Por Vera Rosa*

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que vai se filiar ao partido do ex-presidente Jair Bolsonaro ainda neste ano. Mas a saída de Tarcísio do Republicanos, sua atual legenda, não será um divórcio litigioso. A expectativa ali é de que essa mudança abra caminho para o apoio do Palácio do Planalto ao deputado Marcos Pereira, candidato à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na Câmara.

As eleições que vão renovar a cúpula da Câmara e do Senado ocorrerão somente em fevereiro de 2025, mas já mobilizam os partidos. Para a cadeira de Lira, um dos candidatos é justamente Pereira, que comanda o Republicanos. O Planalto não vai aparecer na disputa, mas, nos bastidores, faz articulações para não ter desafetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com influência na direção da Câmara e do Senado.

Embora Tarcísio negue que tenha intenção de se candidatar ao Planalto em 2026, quando Lula pretende concorrer a novo mandato, a cúpula do PT não acredita nisso. É aí que a contenda nacional se cruza com o jogo no Congresso.

Governador é visto como futuro desafiante

Convencidos de que o governador de São Paulo assumirá o papel de principal desafiante da direita contra Lula, daqui a dois anos, deputados petistas relutam em apoiar a candidatura de Marcos Pereira, hoje primeiro vice-presidente da Câmara.

Muitos argumentam que o PT não pode estar ao lado do presidente do Republicanos num embate tão importante porque se trata do partido de Tarcísio. O Republicanos controla o ministério de Portos e Aeroportos, mas a escolha de Silvio Costa Filho para a pasta é debitada na “cota pessoal” de Lula.

Aliados de Pereira avaliam que a transferência de Tarcísio para o PL ajuda o deputado a obter aval do Planalto na briga pela presidência da Câmara. Ex-ministro da Indústria e Comércio no governo de Michel Temer, Pereira também é bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, de Edir Macedo, e Lula precisa se aproximar do segmento evangélico.

Há, porém, outro fator nesse jogo: o próprio Lira, que não definiu quem apoiará para sua sucessão. “O governo não vai encaminhar um nome para fazer disputa com Lira”, avisou o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

Até agora, o nome preferido de Lira para comandar a Câmara é o do líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), que não desfruta da confiança de Lula. Correm por fora os deputados Antonio Brito (SP) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL). Líder do PSD, Brito conta com a simpatia do presidente, embora ministros duvidem de sua viabilidade eleitoral. Em jantar no mês passado com Valdemar Costa Neto e com o líder da sigla no Senado, Rogério Marinho (RN), Tarcísio garantiu que migrará para o partido de Bolsonaro.

Valdemar entendeu que a mudança ocorrerá “lá para junho”. Quando questionado sobre o assunto, porém, o governador desconversa e diz apenas que, “por ora”, não há essa previsão. Amigos de Tarcísio, na outra ponta, garantem que ele só irá para o PL depois das eleições municipais.

“Tarcísio falou para mim que virá para o nosso partido lá para junho e agora estão todos ansiosos”, disse Valdemar ao Estadão. “Ele está fazendo campanha para candidatos do Republicanos em São Paulo e nós entendemos isso. Faz muito bem. Precisa ajudar o partido que o elegeu. Mas o lugar do Tarcísio é no PL.”

Na avaliação de interlocutores do governador, uma troca de legenda neste momento pode causar impacto em sua base de sustentação no Estado e até no arco de alianças da candidatura do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), ao segundo mandato. De qualquer forma, com Bolsonaro inelegível até 2030, a migração de Tarcísio – cotado para herdar o espólio do ex-presidente – dará a ele uma fatia bem mais gorda do Fundo Eleitoral. O PL tem 94 deputados e 13 senadores. O Republicanos conta com 43 e 4, respectivamente.

Estratégia da anistia entra em banho-maria

Dirigentes do PL começaram a condicionar o apoio a candidatos ao comando da Câmara e do Senado à aprovação de projetos de lei de anistia a Bolsonaro e também a seguidores dele que se envolveram nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

A divulgação da iniciativa, no entanto, criou problemas para Valdemar. Até mesmo a família de Bolsonaro – que já se indispôs com o presidente do PL por discordar do recurso impetrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para cassar o mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) – reprovou a antecipação da estratégia, hoje em banho-maria. Desde 8 de fevereiro, quando a Polícia Federal deflagrou a operação Tempus Veritati (Tempo da Verdade), Bolsonaro e Valdemar estão proibidos de manter contato por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

“Não estou trabalhando pela anistia agora. Até as eleições municipais de outubro, vamos todos brigar muito e depois ficar de bem”, argumentou Valdemar. “Além disso, o PL pode ter candidato à presidência da Câmara.”

O nome cogitado é o do líder do PL, Altineu Côrtes (RJ), mas ele próprio admite ter poucas chances nesse páreo. No Senado, o PL já confirmou o apoio a Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) para a cadeira de Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

As últimas pesquisas que mostraram Tarcísio competitivo numa eventual disputa com Lula, em 2026, serviram para animá-lo ainda mais, embora até lá o cenário político possa mudar muito.

Um exemplo de mudança foi citado pelo próprio Valdemar. “Quando Bolsonaro me falou, em 2018, que ia lançar Tarcísio ao governo paulista, eu respondi: ‘Você está louco? Ele não conhece São Paulo’. Agora, quando Bolsonaro fala alguma coisa, eu tenho de pensar”, afirmou Valdemar.

Foto: Wesley Santos

O Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil, o Funcap, existe, mas nunca foi usado — embora bastasse um decreto presidencial ou legislativo para isso.

O fundo foi criado por uma lei de 2012 que alterou outra lei, de 2010, aprovada para tratar de repasses de dinheiro público para desastres. O objetivo era garantir recursos e facilitar as transferências da União para prevenir, socorrer e reconstruir cidades e estados após tragédias, como a que atingiu o Rio Grande do Sul neste mês.

Outra legislação, de 2014, aperfeiçoou o Funcap. Antes, em 1969, o fundo já havia sido criado por decreto — mas nunca entrou em vigor. Ele foi revogado pela lei de 2010.

Ainda falta uma lei específica para tornar o Funcap viável. “A regulamentação foi acontecendo de maneira parcial, por diferentes alterações legislativas, mas ainda é preciso mais para que o fundo efetivamente funcione”, diz a advogada Fernanda Damacena, pesquisadora e especialista em direito em desastres.

A forma como o Funcap repassará a verba a estados, Distrito Federal e municípios precisa ser detalhada em uma nova lei. Também será preciso regulamentar a criação de um Conselho Diretor, que vai acompanhar, fiscalizar e aprovar a prestação de contas do fundo. “A forma de indicação dos membros do conselho também precisa de regulamentação”, diz a especialista.

O governo ainda estuda a regulamentação. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil “permanece em tratativas junto a outros ministérios que possuem fundos em suas estruturas (…) no intuito de estudar a melhor forma de regulamentação do Funcap”, disse o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, em nota .

O dinheiro do Funcap sairia principalmente das seguintes fontes: orçamento da União, doações de pessoas e empresas e multas por crimes ambientais. Com o fundo regulamentado, estados e municípios criariam também seus próprios fundos para receber o dinheiro do Funcap.

O Funcap pode acelerar a reconstrução de cidades após tragédias ambientais. O UOL mostrou que a União leva 39 dias para enviar dinheiro para ajuda emergencial, 102 dias para o envio de verba para restabelecer os serviços e 173 dias para emitir a ordem bancária para reconstruir a cidade.

Cidades debaixo d’água, casas arrastadas pelas enxurradas, cemitério de carros, pontes levadas pela água, plantações ressecadas. Os desastres naturais provocados por fatores como chuva ou seca em excesso deixam um rastro de destruição por onde passam com um custo bilionário não apenas para quem está vivendo a tragédia mas para o país de um modo geral.

Segundo o governo federal, o país perdeu R$ 485 bilhões nos últimos 11 anos. Os dados são do Atlas de Desastres, que é organizado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O valor leva em conta as perdas nacionais entre 2012 e 2023.

O valor representa prejuízos públicos e privados com a destruição de escolas, hospitais, estradas, empresas e perdas agrícolas. Além dos danos materiais, que representam as perdas das pessoas, que precisam se reerguer do zero depois de tragédias como a de São Sebastião, em 2022.

No gráfico abaixo, é possível observar ano a ano o quanto o prejuízo cresce, acompanhando a crescente de desastres naturais, enquanto os investimentos caem.

g1

Não é pequena a fatia do PT potiguar aliviada com a demissão de Jean Paul Prates da Petrobras. Ex-parlamentar sem voto, Prates aproveitava a visibilidade na Petrobras e assanhava candidatura para suceder a Fátima Bezerra (PT), sua madrinha política de quem herdou cadeira no Senado, no governo do Rio Grande do Norte. Só que Fátima e o PT têm outros planos: apoiar o vice Walter Alves (MDB) ao governo. Fátima deve tentar voltar ao Senado. Em todos os cenários, Prates era tido como problema. O pai de Walter Alves é Garibaldi Alves Filho, ex-ministro da Previdência de Dilma, ex-governador e ex-senador potiguar e respeitado até no PT.

Prates se filiou ao PT para disputar como suplente de Fátima, em 2013. Por não ser considerado petista “genuíno” o desejo nem foi considerado. O PT topou Prates, empresário, na suplência de Fátima de olho na grana que ele, com boa circulação entre os ricaços, injetaria na campanha.

O raquítico apoio de Prates no PT tenta cavar candidatura para prefeitura de Natal, de chance quase nula. Lula quer a deputada Natália Bonavides.

Diário do Poder

19
Maio

@@@ O dia de Hoje na História … @@@

Postado às 6:45 Hs

19 de maio:

Dia do Físico 

Dia das Comunidades Eclesiais de Base

Dia Nacional da Defensoria Pública (Brasil).

Dia dos Acadêmicos de Direitos.

Dia de São Pedro Celestino e Santo Ivo

Nesta data em:

1568 – A rainha Isabel I de Inglaterra manda prender Maria I da Escócia.

1604 – É fundada a cidade canadiana de Montreal.

1897 – O escritor irlandês Oscar Wilde sai da prisão.

Nasceram neste dia…

1862 – João do Canto e Castro, presidente da República Portuguesa (m. 1934).

1882 – Mohammed Mossadegh, político iraniano (m. 1967).

1945 – Pete Townshend, músico britânico.

Morreram neste dia…

1536 – Ana Bolena de Inglaterra (n. 1501).

1895 – José Martí, ativista cubano (n. 1853).

1994 – Jacqueline Bouvier Kennedy, antiga primeira-dama dos Estados Unidos (n. 1929).

2014 – Eurico Dias Nogueira, arcebispo de Braga (1977 – 1999) (n. 1923).

2017 — Kid Vinil, cantor, compositor e radialista brasileiro (n. 1955).

2023 — Tim Keller, pastor e escritor estadunidense (n. 1950).

Dinheiro

Os devedores de até R$ 20 mil que ganhem até dois salários mínimos ou sejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) têm o último fim de semana para renegociarem os débitos no Desenrola Brasil. O prazo de adesão à Faixa 1 do programa especial acaba nesta segunda-feira (20).

Dados do Ministério da Fazenda apontam que, até a semana passada, 14,75 milhões de pessoas já haviam renegociado cerca de R$ 51,7 bilhões em dívidas. Iniciada em outubro de 2023, a Faixa 1 engloba dívidas que tenham sido negativadas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022 e não podem ultrapassar o valor atualizado de R$ 20 mil cada (valor de cada dívida antes dos descontos do Desenrola).

Por meio do programa, os inadimplentes têm acesso a descontos de, em média, 83% sobre o valor das dívidas. Em algumas situações, segundo o ministério, o abatimento pode ultrapassar 96% do valor devido. Os pagamentos podem ser feitos à vista ou parcelados, sem entrada e em até 60 meses.

O pagamento de indenização por invalidez ou morte a pedestres e motoristas voltará a ser feito no país com a criação do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT). A taxa que viabilizará o serviço começará a ser cobrada em 2025 dos proprietários de veículos automotores.

Diferente do antigo Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT), extinto em 2020, a nova versão do seguro obrigatório traz entre as novidades o pagamento das despesas médicas às vítimas de acidentes em vias públicas. Serão garantidos os custos de atendimentos médicos, fisioterapia, medicamentos, equipamentos ortopédicos, que não sejam disponibilizados pelo Sistema Únicos de Saúde (SUS).

Assim como no antigo serviço, haverá indenização em caso de morte ou invalidez e também serão cobertas as despesas dos serviços funerários, ou de reabilitação em caso de invalidez parcial. Companheiros e herdeiros das vítimas receberão os valores em acidentes com vítimas fatais.

Alvo do PT e dos grupos políticos tradicionais de Mossoró, o prefeito Allyson Bezerra publicou vídeo em suas redes sociais reagindo aos ataques e perseguições que se intensificaram nas últimas semanas após divulgação de pesquisas eleitorais apontando o gestor com quase 70% das intenções de voto.

Na mensagem, Allyson afirma que já sabia que a estrutura de poder que dominou Mossoró por décadas tentaria, a todo custo, desestabilizá-lo, com o objetivo claro de voltar ao Palácio da Resistência.

“Quando venci as eleições contra uma estrutura de poder que dominava a cidade há décadas, eu já sabia que não seria fácil, que iriam tentar de tudo para me desestabilizar, e atrapalhar a gestão. Que iriam fazer de tudo para voltar ao poder. Ver um menino da zona rural, filho de pobre, na Prefeitura, incomoda muita gente, e ver esse mesmo menino, com a gestão mais aprovada da história, e ainda liderando todas as pesquisas, incomoda muito mais”, afirmou o prefeito.

O vídeo, que já soma mais de 100 mil visualizações em pouco mais de uma hora e quase 2 mil mensagens de apoio ao prefeito, o que reforça o forte apoio da população ao seu nome e trabalho. “Sua gestão trouxe para nossa cidade desenvolvimento, mudanças e inovação, e seu trabalho precisa continuar. Que Deus te abençoe e proteja diante de tantas pessoas que querem lhe barrar, mas o menino tem fibra e coragem de trabalhar”, comentou a seguidora Clislene Cristina.

“Estamos com o senhor, prefeito. O justo incomoda o ímpio, Mossoró reconhece todo seu trabalho e a mudança que o senhor estar realizando. Deus é contigo e com o povo de Mossoró”, disse o seguidor Robson Gledson.

A policial penal Vilma Batista vem sendo constantemente ameaçada de morte por facções criminosas, inclusive, com um plano para a execução dela tendo sido descoberto em uma unidade prisional. Voz ativa no combate ao crime organizado, a PP é alvo justamente por ser enérgica ao lutar contra retrocessos e pela manutenção da ordem e disciplina no Sistema Prisional.

No plano de execução descoberto recentemente, bandidos de uma facção do Rio Grande do Norte deram o comando de dentro de um presídio para que integrantes do grupo do lado de fora matassem Vilma Batista e o chefe do Pavilhão 5 de Alcaçuz. Eles chegaram a detalhar a execução, definindo que a arma usada fosse um fuzil AK-47. Outro detalhe é que a própria Secretaria de Administração Penitenciária já tinha conhecimento desse plano, mas os dois alvos não foram informados pela SEAP.

Com mais de 20 anos de atuação na Segurança Pública do RN, Vilma encara essas ameaças com a mesma força e coragem que permeiam sua trajetória de vida. Esta, aliás, não é a primeira vez que esse tipo de ameaça acontece.

“Nunca me calei diante de ataques, perseguições, injustiças ou ameaças. Portanto, não será dessa vez que vou me calar. Pelo contrário, serei ainda mais atuante na defesa da sociedade contra os marginais que tiram o sossego do trabalhador, levando insegurança e violência ao dia a dia do potiguar”, afirma.

Por Magno Martins – exclusivo para a Folha de Pernambuco

Após intensa articulação entre o governo federal e o Congresso Nacional, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, informou a Confederação Nacional de Municípios (CNM) que a liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) foi suspensa, sendo mantida a alíquota do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) dos Municípios em 8% este ano. Na manhã de ontem, o Senado enviou comunicado ao STF dizendo concordar em suspender o processo sobre a desoneração da folha por 60 dias.

Desde o início desta semana, o presidente Paulo Ziulkoski e outras lideranças municipalistas estiveram envolvidos na definição do acordo do governo federal com o Congresso Nacional. O presidente da CNM afirmou nos debates que manter a alíquota em 8% em 2024, subindo dois pontos percentuais ao ano e torná-la permanente em 14% a partir de 2027, aumenta a quantidade de Municípios pagantes.

Documento com os números foi entregue ao presidente do Senado antes da reunião sobre o tema com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Dados obtidos pela CNM junto à Receita Federal do Brasil (RFB) mostram arrecadação de abril de 2023 – com a alíquota de 20% – em R$ 1,8 bilhão, e agora, em abril de 2024, com a alíquota de 8%, o valor arrecadado somou R$ 1,2 bilhão.

A redução da contribuição patronal entre fevereiro e abril de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023 foi de 32,1%, passando de uma arrecadação média de R$ 1,7 bilhão para R$ 1,1 bilhão. Com o aumento da base de arrecadação em 3,6% (aumento do piso do magistério), a perda total neste ano será de 33,25% (-R$ 7,5 bilhões). Isso comprova que o impacto negativo será menor que o inicialmente projetado pelo governo.

Os dados solicitados pela CNM foram fundamentais para consolidar o acordo e possibilitar a suspensão da alíquota reduzida por parte do STF, por 60 dias, a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU). Pacheco considerou as previsões e manifestou a intenção de manter a desoneração este ano e discutir a reoneração gradual a partir de 2025.

Reprodução do blog Magno Martins

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, criticou o delegado da Polícia Federal responsável por tomar seu depoimento nesta sexta-feira (17). Ele é investigado por suposto desvio de emendas parlamentares para a pavimentação de uma estrada que corta sua própria fazenda em Vitorino Freire (MA), cidade comandada por sua irmã, Luanna Rezende.

No início da oitiva, a defesa do ministro informou ao delegado que ele responderia apenas perguntas que tivessem relação com a operação autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são da Gazeta do Povo.

Em nota, Juscelino afirmou que após o anúncio, o delegado encerrou o depoimento “abruptamente”. O interrogatório durou cerca de 15 minutos e foi feito por videoconferência. O ministro acusou a PF de utilizar métodos da Lava Jato que resultaram em “consequências danosas a pessoas inocentes”.

“Infelizmente, o delegado optou por basear suas perguntas em informações que extrapolam o objeto da apuração, que sequer foram fornecidas a meus advogados, evidenciando que o propósito da investigação é devassar a minha vida e encontrar algo contra mim a qualquer custo”, disse o comunicado divulgado por Juscelino nas redes sociais.

“Esse método repete o modus operandi da Operação Lava Jato que, como sabemos, resultou em consequências danosas a pessoas inocentes”, acrescentou.

O ministro afirmou ao delegado que as emendas indicadas por ele estavam dentro da legalidade e beneficiaram 11 povoados de Vitorino Freire. “No depoimento, fiz questão de perguntar se havia alguma dúvida ou acusação sobre o meu trabalho à frente do Ministério das Comunicações, visto que me tornei o personagem principal desta investigação após ser nomeado ministro. No entanto, não obtive resposta”, afirmou.

Ele reforçou que sempre esteve e continua à disposição “das autoridades competentes para prestar os devidos esclarecimentos, desde que sejam respeitados os procedimentos legais e sem julgamentos prévios”.

“Aguardo, com muita tranquilidade, um desfecho justo e imparcial, mantendo minha fé na Justiça e confiança na retidão dos meus atos. E espero que vazamentos seletivos, como vem ocorrendo ao longo deste processo, sejam cessados, pois ao invés de esclarecer, só distorcem a verdade dos fatos”, concluiu Juscelino.

Em janeiro de 2023, o jornal Estadão revelou que o município comandado pela irmã do ministro teria recebido R$ 5 milhões em emendas parlamentares de Juscelino Filho em 2020, do então chamado “orçamento secreto”, para fazer uma pavimentação de 19 quilômetros de extensão que passa por propriedades dele e da família.

Ex-presidente da Petrobras e ex-senador, Jean Paul Prates não vai deixar a atividade política e deverá assumir o controle do PDT no RN antes das eleições de 2026. Atualmente o partido é presidido pela ex-deputada Márcia Maia, presidente da AGN, mas para ela ter esse comando contou com as bênçãos de Jean.

Após ser demitido da presidência da Petrobras, Prates deixou incerto sua permanência no PT, partido que vem divergindo desde 2022, quando não conseguiu viabilizar partidariamente sua candidatura à reeleição e foi suplente de Carlos Eduardo na disputa pelo Senado em uma aliança com a governadora Fátima Bezerra.

Pelos próximos seis meses, Jean Paul deverá ficar em quarentena do cargo que exerceu de presidente de uma das estatais mais poderosas do mundo. É tempo que tem passado a eleição municipal e os sentimentos que hoje atingem o ex-senador.

Fonte: Heitor Gregório

18
Maio

Teste das urnas é finalizado

Postado às 11:12 Hs

O Tribunal Superior Eleitoral concluiu, nesta sexta-feira (17), mais uma etapa de verificação da segurança das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de 2024.

É o “Teste de Confirmação”, em que especialistas voltaram à Corte Eleitoral para testar os aperfeiçoamentos de segurança feitos nas urnas e sistemas eleitorais.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, as melhorias realizadas pelos técnicos do TSE nos sistemas foram validadas pelos especialistas que tinham sugerido as contribuições.

“Essa nova rodada de testes se mostrou plenamente bem-sucedida. Os testes foram refeitos e nenhuma vulnerabilidade foi encontrada”, pontuou.

18
Maio

@@@ O dia de Hoje na História… @@@

Postado às 6:41 Hs

18 de maio:

Dia de São Félix

Dia Nacional do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Dia do Vidreiro.

Dia do Petroquimíco

Dia Internacional dos Museus

Nesta data em:

1498 – Vasco da Gama chega ao porto de Calicute, na Índia.

1804 – Napoleão Bonaparte coroa-se Imperador da França, adotando o nome de Napoleão I.

1990 – Na França, um TGV modificado atinge um novo recorde de velocidade sobre trilhos – 515,3 km/h

Nasceram neste dia…

1872 – Bertrand Russell, filósofo e matemático britânico (m. 1970).

1883 – Eurico Gaspar Dutra , político e militar brasileiro (m. 1974).

1975 – Jack Johnson, cantor norte-americano.

Morreram neste dia…

1911 – Gustav Mahler, compositor austríaco (n. 1860).

1922 – Charles Louis Alphonse Laveran, médico francês (n. 1845).

1980 – Ian Curtis, vocalista e compositor britânico (n. 1956).

2003 – Renato Barbosa, humorista e apresentador brasileiro.

2004 – Elvin Jones, baterista de jazz (n. 1927).

2007 – Pierre-Gilles de Gennes, físico francês, ganhador do Prémio Nobel da Física em 1991 (n. 1932).

2010 – Edoardo Sanguineti, poeta italiano (n. 1930).

2013 – Steve Forrest, ator norte-americano (n. 1925).

2014 – Jack Brabham, ex-piloto australiano de Fórmula 1, tricampeão mundial da categoria (n. 1926).

2017 – Chris Cornell, cantor e compositor estadunidense (n. 1964).

2018 — Darío Castrillón Hoyos, cardeal colombiano (n. 1929).

2020 — Laudo Natel, político, empresário e dirigente esportivo brasileiro (n. 1920).

A prefeita Mazé Gurgel lançou na noite desta quinta-feira (16) a XVI edição do tradicional Festival Gastronômico e Cultural de Martins, evento que será realizado de 19 a 21 de julho, reunindo grandes atrações nacionais, regionais e locais. A programação contará com nomes como Geraldo Azevedo, Vanessa da Mata e Marina Elali, além do cordeslista Antônio Francisco e de Ivan Barreto, vencedor da última edição do programa “The Voice Brasil”.

Os detalhes da edição deste ano do festival foram apresentados pelo coordenador-geral da festa, Flávio Júnior, e pela prefeita Mazé Gurgel, durante solenidade realizada no Mirante do Canto, um dos restaurantes participantes do evento. No total, mais de 20 estabelecimentos confirmaram presença, de diversos municípios potiguares.

Uma das novidades do festival em 2024 é a ampliação da sua estrutura, com um novo pavilhão que será instalado, garantindo mais conforto aos participantes. “Estamos celebrando, desde já, essa mistura de paixões que o festival representa. São muitas as novidades este ano, inclusive a ampliação da estrutura, com um novo pavilhão”, enfatizou a prefeita Mazé, acrescentando:

“Também teremos um número recorde de restaurantes e a presença, mais uma vez, do cordelista Antônio Francisco, um patrimônio cultural do nosso estado. Viva essa experiência. Martins espera vocês de braços abertos”, destacou a prefeita.

O XVI Festival de Martins também receberá a carreta-escola de gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e contará, novamente, com parque de diversões, Palco Chefe Adalva Rodrigues, Tenda Gastronômica e Cultural e presença do consultor de vinhos Gilvan Passos.

Na programação cultural, além da participação do cordeslista Antônio Francisco, destaque também para apresentação audiovisual do espetáculo “Martins: o romance a história”; do Grupo Tropa de Danças Regionais e do Grupo de Caboclos do Mestre Bebé, da cidade de Major Sales.

Haverá ainda teatro com releitura do clássico “Branca de Neve e os 7 anões” e apresentação da Orquestra Sanfônica Miriam de Major Sales, entre outras atrações.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

Sexta-feira (19 de julho): Vanessa da Mata; Marina Elali; Nair Austero Soares e Frequência 2;

Sábado (20 de julho): Geraldo Azevedo; Ivan Barreto; Raphael Almeida; Dr. Ever; Brazuka Jazz; Gustavo Rocha; Happy Street Band; Bia Gurgel; Mayke José e Fulô de Algodão.

Domingo (21 de julho): Sons Serranos; Kelly Lira; André da Mata; Hector Marks, Cleyton Pinheiro e Alex do Acordeon.

A Prefeitura de Mossoró apresentou nesta sexta-feira (17) as novidades da 24ª edição da Festa do Bode. O lançamento aconteceu no Parque de Exposições Armando Buá. O evento de lançamento da edição deste ano contou com shows da banda Forró dos 3 e Forró Puxa Papai.

Entre as atrações musicais que se apresentarão nos palcos da Festa do Bode deste ano, estão Batista Lima, ex-cantor da banda Limão com Mel, Magníficos, Rey Vaqueiro, Raynel Guedes, Walkyria Santos, Mara Pavanelly e Sirano e Sirino, além de mais de 20 atrações locais.

A maior caprifeira do Rio Grande do Norte ocorrerá de 8 a 11 agosto. A festa é promovida pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru). A Festa do Bode faz parte do Calendário Estadual de Exposições Agropecuárias. No evento, a Prefeitura de Mossoró também revelou outras novidades e inovações para a edição deste ano da caprifeira.

“Vamos ter neste ano a Exposição Nordestina de Cabra Leiteira. Os nove estados nordestinos estarão aqui em Mossoró. Teremos também a Exposição do Gado Gir, que é um gado que tem uma adaptação muito boa ao nosso sertão e voltaremos com o leilão Terra da Liberdade”, destacou o titular da Secretaria de Agricultura do município, Faviano Moreira.

A Festa do Bode conta com diversos parceiros que engrandece ainda mais a maior caprifeira do território potiguar. Representando o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Luiz Henrique, enalteceu essa parceria pelo com o Município.

“O Senar estará presente aqui na Festa do Bode com estande, capacitação, consultorias. O nosso trabalho em Mossoró é muito grande. Temos turmas de formação técnica, muitos produtores na assistência técnica. É um trabalho fantástico do Senar junto com a Prefeitura de Mossoró e a Secretaria de Agricultura”.

Caius Otávio é presidente da Associação Norte-riograndense de Criadores de Ovinos e Caprinos (ANCOC) também esteve presente no evento de lançamento da Festa do Bode e destacou essa parceria com a Prefeitura de Mossoró.

“Esse é o terceiro ano de parceria com a Prefeitura de Mossoró. A ANCOC tem o papel fundamental de divulgar a Festa do Bode junto com o Município trazendo para o evento toda a parte técnica, fazendo a pré-seleção dos animais que vão entrar em pista que serão julgados durante toda a festa, tanto da espécie caprina como da ovina e também coordenando o torneio leiteiro caprino”.

Agricultor residente no Assentamento Hipólito, Francisco Germano tem o hábito de acompanhar a Festa do Bode e salientou a importância dela para o homem do campo.

“A Festa do Bode é muito importante para a gente que mora no campo. A festa é muito divertida. Sempre estou acompanhando a Festa do Bode”, frisou.

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

 

QUINTA-FEIRA (8  /  PALCO VILA DO BODE

– Sirano e Sirino

PALCO VILA DO FORRÓ

Raynel Guedes

– Rey Vaqueiro

 

SEXTA-FEIRA (9) / PALCO Vila do Forró

Magníficos

– Batista Lima

 

SÁBADO (10) / PALCO VILA DO FORRÓ

Felipe Grilo

Walkyria Santos

– Mara Pavanelly

 

DOMINGO (11)

Forró de Fim de Feira

 

PROGRAMAÇÃO DE EXPOSIÇÕES E TORNEIOS

– Torneio leiteiro caprino local e interestadual

– Torneio peso pesado ovino e caprino

– Julgamento bovino das raças Sindi e Gir

– Julgamento de raças de ovinos e caprinos

– Exposição nordestina de cabras leiteiras

– Feira de artesanato

– Feira da Agricultura Familiar

– Programação científica com palestras, cursos, oficinas e dias de campo para os produtores

– Leilão de bovinos

– Exposições nos stands de empresas e institucionais público e privadas

Foto: MANAN VATSYAYANA / AFP

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será no Brasil. A candidatura brasileira superou a europeia – formada por Holanda, Alemanha e Bélgica – por 119 votos a 78 durante o Congresso da Fifa, realizado em Bangkok, na Tailândia, nesta sexta-feira.

A décima edição da principal competição de seleções do futebol feminino será a primeira disputada na América do Sul. Por ser o anfitrião da competição, o Brasil já está naturalmente classificado. Os demais nove países da Conmebol vão disputar três vagas. O Mundial Feminino 2027 será o segundo com 32 seleções participantes, repetindo o formato da Copa de 2023, vencida pela Espanha.

“Parabéns ao Brasil. Vamos agora organizar a melhor Copa do Mundo da história no Brasil”, afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, logo após anunciar a vitória brasileira.

Em seguida, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, subiu ao palco e, emocionado, enalteceu o trabalho feito pelas mulheres integrantes do comitê de candidatura do país.

ge

Foto: Eduardo Paiva / TV Globo

A taxa de analfabetismo no Rio Grande do Norte foi de 13,8%, segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estão presentes no Censo Demográfico 2022. A taxa representa quase o dobro da média nacional, que foi de 7%.

Os dados do IBGE são referentes às pessoas com 15 anos de idade ou mais que não sabem ler e escrever uma carta simples.

A média do estado, no entanto, ficou abaixo da média do Nordeste, que foi 14,2%. A região foi a que teve o índice de analfabetismo mais alto do país. Em comparação à última edição da pesquisa, de 2010, houve relativa melhora: um salto de 80,9% de alfabetizados no Nordeste para 85,79%.

Veja índices de analfabetismo no Nordeste (do maior para o menor):

Alagoas – 17,6%
Piauí – 17,2%
Paraíba – 15,9%
Maranhão – 15%
Ceará – 14,1%
Rio Grande do Norte – 13,86%
Sergipe – 13,81%
Pernambuco – 13,4%
Bahia – 12,6%

Raças

O IBGE também apontou que o analfabetismo é maior no RN entre pessoas pretas. Veja os índices por raça no estado:

Branca – 10,9%
Preta – 20%
Parda – 14,7%

Homens e mulheres

A taxa de analfabetismo no estado foi maior entre os homens (16,6%). As mulheres tiveram índice de 11,3%.

Idades

Quanto às faixas etárias, a média de pessoas analfabetas entre 15 e 19 anos foi a mais baixa, enquanto a faixa com pessoas acima de 65 anos atingiu um índice de 37%. Veja abaixo média de analfabetismo por faixa de idade no RN:

15 a 19 anos – 2,7%
20 a 24 anos – 3%
25 a 35 anos – 4,1%
35 a 44 anos – 8,9%
45 a 54 anos – 17,3%
55 a 64 anos – 24,1%
65 anos ou mais – 37,2%

G1/RN

Maio 19
domingo
17 23
ENQUETE

Você acha que o brasileiro acostumou-se com a Corrupção ao longo do tempo ?

Ver resultado parcial

Carregando ... Carregando ...
PREVISÃO DO TEMPO
INDICADOR ECONÔMICO
58 USUÁRIOS ONLINE
Publicidade
  5.957.667 VISITAS