O governo federal editou decreto que amplia o prazo do programa que permite a redução de jornada e de salário e a suspensão de contratos de trabalho, medidas que foram anunciadas em meio à pandemia do novo coronavírus como forma de evitar uma perda maior de empregos.

O decreto foi publicado no “Diário Oficial da União” desta terça-feira (14), com assinatura do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes. A medida provisória inicial, que foi sancionada no último dia 6 e transformada em lei, previa a suspensão dos contratos de trabalho por até dois meses e a redução da jornada e de salários em até 70% por até três meses.

Com o decreto publicado nesta terça, fica permitida a redução da jornada e do salário por mais 30 dias, completando quatro meses (120 dias) desde que a medida foi anunciada. Para a suspensão dos contratos, o prazo foi ampliado em 60 dias, e também passa a completar quatro meses (120 dias).

O complexo de Oiticica, no município de Jucurutu, é a maior obra de infraestrutura hídrica do estado e a quinta maior do Brasil que pretende levar água de qualidade para mais de 800 mil pessoas.

A construção de uma barragem não se limita a uma obra apenas. Além de todo o trabalho que tem sido realizado no Complexo, como a construção da parede do reservatório e das casas novas para realocar a comunidade de Barra de Santana, tem muito mais gente trabalhando em volta. A razão: minimizar ao máximo os possíveis impactos ao meio ambiente.

Nesse sentido, a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN (Semarh) vem realizando um trabalho integrado que tem atuado em várias frentes. Na atual fase de supressão vegetal, onde é feita a retirada do material orgânico da área que será inundada, visando a melhor qualidade de água possível a ser armazenada no novo reservatório, não seria diferente.

Para garantir que os efeitos sobre a fauna da região sejam reduzidos ao máximo e compensados da melhor forma, animais são resgatados por profissionais qualificados para isso. Uma equipe de biólogos acompanha todo o processo de retirada da vegetação nativa com o objetivo de preservar a fauna local. Além da preservação do meio ambiente, a conscientização das populações do entorno da obra (promovida por um longo processo de mobilização local), contribuíram nessa operação.

Desde o início das atividades do programa em novembro de 2019 até junho desse ano foi contabilizado pela equipe de biológos um total de 346 registros, dos quais 43 foram de afugentamento, 59 de proteção/isolamento de ninhos e colmeias de abelhas, 243 resgates de animais vivos e um de animal encontrado morto que foi coletado e descartado.

No caso da proteção e isolamento da área de ninhos, a equipe acompanhou o desenvolvimento dos ovos, crescimento dos filhotes e abandono do ninho dos filhotes já crescidos. Já as colmeias permanecem isoladas até a sua remoção e translocação por apicultores da região.

Entre os animais salvos nos resgates ou afugentados para corredores que levam à área de preservação ambiental da região, estavam várias espécies de cobras (jiboia, corre-campo, cascavel, jararaca, falsa-coral, corredeira, muçurana, cobra-verde), 18 espécies de aves, além de calango-cego, tejús, iguanas, pebas, lagartos, ratos-de-fava, cuícas, preás, pererecas, sapos, morcegos, gato-do-mato, gato-mourisco e jaguatirica.

O resgate da espécie Leopardus tigrinus (gato-do-mato) e o afugentamento do Leopardus pardalis (jaguatirica) e do  Herpailurus yagouaroundi (gato-mourisco) reforçam a importância da execução do Programa de Afugentamento, Salvamento e Resgate da Fauna Silvestre, haja visto que o L. tigrinus e H. yagouaroundi são espécies consideradas ameaçadas de extinção em nível nacional. Para além disso, por serem predadores de topo de cadeia alimentar, essas espécies exercem um importante papel nos ecossistemas nos quais estão inseridos.

As atividades desenvolvidas vêm atingindo seus objetivos, que é a salvaguarda de indivíduos da fauna silvestre, uma vez que as ações de proteção a fauna estão conseguindo manter uma baixa mortalidade (0,3%) durante as atividades de supressão vegetal.

Desenvolvimento Sustentável é aquilo que supre as necessidades do presente sem afetar a capacidade de desenvolvimento das gerações futuras. Isso significa pensar em obras sociais com respeito à natureza”, enfatizou o secretário de estado de meio ambiente e recursos hídricos, João Maria Cavalcanti. “É assim que trabalhamos: com a consciência que essas obras devem respeitar o meio ambiente e com a certeza que as gerações futuras herdarão a natureza que nós conservarmos”, completou o titular da pasta da Semarh.

Fonte: Assessoria

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (14) a lista de aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do 2º semestre de 2020, que seleciona estudantes para vagas em universidades públicas.

Para ver a lista, é preciso acessar o site do Sisu: https://sisu.mec.gov.br/#/selecionados.

Também é possível verificar os resultados por meio do boletim do candidato. Nesta edição, o Sisu 2020 seleciona candidatos para mais de 58 mil vagas em instituições públicas de todo o país e com mais de 204 mil inscritos, segundo o último balanço do governo. Pela primeira vez, também foram ofertadas vagas na modalidade de ensino a distância (EaD).

O Sisu permite que cada inscrito escolha dois curso para concorrer. Puderam participar da seleção somente os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e que não zeraram na prova de redação.

Para dúvidas em relação ao resultado, o candidato pode entrar em contato com a Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161 (contato informado pelo site do Sisu).

Na próxima quarta-feira (15), a Caern fará a retomada gradual de suas atividades presenciais de atendimento ao público, porém, a experiência com a pandemia levou a empresa a migrar todos os seus serviços para a plataforma on-line, sendo possível realizar qualquer tipo de demanda sem sair de casa. Nessa primeira etapa de retomada, o horário de atendimento será reduzido das 8h às 13h. Uma vez que o cenário requer ainda muito cuidado e a necessidade de distanciamento.

Por isso, a Caern está adotando inúmeras medidas para retomar com segurança e estimulando o consumidor a usar preferencialmente o atendimento on-line. São dois canais: A Agência Virtual (www.caern.com.br) e o aplicativo Caern Mobile, que pode ser baixado para qualquer celular ou tablet com acesso à internet.

Em Mossoró, o atendimento presencial da Caern será concentrado no escritório central, localizado no bairro Bom Jardim, conhecido popularmente como a “caixa de água da Caern”. O horário é de 8h às 13h. Os usuários precisam fazer o agendamento, na quarta-feira (15) através do site www.agendamento.caern.com.br para garantir o atendimento. A decisão de concentrar o atendimento presencial em um único lugar em Mossoró, foi necessária para garantir mais segurança, à população e aos empregados da Companhia na cidade.

Parte dos empregados dos demais escritórios foram remanejados para o escritório central. Os escritórios de Nova Betânia, Alto de São Manoel, Santa Delmira e Central do Cidadão permanecem fechados. Os atendimentos on-line continuam normalmente e a Caern reforça o pedido, que o atendimento presencial seja apenas, para casos realmente necessários. Todos os serviços podem ser feitos via on-line no site www.caern.com.br

Fonte: Assessoria

14
jul

Informativo

Postado às 13:10 Hs

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) promove, no dia 24 de julho, a partir das 10h, mais um Leilão Virtual de bens penhorados pelas Varas do Trabalho de Natal, Mossoró, Caicó e Currais Novos. Serão leiloados 43 lotes de imóveis, automóveis (incluindo um minitrio elétrico), máquinas industriais, equipamentos de academia e eletrodomésticos. Os valores apurados com o leilão serão utilizados para o pagamento de dívidas trabalhistas e previdenciárias. A presidência do leilão caberá ao juiz Cacio Oliveira Manoel, coordenador da Divisão de Inteligência (Dint) do TRT-RN. A realização é da Lance Certo Leilões (lancecertoleiloes.com.br). “O leilão terá a publicações de dois pregões, com intervalo de 30 minutos entre si, observada a proporcionalidade de 100% e 50% do valor da avaliação, sem que haja necessidade de renovar a publicação do edital”, explica o magistrado.
14
jul

Números do Coronavírus no RN

Postado às 12:35 Hs

A Secretaria de Estado e Saúde Pública-Sesap atualizou os números do coronavírus no Rio Grande do Norte nesta terça-feira(14). Os casos confirmados chegam a 40.324. No boletim dessa segunda-feira eram (39.800 ).

O total de vítimas da covid-19 no RN chega a 1.432, sendo 03 nas últimas 24 horas, e vinte em ao decorrer de confirmações de exames laboratoriais.

Os casos suspeitos somam 54.131, descartados(63 mil) e pacientes recuperados são 3.258(sem atualização desde sexta(10). Na ocasião, foi informada a taxa de ocupação geral de leitos, que registra neste momento 83%.

O secretário também informou que 655 pessoas estão internadas em hospitais públicos, privados ou filantrópicos, entre suspeitos, confirmados, pacientes em enfermaria ou críticos, que neste último caso, somam (342).

Entre regiões, a ocupação se encontra no seguinte cenário:

Mato Grande: 100% Alto Oeste (Pau dos Ferros): 90% Oeste (Mossoró):  85% Região metropolitana de Natal: 84% Seridó: 80%

 

A prévia do PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país, registrou crescimento da atividade econômica em maio, de acordo com o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), divulgado pelo BC (Banco Central) nesta terça-feira (14).

O IBC-Br teve crescimento de 1,31% no mês. Em abril, o indicador havia despencado (-9,73%) devido à pandemia de coronavírus.

A previsão do mercado financeiro é que a atividade econômica tenha retração de 6,1% em 2020.

R7

Um novo pedido de impeachment que acusa o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de praticar crimes de responsabilidade será encaminhado nesta terça (14) ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O documento de 133 páginas conta com o apoio de nomes como o cantor Chico Buarque, o ex-jogador Walter Casagrande, o economista Bresser-Pereira e o padre Júlio Lancellotti. Numa extensa lista de supostos crimes de responsabilidade praticados pelo presidente, o pedido de impeachment cita ataques contra a imprensa, direcionamento ideológico de recursos no audiovisual, más condutas na área ambiental e atuação falha do governo durante a epidemia da Covid-19. “As políticas de saúde foram severamente afetadas pela atuação criminosa de Jair Bolsonaro. Além da desarticulação do Sistema Único de Saúde (SUS), que já vinha sendo posta em prática no primeiro ano de gestão, a pandemia da Covid-19 escancarou o desprezo do atual governo pela proteção à saúde da população”, diz o texto.

Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Em entrevista ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, afirmou que a Prefeitura começou a desativar leitos para pacientes de coronavírus nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA). O chefe do executivo municipal  diz que o motivo é a diminuição dos casos da Covid-19 na capital potiguar. Apesar disso, o Hospital de Campanha será mantido para atender os casos que surgirem.

“Estamos desativando leitos de coronavírus nas UPAs, no Hospital Municipal. No Hospital de Campanha, hoje, de 100 leitos, devemos ter 50 ocupados e 50 disponíveis para ofertar a quem precisar. E UTIs, de 20, devemos ter 12 ocupadas e o restante disponível. Estamos virando o jogo contra o coronavírus”, afirmou.

Ainda na entrevista, o prefeito ainda defendeu que a redução dos casos de Covid-19 estaria relacionada ao uso de medicamentos como ivermectina, incluídos no protocolo do município. Questionado sobre o uso de medicamentos sem a devida comprovação, ele argumentou que já houve teste in vitro, que são parte do teste.
“Existem estudos in vitro, mas se funciona in vitro deve funcionar em vivos também. E ai os dados estatísticos comprovam isso. Essa diminuição de casos, esse esvaziamento dos leitos na cidade de Natal, por coronavírus é o quê? É o uso da ivermectina, é o tratamento precoce que estamos fazendo adotando hidroxicloroquina, azitromicina, utilizando corticoide, os medicamentos do protocolo aprovado pelo Conselho Regional de Medicina”, defendeu.

Com acréscimo do G1-RN

14
jul

@@@ O dia de Hoje na História… @@@

Postado às 6:45 Hs

14 de julho:

Dia de São Camilo

Dia da Liberdade de Pensamento

Dia do doente

Dia da Queda da Bastilha.

Neste data em:

 1789 – Revolução Francesa: os parisienses ocupam a Bastilha (imagem) e libertam sete prisioneiros, marcando o início da queda do poder monárquico absoluto.

1899 – Luiz Galvez declara a independência da República do Acre em relação a Bolívia.

1995 – A extensão dos ficheiros de áudio *.mp3 é atribuída antes de estes serem lançados ao público.

 Nasceram neste dia…

 1816 – Arthur de Gobineau, filósofo francês (m. 1882).

1913 – Gerald Ford, político norte-americano (m. 2006).

1918 – Ingmar Bergman, cineasta sueco (m. 2007).

 Morreram neste dia…

 1223 – Filipe II de França, rei dos Francos (n. 1165).

1904 – Anton Pavlovitch Tchékhov, escritor russo (n. 1860).

1904 – Paul Kruger, político sul-africano (n. 1825).

2005 – Tilly Fleischer, atleta alemã, campeã olímpica.

2010 – Fábio Pillar, ator e diretor brasileiro.

2014 – Vange Leonel, cantora, compositora, escritora e ativista LGBT brasileira (n. 1963).

2016 — Péter Esterházy, escritor húngaro (n. 1950).
2018 — Theo-Ben Gurirab, político namibiano (n. 1938).

13
jul

§ Espaço Web § Reflexão do dia

Postado às 22:00 Hs

O que você tem hoje é pelo que você decidiu ser, fazer ou ter no passado. O que você decide fazer HOJE, é que vai determinar o teu futuro, que ainda não está certo. NADA certo. Acreditar que o melhor ainda está por vir é o primeiro passo para tomar as decisões que vão te beneficiar no médio e longo prazo, porque sinceramente, atalhos existem, mas não trazem resultados consistentes.

É como a sorte… a sorte é o acaso que existe entre a preparação e o momento, e aquele acaso não pode ser repetido. Se fosse replicável, viveríamos de sorte, certo? O que eu quero dizer com replicável é: faça exatamente o que você fez uma vez, e terá o mesmo resultado N vezes… ninguém faz isso com a “sorte”, mas pode fazer isso com tudo aquilo que você repete consistentemente e tem os mesmos resultados. E se quiser ter resultados diferentes, precisa mudar, fazer diferente.

Talvez diferente até do que os outros fazem, e sim, sempre vai ter alguém que vai te chamar de louco, insano, vai falar mal, e entenda, de qualquer maneira, fazendo ou não fazendo, isso vai acontecer!

Avante.

O vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta segunda-feira (dia 13) que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes “passou da linha da bola” e “forçou a barra” com suas declarações que associaram o Exército a um genocídio -por conta da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus. “O ministro não foi feliz. Aí vou usar uma linguagem do jogo de polo: ele cruzou a linha da bola, ao querer comparar com genocídio o fato das mortes ocorridas aqui no Brasil na pandemia, querer atribuir essa culpa ao Exército, porque tem um oficial general do Exército como ministro interino da Saúde”, disse o vice-presidente, durante transmissão promovida pelo banco Genial Investimentos.
13
jul

Pagamento

Postado às 21:18 Hs

O Governo do Estado começa o pagamento dos salários da folha de julho nesta quarta-feira, 15, começando pelo pagamento integral para os servidores ativos, inativos e pensionistas que recebem até R$ 4 mil (valor bruto) e ainda 30% para quem recebe acima desse valor. A categoria da Segurança Pública também recebe o valor integral, independentemente da faixa salarial.

Os 70% restantes para quem recebe acima de R$ 4 mil, além do salário integral dos servidores lotados em órgãos com recursos próprios, serão depositados dia 31, ainda dentro do mês trabalhado.

“Apesar de a economia dar sinais de lenta recuperação a queda de receita em junho ainda foi alta. Mas mantemos o compromisso com o pagamento salarial dos servidores e os investimentos em saúde para enfrentamento da pandemia”, destacou o secretário estadual de planejamento e finanças Aldemir Freire. Serão mais de R$ 234 milhões movimentando a economia do Rio Grande do Norte.

O Rio Grande do Norte registrou queda de 39% no número de óbitos por covid-19 em relação à média de duas semanas atrás, de acordo com o levantamento pelo consórcio de veículos de imprensa consolidado às 20h desta segunda-feira (13).

Segundo o consórcio, o cálculo é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação do balanço de hoje em relação à média registrada duas semanas atrás.

Veja como o número de novas mortes tem variado nas últimas duas semanas:

Subindo: PR, RS, SC, MG, DF, GO, MS, RO, TO e CE.
Em estabilidade: ES, SP, AL, BA, MA, PB, PE, PI e SE.
Em queda: RJ, AC, AM, AP, PA, RR e RN.

O estado de Mato Grosso não divulgou os dados até 20h. Considerando os dados até 20h de domingo, estava subindo.

 

Veja também a situação em cada estado:

Sul

PR: +79%
RS: +72%
SC: +42%

Sudeste

ES: -5%
MG: +57%
RJ: -16%
SP: +5%

Centro-Oeste

DF: +82%
GO: +66%
MS: +114%
MT:

Norte

AC: -18%
AM: -20%
AP: -22%
PA: -19%
RO: +20%
RR: -21%
TO: +67%

Nordeste

AL: -5%
BA: +1%
CE: +18%
MA: 0%
PB: +8%
PE: 0%
PI: +4%
RN: -39%
SE: +13%

G1

O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista à CNN Brasil nesta segunda-feira (13) que está se sentindo bem e sem sintomas da Covid-19, mas que irá aguardar resultado de novo exame PCR para voltar a sua rotina normal.

“Amanhã [terça-feira, dia 14], vou fazer novo teste PCR para saber se ainda estou com o vírus. A resposta deve sair em poucas horas. Aguardo com ansiedade o resultado porque não aguento essa rotina de ficar em casa. Estou me sentindo bem”.

O presidente diz que em nenhum momento chegou a sentir falta de ar ou perda de paladar, consideradas os principais sintomas do novo coronavírus. Ele disse que chegou a ter febre de 38 graus na segunda-feira passada (6), mas que, após se tratar, sua temperatura não voltou a subir e está estável até o momento.

Sobre sua rotina, ele explicou que caminha nos jardins do Alvorada, “apesar de não recomendarem que eu faça isso”, mas que está tomando todos os cuidados para não infectar outros funcionários do palácio, que é a residência oficial da Presidência.

Assim, as pessoas mais próximas a ele nos últimos dias são aquelas que já tiveram coronavírus e que segundo Bolsonaro “já têm anticorpos” contra a doença.

Ele finalizou a entrevista dizendo “estar sentindo” que irá retomar sua rotina normal já na próxima semana, mas fez um alerta.  “Preciso saber se ainda estou com o vírus. Enquanto não estiver livre do vírus, fico aqui.”

CNN Brasil

13
jul

Registros

Postado às 19:27 Hs

Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta segunda-feira (13):

– Registro de 733 óbitos nas últimas 24h, totalizando 72.833 mortes;

– Foram 20.286 novos casos de coronavírus registrados, no total 1.884.967 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 1.154.837, são mais 31.633 pacientes curados em relação ao boletim de ontem. Outros 657.297 pacientes estão em acompanhamento.

O registro de pessoas curadas já representa mais da metade do total de casos acumulados (61,3%).

O governo exonerou a coordenadora-geral de Observação da Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Lubia Vinhas. A exoneração, assinada pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, foi publicada na edição desta segunda-feira (13) do “Diário Oficial da União”. Até a última atualização desta reportagem, o G1 aguardava posicionamento dos ministérios do Meio Ambiente e de Ciência e Tecnologia sobre a decisão. A Observação da Terra é a área do Inpe responsável, entre outras atribuições, pelo monitoramento da devastação da Amazônia, por meio do sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter). Em conversa com a TV Globo, Lubia afirmou que é servidora concursada do Inpe há 23 anos e, por isso, deve seguir no instituto – mesmo sem o cargo de gestão. Ela também afirmou não saber o motivo da exoneração, e disse que ficou sabendo da mudança pelo Diário Oficial da União.
O governo federal transfere nesta segunda-feira a segunda parcela do socorro aos estados e municípios. Com o montante de R$ 15 bilhões desta parcela, metade dos R$ 60 bilhões aprovados pelo Congresso já foram para as mãos dos prefeitos e governadores. Do total, R$ 50 milhões poderão ser usados livremente e R$ 10 bilhões foram direcionados para ações em saúde e assistência social relacionadas ao coronavírus. O socorro aos estados e municípios foi aprovado pelo Congresso no início de maio e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no fim daquele mês.
jul 14
terça-feira
17 10
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
52 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5.828.834 VISITAS