Rua Nizia Floresta. A ideia da Secretaria Municipal de Cultura foi de  ampliar o espaço para o público e comerciantes que atuam durante os festejos.

Dessa forma, o percurso do Pingo da Mei Dia será da Avenida Felipe Camarão percorrendo a extensão da Avenida Rio Branco (Corredor Cultural) até a Rua Nizia Floresta. O novo itinerário quase duplica o espaço da festa.

Vai começar o maior São João de rua do Estado. O Mossoró Cidade Junina representa, não só a festa da cultura popular, mas também a geração de empregos e o fortalecimento da economia. Será reforçada a segurança para o Pingo, com a participação de cerca de 600 agentes por dia, entre policiais militares e civis, segurança privada, guardas civis, brigadistas civis, agentes de trânsito e do Corpo de Bombeiros. Além disso, o evento contará com a ampliação do videomonitoramento por câmeras, prevista para toda a programação do Mossoró Cidade Junina.

O Pingo da Mei Dia atrai turistas de várias partes do Brasil e chega a sua 15ª edição !

A festa

O Pingo da Mei-Dia  vão abrir a programação do oficial do  Mossoró Cidade Junina, arraiá que este ano acontecerá de 1 a 29 de junho no Corredor Cultural. A festa todo o trecho que vai da Estação das Artes até a  à Praça de Esportes, onde se apresentarão  projetos e mais de 100 atrações musicais.

Começa ao meio dia ! Mossoró te Espera para comemorar sua 27ª edição... Cidade hospitaleira e quente. O MAIOR EVENTO DO ESTADO está só começando .

VEJA GRADE DE ATRAÇÕES DO MOSSORÓ CIDADE JUNINA – 2024  / 27ª Edição

01
Maio

Mensagem

Postado às 8:00 Hs

Caro internauta,  deixo aqui minha homenagem aos Mossoroenses e Brasileiros que lutam diariamente por dias melhores.

Todos nós, com raras exceções, somos trabalhadores. Fazer das horas diárias de trabalho, horas de crescimento, de desenvolvimento pessoal e profissional, prazer em servir, de integração e união, é o grande desafio de todos nós, trabalhadores.

Assim, vamos comemorar este dia, agradecendo pelo trabalho que temos e tentando ajudar os que não têm a conseguir uma colocação digna. Vamos, com civilidade e de forma consequente lutar pelos nossos direitos, sem esquecer nossos deveres. Vamos lembrar que o trabalho dignifica o homem e o trabalho excelente, comprometido, sério, nos dignifica ainda mais. Parabéns a você que com o seu trabalho dignifica o Brasil. Avante e seguindo em frente…

Acreditamos que dias melhores virão… Um bom feriado a todos.

Você é o nosso diferencial !

01
Maio

@@@ O dia de hoje na História … @@@

Postado às 7:00 Hs

1 de maio:

Dia do Trabalhador.

Dia da Literatura Brasileira.

Dia de São José Operário

Nesta data em:

1500 – Pedro Álvares Cabral declara a posse da Ilha de Vera Cruz (Brasil) em nome do rei de Portugal.

1707 – Entra em vigor o Tratado de União unindo o Reino da Inglaterra ao da Escócia para formar o Reino da Grã-Bretanha.

1961 – O primeiro-ministro de Cuba, Fidel Castro, proclama o país como nação socialista.

Nasceram neste dia…

1829 – José de Alencar, escritor e dramaturgo brasileiro (m. 1877).

1852 – Santiago Ramón y Cajal, cientista neurológico espanhol (m. 1934).

1872 – Sidónio Pais, político e antigo presidente da República Portuguesa (m. 1918).

Morreram neste dia…

1873 – David Livingstone, missionário e explorador britânico (n. 1813).

1904 – Antonín Dvořák, compositor tcheco (n. 1841).

1994 – Ayrton Senna (na imagem), automobilista brasileiro (n. 1960).

2008 – Paulo Amaral, técnico de futebol e preparador físico brasileiro (n. 1923).

2010 – Helen Wagner, atriz norte-americana (n. 1918).

2011 – Osama bin Laden, terrorista saudita e líder da organização Al-Qaeda (n. 1957).

2014 – Rodolfo Konder, jornalista, escritor, tradutor, professor universitário e conferencista brasileiro (n. 1938).

2015 – María Elena Velasco, atriz mexicana (n. 1940).

2019 — Dinko Dermendzhiev, futebolista e treinador de futebol búlgaro (n. 1941).
2020 — Ruy Fausto, filósofo e professor universitário brasileiro (n. 1935).

01
Maio

§ § Espaço Web § ” O trabalho “

Postado às 2:00 Hs

REFLEXÃO:

Você já reparou quantas vezes reclamamos do trabalho?

Se vamos falar de trabalho, sempre o associamos à dificuldade, ao desprazer, a algo difícil e penoso de se fazer.

Será mesmo o trabalho algo tão ruim, como se fosse um castigo a se cumprir?

A origem da palavra trabalho remonta à Roma antiga, quando essa palavra era associada a um instrumento de tortura, o tripalium.

Vem daí a conotação do trabalho com sofrimento. Mas será essa mesma a função do trabalho?

Se observarmos a natureza, será fácil verificar que não há quem não trabalhe.

Seja o joão-de-barro construindo o ninho para acolher sua companheira e a futura prole; ou a lagarta, tecendo o casulo que guarda a beleza da borboleta em gérmen; ou ainda a abelha colhendo o pólen para fabricar seu doce alimento.

Tudo em a natureza trabalha. Não poderia ser diferente com o homem.

Para os animais, o trabalho é sinônimo de sobrevivência.

Trabalha a ave, o inseto, o grande e o pequeno, todos trabalham, como lei de sobrevivência, lei do instinto que os faz buscar o alimento, construir o abrigo, proteger a prole.

E para que serve o trabalho para nós

Longe da conotação latina de tortura, devemos entender o trabalho como ferramenta que a Divindade nos oferece como processo de aprendizado.

Sendo o trabalho toda ocupação útil a que nos vinculamos, serve como exercício do desenvolvimento de nossas capacidades intelectuais, morais ou emocionais.

Dessa forma, trabalha a dona de casa, ao buscar o asseio do lar, ao confeccionar a comida saborosa para nutrir a família.

Trabalham o pedreiro e o engenheiro na construção do edifício, trabalha o voluntário, doando seu tempo em nome do amor ao próximo.

De uma ou de outra forma, é o trabalho a ferramenta bendita que a Divindade nos oferece para o progresso pessoal.

O ócio, o tempo descomprometido, servem como oportunidades para que os desajustes de nossa intimidade ganhem corpo, ao longo das horas vazias.

Ao contrário, a hora preenchida pela ocupação útil é oportunidade de aprendizado, de interiorizar novas capacidades, nos mais variados campos de nossa intimidade.

Jesus nos lembrava que Ele trabalhava sem cessar, assim como o Pai Celeste igualmente trabalha.

Assim, nunca reclamemos do trabalho que a vida nos ofereça.

Ao contrário, a cada dia, agradeçamos a Deus o trabalho bendito e honesto, que nos será passaporte para dias mais felizes, nessa e na outra vida.

Por: Yanni Danniely

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Senado aprovou, nesta terça-feira (30), o projeto de lei que reconfigura as regras do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). O texto vai à sanção. Quando passou pela análise da Câmara, na semana passada, os deputados restringiram os beneficiados do programa e aprovaram um limite de gastos de R$ 15 bilhões com as isenções fiscais até 2026.

Foto: Bruno Vital

O Governo do RN afirmou, por meio da Secretaria de Comunicação, que irá usar recursos de um novo empréstimo junto ao Banco Mundial para seguir com a recuperação das rodovias estaduais. O empréstimo em negociação será de R$ 900 milhões, “com cerca de 80% a 90% para estradas”, segundo o texto da Secretaria de Comunicação.

Reportagem da Tribuna do Norte publicada no último domingo mostrou que os cerca de R$ 427 milhões investidos pelo governo com recursos federais do Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF) só são suficientes para a reforma de 56,3% das rodovias classificadas como “em estado ruim ou péssimo”.

O diagnóstico sobre as estradas está presente em um relatório interno de monitoramento das rodovias produzido pelo DER a pedido da Controladoria Geral do Estado. Os dados, segundo os termos do documento, são relativos ao mês de abril de 2024. O relatório obtido pela Tribuna do Norte mostra que, dos 3.379 km de malha viária estadual, cerca de 1.243 km são classificados como ruins ou péssimos pela equipe técnica do próprio governo, o que corresponde a 37,11% do total das RNs. O relatório aponta ainda que, dos 3,3 mil km da malha viária do RN, 284,4 km estão em condições ótimas, 365 km em estado bom e 1.489 km em situação regular.

Tribuna do Norte

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara

Na agenda das centrais para o 1º de Maio, a apreciação do projeto que recria um mecanismo de financiamento dos sindicatos está fora do horizonte do Congresso neste momento. À CNN, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), descartou qualquer possibilidade de articular a votação da proposta.

“É um retrocesso. Reforma trabalhista e reforma previdenciária são intocáveis”, afirmou Lira. A declaração foi enviada ao blog pela assessoria do parlamentar.

A volta da cobrança que abastecia o caixa dos sindicatos é parte das reivindicações das centrais sindicais ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo do projeto é substituir o imposto sindical, que foi extinto pelo governo Michel Temer, no âmbito da reforma trabalhista.

CNN Brasil

Foto: CDC

O Brasil passou de 2 mil óbitos por dengue em 2024. Segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde atualizados nesta terça-feira (30), o país registrou 2.073 mortes nas primeiras dezessete semanas deste ano.

Este é o maior número desde o início da série histórica, em 2000. O recorde anterior de óbitos ocorreu em 2023, com 1.094. Já o terceiro ano com maior número foi 2022 com 1.053.

No mesmo período do ano passado, em 4 meses, o Brasil tinha 671 mortes. Além disso, até o momento, 4.176.810 casos foram registrados nas primeiras dezessete semanas deste ano, uma taxa inédita. Em 2023, foram 989.924 casos entre as semanas 01 e 17.

Também de acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde, no momento, 13 estados e o Distrito Federal têm tendência de queda da doença: Acre, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

Outros 8 seguem com tendência de estabilidade (AL, AM, BA, MA, MS, PE, PI, RS) e 5 têm tendência de aumento (CE, MT, PA, SE, TO).

Vacinas aplicadas

Segundo o Ministério da Saúde, 2.667.476 doses já foram distribuídas aos estados e DF desde o início da campanha de vacinação contra dengue. Deste quantitativo, 821.796 foram aplicadas e 1.865.238 não foram registradas (ou seja, podem não ter sido aplicadas ainda ou, por lentidão do município, não ter entrado no sistema).

O Brasil foi o primeiro país no mundo a oferecer a vacina na rede pública. Estão aptos para receber o imunizante pelo SUS as crianças e os adolescentes de 10 a 14 anos.

Um policial militar foi detido nesta terça-feira (30) na operação que resultou na prisão de oito suspeitos ligados à morte da advogada Brenda Oliveira, de 26 anos, e de seu cliente, Janielson Nunes de Lima, de 25 anos, ocorrida em janeiro deste ano. De acordo com o delegado Márcio Lemos, diretor da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o agente de segurança foi responsável pelo fornecimento das armas usadas no crime.

As informações foram divulgadas durante coletiva de imprensa ocorrida na sede da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Segundo o delegado, o crime foi motivado por vingança e planejado por familiares e vaqueiros amigos de João Victor Bento da Costa, de 19 anos, assassinado a tiros em janeiro durante uma vaquejada em Santo Antônio. Janielson Nunes de Lima, cliente da advogada Brenda, era suspeito do assassinato de João Victor. A motivação desse primeiro assassinato está sendo investigada em outro processo em sigilo.

O delegado destacou que a operação conseguiu esclarecer a autoria da morte de Janielson e da advogada. Foram presas oito pessoas ligadas ao cenário do crime, incluindo os executores, os planejadores e os fornecedores do armamento.

Segundo a investigação, o policial militar detido nesta terça-feira (30) — cuja identidade não foi revelada — é apontado como um dos responsáveis pelo fornecimento das armas utilizadas. “O policial militar participou diretamente do crime de dia 22 e temos elementos que ele é quem fornece o armamento para o público”, disse o delegado.

Grupo de extermínio

A apuração descobriu a atuação de um grupo de extermínio atuando na região, rivalizando com uma facção local. A operação resultou na apreensão de mais de 20 armas longas, fornecidas pelo policial militar e utilizadas nos crimes.

Segundo o delegado, ao saber da condução do suspeito à delegacia, os autores do crime se articularam e saíram de suas cidades, principalmente de São José de Mipibu, para irem até Santo Antônio, onde passaram o dia aguardando uma oportunidade para assassinar Janielson.

Advogada e cliente não se conheciam

Segundo o delegado Thiago Batista, que é titular na cidade de Santo Antônio, a advogada Brenda Oliveira não era alvo do grupo de extermínio. A apuração descobriu que ela não conhecia Janielson Nunes de Lima. Os dois se viram pela primeira vez no dia em que foram mortos.

“Na quarta-feira, ele (Janielson) foi encontrado no município de Arez, onde trabalhava em uma feira livre, e foi conduzido à delegacia de Santo Antônio. Ao chegar lá, sua irmã, que estava na cidade, conversou com uma amiga que sugeriu a presença de um advogado para acompanhá-lo, já que ele foi conduzido sem saber exatamente o motivo. Foi então que a advogada Brenda se ofereceu para representá-lo. A Brenda não conhecia Janielson e foi nesse momento, ao procurar um advogado na região, que ele se mostrou disponível e foi até a delegacia para acompanhá-lo”, disse o delegado.

Logo após deixarem a delegacia, os dois foram abordados por duas motos e mortos em uma emboscada.

Novo Notícias

O Agorasei também perguntou aos entrevistados em quem eles não votariam de jeito nenhum para prefeito de Mossoró. A metodologia aplicada nesta questão foi a de escolha única de um nome. Ou seja, o entrevistado só podia citar um dos possíveis candidatos.

A deputada Isolda Dantas (PT) é apontada pelos entrevistados como a mais rejeitada, com 24,8% de citações. Em segundo lugar aparece Rosalba Ciarlini (Pogressistas), com 20,6%. Na sequência estão Genivan Vale (PL), com 10,4%, e Tony Fernandes (União Brasil), com 6,3%. O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) surge em último como o menos rejeitado, com 6,1%.

Aqueles entrevistados que afirmam não rejeitar nenhum dos nomes, que poderiam votar em qualquer um deles, somam 17,9%. Já aqueles sem opinião ou que não responderam totalizam 13,9%.

Sobre a pesquisa 

A pesquisa foi realizada nos dias 20, 21 e 22 de abril passado e ouviu 800 eleitores de 16 anos de idade e acima, nas zonas urbana e rural do município de Mossoró. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3.4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. Está registrada no TSE com a identificação RN-07857/2024.

Maio 1
quarta-feira
17 46
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
48 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5.954.081 VISITAS